2016 Concertos Festivais Reportagens Super Bock Super Rock

Warm-up Super Bock Super Rock, Contando os dias

A escassas semanas de ocorrer a 22ª edição do velhinho Super Bock Super Rock, a organização do festival juntou-se ao Sabotage, legítima casa de Rock na capital, para um evento destinado a deixar água na boca a todos aqueles a considerar deslocar-se ao Parque das Nações do dia 14 ao dia 16 do próximo mês. O resultado? Uma festarola proporcionada pelos Pista e pelos Equations, duas viçosas propostas nacionais de som próprio e solas gastas por calcorrear esse Portugal (e não só) fora em concertos.

Já com data marcada para subir ao Palco Antena 3 no dia 15 de Julho, os Pista deram um cheirinho do seu pedalcore (vulgo, rock irrequieto e apaixonado por bicicletas) aos poucos presentes que ainda iam entram no Sabotage. O conjunto dispensou energia para dar e vender durante todo o concerto, não obstante a estranha anemia do público, o que diz bem da sua convicção em cima do palco. Apesar de serem um trio, os Pista não precisam de baixo, são como uma bicicleta sem os travões da frente. O formato é antes assegurado por duas guitarras que disparam riffs magricelas e frenéticos na mesma proporção, apoiadas por uma bateria em fulgurosa mas sempre dançável actividade, e que tem em Claúdio Fernandes um frontman com uma destreza surreal em sacar leads tão velozes quanto electricidade.

O espaço de uma hora foi preenchido não só com temas de Bamboleio e do EP Pista, como também com a agradável e surpreendente estreia de músicas novas. A Tal Tropical, Onduras e 3-0 foram alguns dos temas irrepreensivelmente tocados, assim como as já conhecidas Sal Mão e Puxa, mas o destaque tem de ir inteirinho para Quéraute, que encerrou o concerto numa jam onde os Pista vão buscar ao ensinamentos do Kraut Rock as forças para se aguentarem numa suada e intensa catarse durante mais de 10 minutos. Veremos o que fazem num palco maior.

 

Seguiram-se os Equations, colectivo portuense que não vai marcar presença no festival mas foi aqui convidado para hipnotizar as hostes do Sabotage. Abandonado o Math Rock espástico em busca de pastos mais progressivos, os Equations podem-se orgulhar hoje em dia em contar com uma das mais sui-generis e refrescantes sonoridades do nosso pequeno rectângulo. Com menos tempo para tocar do que os Pista, o quinteto ainda assim não se fez rogado e em cinco músicas tinha a sala em prantos por mais, muito por força do seu excelente Hightower. A capacidade composicional do grupo, mais apostada em elaborar canções pacientemente do que em entrar por devaneios masturbatórios, aliada à sua execução técnica, mostrou como os Equations estão cada vez mais donos de si mesmos, tendo em temas como Afterlights e Sssuuunnn magníficas composições de prog rock sem nenhuma influência imediatamente identificável. Como tudo o que é bom acaba rápido, no momento em que a banda já estava para meter a quinta, o espectáculo teve de acabar para dar lugar aos DJs. Vemo-nos na edição do próximo ano, certamente.

 

Cartaz Completo (horários a anunciar brevemente):

Dia 14 de julho

Palco Super Bock – Disclosure, The National, The Temper Trap
Palco EDP – Jamie XX, Kurt Vile, Villagers, Lucius, Surma (artista recomendada Tradiio)
Palco Carlsberg – DJ Shadow, Bomba Estéreo, RIOT
Palco Antena 3 – Samuel Úria, peixe : avião, Benjamim, Alek Rein

Dia 15 de julho

Palco Super Bock – Iggy Pop, Massive Attack & Young Fathers, Bloc Party
Palco EDP – Mac DeMarco, Rhye, Kwabs, Petite Noir,Pás de Problème
Palco Carlsberg – Lion Babe, Moullinex, Trikk
Palco Antena 3 – Capitão Fausto, Glockenwise, Pista, Basset Hounds

Dia 16 de julho

Palco Super Bock – Kendrick Lamar, De La Soul, Orelha Negra
Palco EDP – GNR – Psicopátria, FIDLAR, Capicua, Kelela, The Parrots
Palco Carlsberg – DJ Ride Live + DJ Set, Batida – Uma Lata DJ Set, Daniel Haaksman
Palco Antena 3 – “A Purple Experience” por Moullinex, Salto, Mike El Nite, Slow J

Preço dos Bilhetes
Passe 3 dias: 95€
Bilhete Diário: 50€
Fã Pack Exclusivo FNAC: ESGOTADO

Locais de Venda
Blueticket, Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), no Facebook, FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês, ABEP, Portimão Arena ;Turismo de Lisboa; lojas Media Markt; Bilheteiras MEO Arena; rede PAGAQUI; Agências Top Atlântico.

– Espanha: Ticketmaster, lojas FNAC, Carrefour Viajes e Halcón Viajes
– Reino Unido: Seetickets
– Alemanha: Ticketmaster
– França: FNAC, Carrefour, Géant, Magasins U, Intermarché

+info em http://www.superbocksuperrock.pt/pt/pt/

Texto – António Moura dos Santos
Fotografia – Nuno Cruz