20150604 a 20150506 - Festival Primavera Sound (Dia 2) @ Parque Cidade Porto
2017 Festivais Notícias Primavera Sound Reportagens

NOS Primavera Sound: A Joia da Coroa da Cidade do Porto está prestes a brilhar novamente

Todos os dias ao acordar, é difícil não ficar pasmado com a brisa típica de Verão que invadiu Portugal: ainda agora se entrou em Maio e mais parece que aterrámos a meio do mês de Julho, altura em que a estação do ano mais calorenta atravessa o seu expoente máximo de bom tempo – basta olhar ao nosso redor e observar que as t-shirts, bermudas, vestidos e as alpercatas voltaram a ser a indumentária do dia-a-dia. Ora, para os apaixonados de música, o Verão é sinónimo de festivais, de passar momentos marcantes com os amigos ao som da banda X ou Y que tem aquela música que estará sempre associada a episódios distintos, como uma tarde romântica na companhia da nossa cara-metade ou uma viagem num Fiat Punto com os comparsas de sempre em busca do desconhecido, mas a verdade é que ainda se está a alguns meses de distância desta época, mesmo que o calor da altura já se verifique. Contudo, para aqueles que anseiam compulsivamente pela oportunidade de encontrar um retiro espiritual – quer seja de faculdade ou trabalho – ao mesmo tempo que tem a oportunidade de ouvir artistas que produzem da melhor música que corre nos dias de hoje, o local perfeito para tal situa-se a norte do nosso país, mais precisamente no Parque da Cidade, no Porto; falamos nada mais, nada menos do que o NOS Primavera Sound.

20150604 a 20150506 - Festival Primavera Sound (Dia 1) @ Parque Cidade Porto

É de conhecimento geral que foi no norte do país que Portugal foi fundado, mais precisamente em Guimarães, apelidada de “Cidade Berço” ou não tivesse sido nesta que se estabeleceu o Condado Portucalense por D. Henrique e D. Afonso Henriques. Todavia, mesmo tratando-se de uma zona típica de realeza – caramba, o norte é uma zona tão bonita! – a verdadeira joia da coroa em termos musicais do norte encontra-se a precisamente 57,3 quilómetros, no Porto. A precisamente um mês de arrancar mais uma edição, o NOS Primavera Sound regressa à “Invicta” com um cartaz de luxo: Bon Iver, Justice, Aphex Twin, Run The Jewels, Swans ou Metronomy são apenas algumas de bandas que prometem encher de música a cidade nomeada como melhor destino europeu a viajar neste ano de 2017, mas quem já se perdeu de encantos por este festival, sabe que não é só de música que é feito.

Corria o ano de 2012 quando o NOS Primavera Sound surgiu no Porto, trazendo logo na sua primeira edição nomes de peso como Björk, The XX ou Suede. Nos primeiros anos, era visto como uma espécie de Primavera Sound Barcelona em formato ‘low cost’, trazendo uma boa parte dos artistas mais sonantes do festival que ocorria no país dos ‘nuestros hermanos’ ao mesmo tempo que apresentava um emparelhamento mais acessível em termos de bandas a subirem ao palco no mesmo horário em palcos distintos face ao seu irmão mais velho, o que fazia do evento do Porto uma opção muito mais em conta para aqueles que queriam ver as suas bandas prediletas num ambiente muito mais descontraído. Apesar destas diferenças significativas, a verdade é que muitos mais são os fatores que têm tornado o NOS Primavera Sound como uma referência a nível dos roteiros dos festivaleiros portugueses (e até internacionais): a sua localização na belíssima cidade do Porto, um cartaz variadíssimo e coeso em termos de géneros musicais, o espaço amplo que beneficia destas dimensões por nunca parecer sobrelotado, os preços (bem) mais acessíveis, … enfim, há milhentas razões que justificam o porquê deste festival ser-nos tão querido.

Numa altura em que os festivais de grandes dimensões são a moda do momento – todos nós conhecemos um amigo que vai a festivais porque “é giro” – o NOS Primavera Sound é um dos poucos que se pode orgulhar de ter um público que lhe é fiel e reunir todos os anos artistas distintos, desde os emergentes até aos que estão na ‘berra’, para levar a cabo aquilo que é a verdadeira essência de um festival de Verão: a música. Não entrando numa veia de hipocrisia e como já fora mencionado anteriormente, um festival vive muito mais do que a música que oferece ao seu público, seja tanto o espaço ou o ambiente, mas por vezes o respeito e a paixão que há pelos artistas em palco é tanta que o resto passa para segundo plano, e é aqui que o NOS Primavera Sound sai vitorioso quando em comparação com a concorrência: a paixão pela música é tão grande que o espaço torna-se todo nele mais ordeiro e convidativo, há a amabilidade de tornar as imediações do recinto de fácil acesso para que ninguém perca pitada dos inúmeros concertos a ocorrer por dia, concertos estes que transpiram diversos sentimentos como felicidade, adrenalina ou a emoção, o que faz com que desde cedo toda a alma festivaleira se sinta ligada e unida pelo amor pela música, o que nos leva a dizer que este é sem dúvida um dos sítios com o público mais amável no panorama festivaleiro português.

20150604 a 20150506 - Festival Primavera Sound (Dia 2) @ Parque Cidade Porto

De forma a adoçar o apetite e suavizar a dor agoniante que será a espera infernal, ao longo deste mês, para nos reencontrarmos com este velho amigo, o NOS Primavera Sound tem estado a lançar todas as semanas pequenos vídeos onde ilustra o melhor de cada edição passada do festival; é incrível quando revemos que pelo parque da cidade já passaram artistas tão variados como Blur, The National, Kendrick Lamar, Nick Cave & The Bad Seeds, Patti Smith, The Weeknd ou Sigur Rós. Caminhando a passos largos para a sua sexta edição, que tem tudo para ser mais uma de sucesso, o NOS Primavera Sound estará de regresso ao Porto nos dias 8, 9 e 10 de Junho, trazendo consigo Bon Iver, Justice e Aphex Twin como cabeças de cartaz, embora estes venham bem acompanhados por muitos mais artistas de renome. Num futuro não muito distante, a Música em DX entrará mais em detalhe sobre a ilustre oferta que o NOS Primavera Sound irá oferecer para este ano, assim que a saudade atacar novamente o que, só por isso, confirma desde já que será brevemente. Afinal, a joia mais brilhante da coroa da cidade do Porto não precisa de ser polida constantemente, ela brilha todo o ano.

O Música em DX marcou também presença nas edições de 2015 e 2016 do NOS Primavera Sound. Para recordar os grandes momentos das duas edições anteriores basta clicar em NOS Primavera Sound 2015 e NOS Primavera Sound 2016. Para seguir a edição deste ano, está tudo em NOS Primavera Sound 2017.

+info em https://www.nosprimaverasound.com | facebook.com/nosprimaverasound/

Texto – Nuno Fernandes
Fotografia – Luis Sousa