Festivais Outros Reportagens

Festival Extramuralhas 2019, dia 29 – Ode à cultura alternativa.

No dia 29 de Agosto, primeiro dia do EXTRAMURALHAS, vestimo-nos de preto e fomos até às Capelas Imperfeitas (perfeitamente imperfeitas) do Mosteiro da Batalha assistir ao concerto dos napolitanos Ashram. Esta banda é composta por Sergio Panarella (voz), Luigi Rubino (piano) e Edo Notarloberti (violino). A sua música neoclássica, neo-romântica proporcionaram-nos um momento de puro deslumbramento. Simbiose perfeita entre a música e o local onde nos encontrávamos, entre a arte e a natureza, entre o divino e o profano. O violino, o piano, a voz, a guitarra embalaram-nos numa viagem sensorial. Não ficámos sem chão mas estávamos sem teto, olhando para cima víamos um céu tremendamente azul, olhando em redor luz, pintando as paredes. Extrema beleza foi o que aconteceu. Houve encore e o último tema foi interpretado pelos três músicos ao piano. Com seis mãos ao piano arrebataram-nos de vez.

+ fotos na galeria Extramuralhas’19 Dia 29 Ashram

Enquanto caminhávamos até ao Teatro José Lúcio da Silva para ouvir os cânticos vikings dos Franceses Skáld lembrámo-nos do concerto dos Heilung no ano anterior. Este concerto foi de tal maneira pujante que a comparação era inevitável, uma vez que abordam temáticas semelhantes. Mal entrámos na sala uma névoa envolveu-nos. Expectantes aguardámos pela entrada dos músicos em palco. Surgiram vestidos a rigor e automaticamente viajámos até à Idade Média, entrámos na sua narrativa sonora. Utilizaram ossos de animais e chifres de veado como elementos de percussão, para além da lira, da talharpa, da citole tocada com um arco, do jouhikko e da nyckelharpa. Toda esta panóplia de instrumentos, juntamente com os tambores xamânicos de diversos tamanhos, deram vida à cultura musical escandinava, deram vida à música tribal. Contaram-nos histórias de vikings e de deuses, cantaram-nos poemas, entoaram melodias em nórdico antigo, captaram a nossa atenção (tal como tem captado a atenção mundial desde que surgiram em 2018). Os timbres distintos dos três vocalistas Justine Galmiche, Pierrick Valence e Mattjö Haussy exaltaram os feitos passados. Já o tempo avançava quando o Pierrick Valence interpretou sozinho um poema dedicado aos nossos ancestrais, a todos os nossos antepassados (digno de registo). Por volta das 22h30 o concerto chegou ao fim. Aplaudimos de pé e eles presentearam com mais duas músicas. Uma delas cantada, unicamente, a quatro vozes e na segunda pediram que nos aproximássemos, que não nos sentássemos e que cantássemos com eles o tema “Ó Valhalla”. Assim tentámos fazer e marchámos até junto deles. Agradeceram a nossa presença e prometeram voltar se nós quiséssemos. Pelo que vimos foram, e serão, bem-vindos.

+ fotos na galeria Extramuralhas’19 Dia 29 Skáld

Lentamente, que havia tempo, dirigimo-nos à Stereogun. Ainda não tínhamos chegado quando avistámos uma fila enorme de “góticos” que aguardavam para ver, mais uma estreia em Portugal, Actors – o quarteto de post-punk canadiano composto por Shannon Hemmet (sintetizador/voz), Jahmeel Russel (baixo/voz), Jason Corbert (voz/guitarra) e Adam Fink (bateria). Tocaram o seu mais recente álbum, lançado em 2018, “It Will Come To You” e levaram o público ao rubro (como era expectável). “‘It Will Come To You’ is a masterfully crafted work of darkwave in the grand tradition of British post-punk.” Tivemos a oportunidade de confirmar isso. Tocaram o álbum na totalidade e mais alguns EPs. Foi tão bom que, mesmo assim, soube a pouco. O talento, a entrega dos músicos, os sintetizadores, as guitarradas contagiantes hipnotizaram de tal forma a plateia que queríamos mais. Aplaudimos por mais mas o concerto tinha chegado ao fim. O primeiro dia de festival terminou de forma memorável. Venha o próximo.

+ fotos na galeria Extramuralhas’19 Dia 29 Actors

Todos os artigos estão disponíveis em:

DIA 29

Festival Extramuralhas’19, dia 29 – Ode à cultura alternativa.
Extramuralhas’19 Dia 29 Ashram
Extramuralhas’19 Dia 29 Skáld
Extramuralhas’19 Dia 29 Actors

DIA 30

Festival Extramuralhas’19, dia 30 – “It’s All Over Now”. O Adeus a Siglo XX.
Extramuralhas’19 Dia 30 Les Fragments de la Nuit
Extramuralhas’19 Dia 30 Siglo XX
Extramuralhas’19 Dia 30 Test Dept
Extramuralhas’19 Dia 30 Henric de la Cour
Extramuralhas’19 Dia 30 Light Asylum
Extramuralhas’19 Dia 30 The Lust Syndicate

DIA 31

Festival Extramuralhas´19, dia 31 – Um Festival que é uma Revolução Sonora
+ Extramuralhas’19 Dia 31 Meta Meat
+ Extramuralhas’19 Dia 31 She Wants Revenge
+ Extramuralhas’19 Dia 31 Black Nail Cabaret
+ Extramuralhas’19 Dia 31 Wulfband
+ Extramuralhas’19 Dia 31 Traitrs