20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
Festivais Reportagens

Festival Emergente’19, dia 15Fev – Crescer ao som do rock

Sexta-feira, 15 de Fevereiro. O Lisboa ao Vivo foi o palco escolhido para o surgimento do Festival Emergente. Como o nome o indica, o conceito deste festival está em torno de bandas promissoras tanto no circuito português, como o espanhol e o da América Latina. Para a primeira noite, ainda foram muitas as pessoas que estiveram na sala de espectáculos de Marvila para assistir alguns nomes, como Pedro Mafama ou Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Ambiente

No primeiro dia de festival, o que se pode constatar no que toca ao cartaz propriamente dito, foi numa aposta nas várias variantes do rock, desde do punk ao psicadélico a bandas mais calmas, ou melhor dizendo, mais dançantes.

Cosmic Mass

A dar o pontapé de saída do festival, Cosmic Mass foram a banda que subiu em primeiro lugar ao palco. Oriundos de Aveiro, entraram a todo o gás, com um rock intenso e frenético, quase a fazer lembrar bandas de rock de garagem. Algo desconcertados, segundos os próprios, devido a doença, não se fizeram rogados com o seu carácter punk e festivo (mesmo que tenha sido para pouco mais de 30 pessoas). Ficou uma boa primeira impressão de um álbum que está na calha para sair.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Cosmic Mass

Sun Blossoms

Na mesma linha que os antecessores, os Sun Blossoms continuaram a espalhar o frenesim do rock/punk, mas instrumental. A promover o recente álbum homónimo, os lisboetas a jogar em casa, deram conta do recado, contagiando um pouco mais as pessoas que iam chegando ao Lisboa ao Vivo. Nesta emergência do Festival Emergente, notou-se uma aposta nítida no rock de garagem, pelo menos com estas duas primeiras bandas.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Sun Blossoms

Time for T

A primeira banda que realmente conquistou o público naquela noite, se formos a ver pela quantidade de apoio. A banda, liderada por Tiago Saga, que andou desaparecida durante algum tempo, está a voltar à carga e com novo material, lançado ainda no início deste ano. Às vezes podem faltar adjectivos para poder justificar e descrever como foi uma atuação de determinada banda. A palavra bonita encaixa-se perfeitamente e enche como um todo a atuação deles e deixa augurar boas perspectivas para o longo ano de 2019 que vem aí.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Time For T

Tourjets

Primeira banda internacional, e vindos diretamente de Madrid. Os Tourjets. Já diz os célebres ditados, de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos. Aqui também podemos dizer que não foi um bom concerto. A banda psicadélica não apresentou propriamente um estilo novo nem um rasgo de originalidade de quaisquer outras bandas psicadélicas. Notou-se um esforço para tentar ter uma relação com o público, mas não se notou qualquer química ou comunhão entre estes dois. Podemos dizer que foi um concerto que só fez demorar a espera para ver Filipe Sambado.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Tourjets

Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo

O nome forte do dia. Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo é também o nome do álbum, um dos mais interessantes lançados ao ano passado. Com uma dinâmica e interações próprias entre eles, já conhecidas de outros concertos, procuraram dar uma outra toada à festa que a música é. Acompanhado pela malta da Xita Records, Filipe Sambado aqueceu corações e ambiente.

20190215 - Festival Emergente @ Lisboa Ao Vivo
fotos na galeria Festival Emergente’19 dia 15Fev Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo

A noite depois continuou com a atuação de outro dos novos fenómenos da música portuguesa, Pedro Mafama, sendo que a noite terminou com a atuação dos Djs Venga Venga. Para o segundo dia, estava reservado Ossos D’Ouvido, Cave Story ou Sun Flowers.

Todos os artigos estão disponíveis em:

DIA 15

Festival Emergente’19, dia 15Fev – Crescer ao som do rock
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Ambiente
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Cosmis Mass
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Sun Blossoms
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Time For T
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Tourjets
+ Festival Emergente’19 dia 15Fev Filipe Sambado e Os Acompanhantes de Luxo

DIA 16

Festival Emergente’19, dia 16Fev – A emergência do Rock
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Ambiente
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Palmers
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Elephant Maze
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Môrus
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Cave Story
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev The Sunflowers
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Stone Dead
+ Festival Emergente’19 dia 16Fev Ossos d’Ouvido

Evento – Festival Emergente’19
Promotor – Transiberia