2016 Festivais Jameson Urban Routes Reportagens

JUR’16 dia 24, Prelúdio emotivo com ecos de criaturas celestiais

A passada segunda-feira, dia 24 de Outubro, seria o dia da tão esperada noite de abertura do Jameson Urban Routes’16. Uma inauguração, por sinal, pois este ano o formato apresentava-se com outra disposição, preenchendo a semana toda de segunda a domingo.

Apesar da noite se apresentar húmida, cedo se sentiu calor por entre as paredes de pedra do MusicBox. Em pouco tempo, a sala ostentou uma moldura colorida de formas humanas, expectativas e ansiedades. Nem mais uma alma caberia entre fãs e curiosos.

20161024 - Wild Beasts - Jameson Urban Routes 2016 @ Musicbox Lisboa

Em frente a nós apresentava-se um palco maior e a rasgar o espaço destinado ao público. Convém referir que a ideia serviu o seu efeito na perfeição, não só por ser necessário tendo em conta a disposição da banda mas também por dar um novo ar àquela sala do Cais do Sodré.

Em 2014 pisaram duas vezes terras lusas, ambas em formato festival e para apresentar Present Tense. Já estava mais que na altura, depois dos concertos magnetizantes dados nesse ano, de os Wild Beasts terem uma sala só deles e para eles. Se Present Tense foi o que os trouxe a Portugal da última vez, Boy King é o que os traz desta e, após duas intros etéreas (sendo a primeira “Song To The Siren” de Tim Buckley), algum suspense e de todos terem assumido as suas posições, foi tempo de “Big Cat” começar de rompante a estremecer alguns corpos.

20161024 - Wild Beasts - Jameson Urban Routes 2016 @ Musicbox Lisboa

Se o excesso de sintetizadores em cima do palco denuncia a essência destes ingleses, a dualidade de vozes encanta e faz estremecer. Mesmo conhecendo-lhes as falas, nunca estamos à espera da batalha que se trava em cima do palco com a pouco pragmática e tenaz voz de Hayden e a densidade grandiosa da voz de Tom (dono da guitarra que carrega a frase “fuck the patriarchy”). O resultado não dá a vitória em separado, mas sim em conjunto a eles e a nós por estarmos a viver uma intensidade sensorial deste tamanho.

A simpatia e interacção de Hayden deixou-nos logo tranquilamente a vontade como se fizéssemos parte deles e eles de nós. Uma comunhão e partilha que se vê muito pouco nos tempos que correm em cima de um palco. Ao longo do tempo, que passou rápido demais, viam-se olhos semicerrados acompanhados de sorrisos apaixonados e ecos das vozes conhecedoras. O indie que tocam é especial e o synth também, neste, encontramos espaço para sonhar e recriar cenários mentalmente. Um momento para ser mastigado, saboreado e só depois engolido. Tudo tinha de ser bem aproveitado.

20161024 - Wild Beasts - Jameson Urban Routes 2016 @ Musicbox Lisboa

Ao vivo, Boy Bing tem um ar mais sensual e apaixonante que em estúdio, apresentando-se um álbum com muito groove e cor fazendo-nos notar este aspectos nos contornos de faixas como “Ponytail”, “2BU” e “Alpha Female”. No entanto, a eleição continua a recair sobre o Present Tense e a sua aura mais crua, suja e pesada. Mas nem só estes dois álbuns têm estes quatro rapazes! E naquela noite viajámos sobre todos, com a excepção de Limbo, Panto, o primeiro álbum da banda. De Boy King ficaram de fora “Eat Your Heart Out Adonis” e “Dreamliner”, de Two Dancers ouvimos “We Still Got The Taste Dancin’on Our Tongues”, “Hooting & Howling” (onde Hayden afirma que não votaram Brexit e que está música é sobre o sítio de onde vêm) e “All The Kings Men” (música com que terminam o encore), de Smother partilharam connosco “Bed Of Nails” e “Lion’s Share” e, de Present Tense, “Simple Beautiful Truth”, “Mecca” e a aclamada e sentida “Wonderlust”.

O concerto terminaria 1h30 depois com o frontman a descer do palco e a caminhar entre o público, tocando e saudando emotivamente os fãs, afirmando depois que queria senti-los! Depois disto tentámos descer à terra e caminhar até casa.

20161024 - Wild Beasts - Jameson Urban Routes 2016 @ Musicbox Lisboa

+fotos na galeria JUR’16 Dia 24 Wild Beasts

O Música em DX é parceiro oficial do Jameson Urban Routes 2016. Toda a informação estará disponível no nosso website em Reportagens > Festivais > Jameson Urban Routes > 2016.

Os artigos e fotografias de cada dia estão disponíveis em:

JUR’16 dia 24, Prelúdio emotivo com ecos de criaturas celestiais
+ JUR’16 dia 25, O calor tropical dos heterónimos
+ JUR’16 dia 26, A dança dos noctívagos
+ JUR’16 dia 27, Entre dois mundos o equilíbrio
+ JUR’16 dia 28, O universo paralelo de Sensible Soccers e estrondo de The Comet Is Coming
+ JUR’16 Dia 29, O dia em que o sol irradiou felicidade
+ JUR’16 Dia 30, a tónica dominante que é a dança

+info em http://jamesonurbanroutes.com/ | https://www.facebook.com/JamesonUrbanRoutes/

Texto – Eliana Berto
Fotografia – Luis Sousa
Evento – Jameson Urban Routes 2016
Promotores – Musicbox Lisboa | Jameson