2018 Concertos Festivais Reportagens Vodafone Paredes de Coura

Vodafone Paredes de Coura’18, Dia 17 – DIIV, A Inquietude da intensidade!

O terceiro dia de festival, sexta-feira, trazia consigo uma mistura de sabores e sentimentos que nos iam inquietar e, ao mesmo tempo, satisfazer no grau de plena felicidade. A intensidade tem destas coisas e quando há concertos que nos marcam, marcam das mais variadas formas!

Na relva, a acompanhar os banhistas durante a tarde, Quadra e Vaarwell.

© Hugo Lima | fb.me/hugolimaphotography | hugolima.com

O fim da tarde apresentava-nos aos nortenhos Smartini. Quatro amigos, que sabem o que fazem, constroem um instrumental bem delineado. Um rock bonito e denso e uma voz extremamente geração 80’s alternativo estava diante de nós. Adolescência passada a ouvir Sonic Youth e uma vontade gigante de fazer uma festa bonita na garagem de amigos! Tudo isto senti enquanto olhava para eles em palco. A voz distorcida e envolta num manto de aconchego, confortou o coração enquanto o corpo pedia para dançar nessa festa de amigos.

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 Smartini

A abrir o palco principal, aquilo que seria a banda sonora perfeita para nos sentarmos na relva e conversar com as pessoas. Lucy Dacus, pela primeira vez em Portugal, tem uma voz que nos abana e abraça. Acompanham-a duas guitarras, um baixo e uma bateria e concebe um indie rock sonhador que nos traz boas energias e adormece os sentidos. A voz toca, por vezes, em timbres de Hope Sandoval. Escolha perfeita para início de tarde com o toque subtil dos últimos raios de sol no corpo.

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 Lucy Dacus

Uma das surpresas da noite esperava-nos no palco Vodafone FM. Antes de ser surpresa era receio, mas este desapareceu assim que os Imarhan pisaram o palco e pegaram nos instrumentos. São 5 amigos argelinos que criam um desert rock, rock alternativo com groove e uma camada de música do mundo, capaz de nos dar chapadas de prazer e concretização que nos deixam desnorteados. Ainda que o inglês fosse fraco, a presença deles dispensava a conversa absorvendo-nos com todas as forças naquela música que tanto tem de agri como de doce. Foi impossível ficar quieto! Por momentos senti-me a serpente a sair do pote em estado de transe profundo. As guitarras profundas e a percussão mágica empurravam-nos de um lado para o outro seguindo o quente da onda sonora. Excelente concerto e surpresa que este dia nos trouxe.

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 Imarhan

No mesmo palco, a seguir, estava Frankie Cosmos e mais um registo indie pop meio dreammy, meio folk. A voz e a imagem de Greta, com semelhanças assustadoras às de Dolores O’Riordan, constroem uma paisagem feliz e bonita onde nos apetece passear de mão dada com o mundo. Os sintetizadores criam o sonho, a poética o folk e as guitarras o indie. Mais um momento de harmonia bela e boas energias a pairar pelo festival.

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 Frankie Cosmos

E porque um festival não pode ser só harmonia, o concerto da noite estava à nossa espera. Não por ser desarmonioso, mas por ser demasiado intenso para o coração o aguentar sem explodir. Os DIIV pararam durante cinco anos por problemas graves de corpo e mente. Quando o anúncio foi feito não esperava um regresso, pois o regresso dos problemas é um caminho muito difícil de se fazer! Talvez por isso ou pela fome de palcos que foram juntando nestes anos todos, deram tudo o que podiam e o que não podiam. Deram e eu recebi como se de algo transcendente se tratasse. Foi uma longa viagem dos EUA até Paredes de Coura para dar o único concerto na Europa e tocar para a maior plateia que alguma vez tiveram e só tenho que agradecer o momento de puro prazer que me proporcionaram. Zachary, mentor dos Beach Fossils também,  é dono de uma voz sonhadora e demasiado penetrante nas mentes. A beleza que constrói e nos oferece é única e faz com que levitemos sem tirar os pés do chão.. em cerca de 1h o tempo parou, as pessoas deixaram de existir e uma sensação de liberdade apoderou-se de todos os meus sentidos. O sorriso rasgou-me o rosto e manteve-se até me deitar, a plenitude inatingível foi atingida naquele momento e a perfeição concretizou-se. Atrás deles, imagens da estrada, imagens belas e feias, momentos grotescos e momentos simples, tudo descrito visualmente com a mesma intensidade que lhes saia do corpo e que eu sentia no meu. O rasto da decadência ainda os persegue mas quiçá isso os torne tão especiais e genuínos. Como já escrevi por diversas vezes a carga emotiva da melancolia pode ser uma das coisas mais bonitas que se cria. Neste caso, a beleza carregava um travo de melancolia e não o contrário. As guitarras guiavam-nos para mundos paralelos e alucinantes onde o post punk se cruzava com o shoegaze e roçava o indie rock sendo o baixo o catalisador da altura dos voos. “Is There is Are”, “Follow”, “Dopamine”, “Under The Sun” e “Doused” foram tocadas de rojo sendo, depois, apresentada uma música nova, que transpira a essência deles. O concerto termina com um apelo de Zachary: Remember, Make DIIV good again! Assim será! Um brinde ao vosso regresso e ao caminho que faremos juntos.

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 DIIV

Em bicos dos pés e ainda a sonhar fui caminhando até ao palco secundário para assistir a mias um grande concerto e surpresa da noite. Os …And You Will Know Us By The Trail Of Dead traziam uma mala cheia de adrenalina e testosterona. Tipicamente texanos, a banda que conta já com 25 anos de estrada chegou, tocou e arrasou. Carregam o peso de um garage rock mesclado com a vibração do art rock e alternativo. Intensidade também não lhes faltava e atitude tampouco. Aqui sentimos o revivalismo do rock cru e sujo dos anos 90 com a raiva acumulada de quem tem uma revolta contra tudo e todos a crescer dentro de si. Explosões de energia e frenesim corporal apoderaram-se dos presentes e era impensável não desejar, por diversos segundos e por diversas vezes, ir para o mosh pit. Era o último concerto da tour e tudo indicava a que fosse o primeiro!

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 And You Will Know Us By The Trail Of Dead

Os Slowdive têm a capacidade de nos dar a mão e levar-nos a passear por entre as estrelas. Apesar de terem lançado um dos melhores álbuns do ano de 2017 e de terem dado um grande concerto nesta noite, não conseguiram transmitir a beleza que costumam ou, talvez, não tenham conseguido superar DIIV. De todas as formas, continuam a mostrar-nos o caminho para uma viagem ao interior de nós próprios, onde o aconchego é a meta principal. Há uma sensação de liberdade onde conseguimos ouvir o som do sentimento numa aura de intimismo puro e tocar as estrelas levemente tal como tocamos a nossa pele. O shoegaze deles está cada vez mais demarcado e consolidado. Faixas como “Slomo”, “Star Roving”, “No Longer Making Time” e “Sugar For The Pill” revelam isso, mostrando o porquê de o Homónimo ser um dos álbuns do ano. As clássicas “Catch The Breeze”, “Crazy For You”, “When The Sun Hits” e “Golden Hair” de Syd Barret marcaram a presença habitual e desfizeram-nos em pequenas bolhas de sabão que subiram até ao céu. A presença de Rachel já teve melhores dias, por isso os olhos fechados durante o concerto ajudaram à levitação!

fotos na galeria Vodafone Paredes de Coura 2018 dia 17 Slowdive

Depois de tanta intensidade, Skepta ficou para trás.

Todos os artigos estão disponíveis em:

DIA 15

Vodafone Paredes de Coura’18 Dia 15 – King Gizzard & The Lizard Wizard, Ciclone em Palco e Dentro de Nós
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 15 King Gizzard & The Lizard Wizard

DIA 16

Vodafone Paredes de Coura’18, Dia 16 – Jungle e o manto mágico de sedução
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Music Session c/ The Mystery Lights
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Fugly
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 The Mystery Lights
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Shame
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Japanese Breakfast
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 The Legendary Tigerman
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Surma
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Fleet Foxes
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 16 Jungle

DIA 17

Vodafone Paredes de Coura’18, Dia 17 – DIIV, A Inquietude da intensidade!
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Smartini
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Lucy Dacus
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Imarhan
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Kevin Morby
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Frankie Cosmos
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Diiv
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 And You Will Know Us By The Trail Of Dead
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Slowdive
Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 17 Pussy Riot

DIA 18

Vodafone Paredes de Coura’18, Dia 18 – Dead Combo, A verdadeira comunhão dos sentidos
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Conferência de Imprensa
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Ambiente
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Keep Razors Sharp
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Myles Sanko
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Dear Telephone
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Curtis Harding
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Silva
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Big Thief
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Yasmine Hamdan
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Dead Combo c/ Mark Lanegan
+ Vodafone Paredes de Coura 2018 Dia 18 Arcade Fire

Texto – Eliana Berto
Fotografia – Jorge Buco | Hugo Lima (Vodafone Paredes de Coura)
Evento – Vodafone Paredes de Coura’18