20180303 - The Gift Apresentam "Altar" @ Coliseu dos Recreios
Concertos Reportagens

The Gift, reconciliação no Altar do Coliseu dos Recreios

Os The Gift não são estranhos nas nossas vidas. Quando em 1998 apareceram com Vynil considerámos este momento como uma lufada de ar fresco, a esperança que nesses já distantes anos 90 a música portuguesa poderia também passar por registos idênticos aqueles que nos acompanhavam durante a adolescência provenientes de outras bandas estrangeiras.

A música alternativa e independente não tinha naquela altura grande expressão no mercado, ou era de difícil acesso – a liberalização da internet no nosso país dava os primeiros passos, e plataformas como o Audiogalaxy vagamente conheciam as nossas bandas. Foi aqui que nos tornámos fãs desta na altura desconhecida banda de Alcobaça. Poucos anos mais tarde, em 2001, aparecia Film, o segundo álbum da banda, e aqui era a certeza do que procurávamos há tanto tempo. AM-FM em 2004 confirmava os The Gift como uma certeza em Portugal que afinal a banda já não era “só nossa”. Desde então, confessamos, desligámos-nos da banda. Não julgamos percursos tomados por ninguém, mas o seu caminho deixou de nos cativar.

Como em tudo o resto, também na música a vida é cheia de surpresas, ocasiões, e quase que como acidentalmente nos cruzámos com os The Gift na edição de 2017 do Festival Super Bock Super Rock. Num dia dedicado ao hip-pop onde Slow J tinha sido Rei, também o “encaixe” da banda no cartaz deste dia pareceu acidental, que acabou por resultar numa frustrante confirmação de que o percurso de The Gift nos continuava a fazer confusão. Na altura escrevíamos “Se vertermos num receptáculo os seguintes ingredientes: um, palco desproporcional à banda; dois, apresentação de músicas ainda pouco conhecidas do novo álbum; e três, uma sonoridade que pouco tem que ver com aquele dia, o resultado final nunca poderá ser satisfatório. Tecnicamente pouquíssimo haverá a apontar à banda, que ofereceu um espectáculo competente, mas face às circunstancias nem toda a experiência e suor de Sónia Tavares fizeram milagres.”, o que na prática correspondia à imagem que tínhamos da banda. Competente, profissionalíssima, com um percurso respeitável de 23 anos de carreira, mas, onde algo não nos continuava a fazer sentido.

Todas as relações “complicadas” têm os seus momentos de reconciliação, ou tentativa de, e quando nos decidimos cruzar de novo com a banda tínhamos em mente de que esta seria a oportunidade do “agora ou nunca”, do “live or let die”. Por um lado, perceber se “Altar” teria atingido o ponto ótimo de maturidade depois de uma frustrante tentativa no verão passado, por outro, se os The Gift mantinham connosco alguma chama que se pudesse reacender. Em conversa antecipada a este concerto, a banda confessava-nos em entrevista que este dia seria, mais do que uma apresentação de Altar, “23 anos de música alinhada da maneira que melhor servir os espetáculos”. Estava dado o mote para uma oportunidade final, para quem eventualmente pudesse reatar uma relação já duradoura.

20180303 - The Gift Apresentam "Altar" @ Coliseu dos Recreios

Assim fomos ontem, de mente aberta para receber o que os The Gift nos teriam para dar, para o Coliseu dos Recreios em Lisboa sabendo que a noite anterior no Porto tinha sido um verdadeiro sucesso.  Assim que entrámos no Coliseu percebemos que poderia ser especial, o público enchia a sala e estava com a banda. Tinha tudo para não ser mais uma noite como a de 14 de Julho 2017. Era uma noite The Gift, com os seus fãs, os mais recentes, e os dos primórdios como nós. Afinal íamos ouvir não só um “Altar” já amadurecido de 1 ano de concertos, mas também reviver toda a história da banda desde o primeiro álbum em que muitos “achavam que a vocalista era um homem” – confissões de Sónia Tavares entre músicas de ontem.

Como primeira parte, a banda convidou IAN, cantautora e violinista russa (primeira violinista da Orquestra Sinfónica do Porto), radicada em Portugal e na cidade do Porto  há vários anos, naquela que foi a sua estreia a solo neste par de concertos no Porto e Lisboa. Numa prestação curta que durou cerca de 20 minutos, deixou-nos o interesse para ver e ouvir mais no futuro próximo.

Terminado o concerto de IAN, inicia-se de imediato em palco um temporizador decrescente de 15 minutos. Seria o tempo necessário para nos prepararmos para os The Gift.

20180303 - The Gift Apresentam "Altar" @ Coliseu dos Recreios

Terminada a curta pausa, o concerto da noite começa por volta das 22h15 com um vídeo de várias frames de filmes e séries de referência nas nossas vidas dos últimos 23 anos, onde não faltaram os The Simpsons, onde todos mencionavam a frase “The Gift”. Estava dado o mote para o inicio.

Mal sabíamos nós que “Lost And Found” era o inicio de uma noite especial. Num alinhamento diferente do concerto do Porto, a noite continuou de imediato com mais temas de “Altar” como “Vitral” ou “Big Fish”, altura em que Sónia Tavares informa o público que o concerto está a ser gravado e lhes pede toda a força para que as suas vozes se oiçam também na gravação. Era a altura dos fotógrafos deixarem o fosso, e entregassem a banda de corpo e alma ao Coliseu. Mais temas do novo álbum se seguiam com “Malifest”, começando depois o desfile pela história com “Doctor” e “Race Is Long” em que Nuno Gonçalves se engana no arranque e Sónia, aproveitando a pausa, confessa ao público ser a sua preferida do álbum “Explode”. “Guess Why” (AM-FM), “Song For A Blue Heart” (Film), “Primavera” (Primavera) ou “OK, Do You Want Something Simple” (Vynil) para regressar a “Altar” e a “Love Without Violins” (com Brian Eno) ou “Clinic Hope”, foi a forma de recordar 23 anos de carreira que já ninguém lhes tira.

20180303 - The Gift Apresentam "Altar" @ Coliseu dos Recreios

Carreira sólida e consistente que, apesar de não agradar a muitos que se transformaram em haters da banda, é honestamente de admirar. Não são muitos os exemplos de bandas portuguesas que conseguiram sobreviver aos sinais dos tempos sem interrupções e reedições de álbuns anteriores de sucesso, e só por isto é de assinalar.

A banda sai de palco sem avisar, e regressa para um primeiro encore com “You Will Be My Queen” (Altar). A banda despede-se mas, o público já rendido há muito, exige que se regresse para um segundo encore com “Fácil de Entender” (Fácil de Entender) a dois no palco (Sónia Tavares e Nuno Gonçalves).

20180303 - The Gift Apresentam "Altar" @ Coliseu dos Recreios

“Question Of Love” (Fácil de Entender) fechava uma grande noite de reconciliação para muitos, nós incluídos, com estes The Gift que merecem a maior salva de palmas que tiveram direito já perto da meia noite e meia lisboeta.

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa