Concertos Reportagens

A magia (des)concertante de um Natal com Pop Dell’Arte

Um ano depois de celebrarem 30 anos de existência também no Sabotage Club em Lisboa, os Pop Dell’Arte voltavam ontem ao “local do crime” para um (des)concerto de natal. Para nós foi um reencontro com a banda neste mesmo local, não após um ano, mas sim dois, quando em outubro de 2014 regressavam aos palcos após longo período de ausência.

Quem viveu os loucos anos 80 reconhece na presença dos Pop Dell’Arte um saudável regresso ao passado, muito saudosista, em que os registos mais alternativos do pop rock português estavam ao rubro, e isso está ainda bem vincado na atuação de João Peste e amigos, que já não são na totalidade a formação original da banda. Ainda assim, sempre que estamos com os Pop Dell’Arte, sente-se no ar e na presença do público que é notoriamente anos 80, a magia do que foi e continua a ser. O “teatralismo”, o dom da conjugação das palavras estranhas, o deixar-se levar pela hipnose do estar em palco, o sorriso e a admiração de quem o vê continuam “lá”, pese embora a evidência dos anos que já lá vão.

20161223 - Concerto - Pop Dell'Arte @ Sabotage Club

Ontem foi assim também, num Sabotage que ameaçava parecer não querer encher, algum tempo de atraso no inicio do concerto foi o suficiente para, por um lado, encher a casa “até mais não”, por outro, transformar no público a sua espera em ânsia. Começado o concerto, os sorrisos substituíram rapidamente já alguma irritação no ar, e durante aproximadamente duas horas tivemos o reportório mais conhecido de trinta anos, também de trinta temas em palco.

20161223 - Concerto - Pop Dell'Arte @ Sabotage Club

Entre quem dançasse de forma descontrolada, bebesse mais uma ou outra cerveja, entrasse em palco variadíssimas vezes e já com “algum” álcool acima de média para se juntar à banda e desalinhar os pedais de Zé Pedro Moura, tudo valeu “à bons anos 80” para ouvir “La la la, It’s a wonderfull world”, “My Rat Ta-Ta”, “Querelle”, “My Funny Ana Lana”, “Little Drama Boy” ou “Sonhos Pop”. Foi muito bom, e foi uma boa forma de desconcertar um natal que já não se quer típico de ficar em casa à espera que o tempo passe para abrir os presentes. A música impera, e amanhã há mais. Os (des)concertos de natal continuam no Sabotage Club com as Señoritas na noite do dia 25 de Dezembro.

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa