20170512 - Concertos - The Poppers + Lucky Who @ Margem
Concertos Reportagens

The Poppers, furacão a oeste em noite santa

A Margem está de volta e com esta malta, os grandes concertos também. Nossos conhecidos de outras paragens, têm o condão de mexer com Torres Vedras, e nem sempre a cidade agradece. Aqui o esforço para que algo aconteça é evidente na base do dobro ou do triplo quando comparado com uma grande capital, e até para se sair de casa é preciso “arrancar-se a ferros”. Ainda assim, há sempre os mais atentos que, não só reconhecem o trabalho de um “bando” de jovens que se entregam de corpo e alma à causa, mas também sabem que outras oportunidades poderão não vir. Foi o que acabou por acontecer na passada 6ªfeira dia 12 de Maio, noite santa e menos rockeira uns bons quilómetros mais a norte.

Após um trabalho imenso (e único) de recuperação do antigo refeitório da Casa Hipólito – uma instituição na cidade de Torres Vedras que se especializou em equipamentos de adega e maquinaria ligeira para a lavoura vitivinicola – a Margem conseguiu um espaço único na cidade pronto para receber concertos de música, se beber um copo, ou até visitar uma exposição fotográfica. Mário Vasa era o autor em exposição, também dedicado à fotografia de concerto, e nosso companheiro em vários gigs em Torres Vedras.

A música era o nosso motivo principal, e a banda de abertura os Lucky Who. Banda revelação, ainda jovem – irão marcar presença na final do concurso EDP Live Bands 2017 que acontece já na próxima 6ªfeira no LX Factory em Lisboa – demonstraram estarem mais “afinados” desde o nosso primeiro encontro há precisamente 1 ano atrás quando abriram o palco para os Insch e prontíssimos para o próximo desafio. Já com um EP gravado no HAUS, quem sabe não teremos “campeões” daqui a uns dias em Lisboa, e, os revisitaremos no NOS Alive em Julho próximo.

Os The Poppers, liderados por Raí, dispensam apresentações. 15 anos de estrada, muitos concertos na história, e ainda assim, encaram cada um como se fosse o último das suas vidas. Quando nos cruzámos com a banda em Janeiro deste ano para apresentação de “Lucifer” no Musicbox Lisboa, a Sofia Teixeira começava desta forma: “DO CARAÇAS!” . Eu podia começar exatamente da mesma forma, e tenho a certeza, iria repetir-me para todos os concertos The Poppers que ainda irei ver no resto da minha vida. É mesmo do caraças toda a energia que a banda dispensa em palco, e só perdeu quem faltou. Com “Lucifer” ainda fresco, Luis Raimundo e companhia tornam cada momento mais especial, intenso, e de adrenalina sempre alta. Em mais de uma hora de concerto, vagueámos por temas do novo álbum como “Peyote”, “In The Morning”, “Do You Remender” ou “Hey, Lay Your Hands On Me” entre outros de trabalhos anteriores, num autêntico furacão em noite santa.

Parabéns a toda a equipa Margem por esta noite, num inicio de fim de semana que irá ficar para sempre marcado na nossa memória, afinal, no dia seguinte, o “nosso” Salvador não estaria em Fátima como alguns apregoavam – estaria antes em Kiev. Em breve, mais novidades sobre os próximos concertos Margem.

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa