2016 Festivais Jameson Urban Routes Reportagens

JUR’16 dia 27, Entre dois mundos o equilíbrio

O quarto dia de Jameson Urban Routes manteve o pendor eclético que lhe é característico, desta feita apostando em nomes para quem o Rock não se trata apenas de guitarra, baixo e bateria. À soturna exploração dos Thought Forms seguiu-se a intrépida viagem a cargo dos 65daysofstatic, de volta depois de abrirem para os The Cure há quase uma década, recebidos com entusiasmo perante um Musicbox cheio.

Naturais dessa mítica cidade para a música que é Bristol, os Thought Forms vieram enegrecer a atmosfera do Musicbox com uma curta mas potente actuação que desafiou qualquer tipo de rotulagem, uma abordagem algures entre o Drone, o Shoegaze, a Noise e o Pós-Qualquer-Coisa que preguiçosamente se pode definir como Avantgarde. Logo a abrir, uma parede de som densa irrompeu, acompanhada por esparsa mas poderosa bateria e por ominosas notas de Hulusi, aquela flauta chinesa que tem uma cabaça na ponta. A voz de Charlie Romijn flutuou angelicamente sobre a cacofonia que, como qualquer fenómeno entrópico, se foi adensando e descambou numa barulheira de assaz prazer. Os restantes temas tomariam formas algo mais convencionais, rock alternativo ora mais barulhento, ora mais contemplativo, servindo como um bom aperitivo para o que se seguiria.

ana-pereira-0878-1024

+fotos na galeria JUR’16 Dia 27 Thought Forms

A costumeira azáfama dos técnicos de som a levarem equipamento para cá e para lá começou a dar lugar a uma parafernália impressionante de material electrónico. Não era caso para menos, tudo isto era necessário para que os 65daysofstatic pudessem recriar ao vivo a sua simbiose ímpar de Rock e Electrónica. O Post-Rock já viu melhores dias, mas os 65daysofstatic, que nasceram no boom desse movimento, souberam manter-se viçosos. Aliás, dúvidas restassem, a banda de Sheffield foi incumbida de criar música original para o ansiosamente aguardado No Man’s Sky. E se o jogo não foi capaz de resistir ao hype, o mesmo não se pode dizer da música, já que temas como Monolith, Asimov e Supermoon tanto vingam num cenário de exploração espacial como numa sala apertada no Cais do Sodré. Atira-se frequentemente com o adjectivo “épico” para o ar, mas o sentido de envolvência e intensidade destes temas mereceu-o, sendo claros destaques da noite.

Isto, naturalmente, não quer dizer que o restante concerto tenha ficado abaixo do esperado. Os 65daysofstatic têm já um extenso repertório que lhes permite conduzir a viagem ao ritmo que bem entenderem, desde Prisms, que troca o Rock pelas ambiências da Electrónica mais cerebral, até Install a Beak in the Heart That Clucks Time in Arabic, mais tradicional e contando com uma performance fulgurosa do baterista Rob Jones, ou passando pelo elán emocional de The Undertow. Contudo, mesmo que mantendo a bitola num elevado nível de qualidade, urge dizer que a sua natureza somente instrumental leva a um certo esbater das diferenças de música para música. É como olhar para a mesma paisagem (belíssima, atenção) repetidamente, mudando apenas o filtro. Excepções houve-as, como nas frenéticas passagens de piano de Radio Protector ou no extasiante começo de Safe Passage. Já com a experiência acumulada nestas andanças, os 65daysofstatic tiveram o tempo bem contado e a sensação de cansaço pairou mas nunca chegou a ser realmente sentida. Com o encore certeiro de Crash Tactics e Retreat! Retreat!, a banda despediu-se, presumivelmente voltando à nave para explorar tantas outras galáxias.

ana-pereira-1000-1024

+fotos na galeria JUR’16 Dia 27 65daysofstatic

O Música em DX é parceiro oficial do Jameson Urban Routes 2016. Toda a informação estará disponível no nosso website em Reportagens > Festivais > Jameson Urban Routes > 2016.

Os artigos e fotografias de cada dia estão disponíveis em:

JUR’16 dia 24, Prelúdio emotivo com ecos de criaturas celestiais
+ JUR’16 dia 25, O calor tropical dos heterónimos
+ JUR’16 dia 26, A dança dos noctívagos
+ JUR’16 dia 27, Entre dois mundos o equilíbrio
+ JUR’16 dia 28, O universo paralelo de Sensible Soccers e estrondo de The Comet Is Coming
+ JUR’16 Dia 29, O dia em que o sol irradiou felicidade
+ JUR’16 Dia 30, a tónica dominante que é a dança

+info em http://jamesonurbanroutes.com/ | https://www.facebook.com/JamesonUrbanRoutes/

Texto – António Moura dos Santos
Fotografia – Ana Pereira
Evento – Jameson Urban Routes 2016
Promotores – Musicbox Lisboa | Jameson