2016 Festivais Reportagens Sound Bay Fest

Sound Bay Fest em warm-up pascal

Em plena entrada para um fim de semana prolongado a contas com a época pascal, estivemos na passada 5ªfeira dia 24 de Março no Stairway Club em Cascais para a primeira noite de apresentação, ou warm-up, de um dos mais jovens, e também, de maior referência, festivais “de inverno” da região de Lisboa.

Sound Bay Fest de seu nome, vai para a sua 2ªedição nos próximos dias 29 e 30 de Abril, e conta com a dedicação da Amazing Events para levar a bom porto não só este evento, mas também outros concertos de importância maior para o circuito chamado de alternativo ou underground.

Esta primeira noite contou com a presença dos portugueses Savanna e Mighty Sands, e também dos muito aguardados The Holydrug Couple que vieram do Chile para uma tour europeia que os trouxe até Portugal e os fará seguir para Espanha, França, Itália e Suiça.

Ainda com a casa a pouco menos de meio gás, começaram os Savanna, eventualmente com o concerto mais animado da noite. Mostraram-se ser a banda mais iterativa, tentaram por diversas vezes “puxar” o público algo envergonhado para mais perto do palco, e também a que mais vibrava com os acordes de guitarra de Miguel Vilhena. Tocaram algumas malhas do ano passado como Hot Winds ou Dreams to be Awake, e ainda outras mais antigas como Gods We Are. Na nossa opinião, um excelente inicio de noite.

Seguiram-se os Mighty Sands. Cada música dos Mighty Sands é comparável a iniciar-se uma viagem pela estrada fora, por caminhos nunca percorridos, a olhar para a janela, e a admirar-se o que lá fora vai. Assim foi para nós, tudo bateu certo. As vozes e guitarras de Luckee e Maree, sempre em ritmo brando mas muito síncrono, fazia-nos imaginar com um sorriso como seria acompanhar a nossa vida com uma banda sonora ao género de um western, daqueles que costumava passar na televisão nas tardes de sábado nos já longínquos anos 80. A malha que talvez nos recorda mais esta imagem será a conhecida DK. Quanto a nós, primeira vez que os vimos, queremos repetir de novo a experiência.

A fechar a noite, os chilenos The Holydrug Couple. Em formato trio, apresentaram-se muito competentes tecnicamente, mas passou-nos a sensação de que estariam mais preocupados em “cumprir” que “curtir”. Natural, pois o esforço de uma digressão europeia para esta banda é de enorme responsabilidade, no entanto, para quem vem de tão longe, muito (deveria ser) seria a curiosidade em conhecer também o nosso público. Se há local onde banda e público podem travar amizade, o Stairway Club em Cascais é um deles.  Em noite ainda muito “invernosa”, faltou-nos um pouco aquele calor sul americano. Apesar desta quase ausência na relação com o público, os temas apresentados, na maioria do último album Moonlust (2015), demonstraram-nos que estes chilenos têm musicalmente uma maturidade fora do vulgar, e eventualmente lugar para outras digressões “maiores” no cenário europeu. Gostámos muito, mas queremos uma “segunda oportunidade”.

Recordamos, o Sound Bay Fest 2016 realiza-se nos próximos dias 29 e 30 de Abril em Almada, e o cartaz está distribuído da seguinte forma:

Dia 29 de Abril (6ªfeira)
17:30 – STROBELIGHT NEWBORNS – INCRÍVEL ALMADENSE
18:05 – ASTRODOME – CINE INCRÍVEL
18:40 – LE REVEIL DES TROPIQUES – INCRÍVEL ALMADENSE
19:10 – LOBO – CINE INCRÍVEL
19:40 – DEATH HAWKS – INCRÍVEL ALMADENSE
20:10 – ECSTATIC VISION – CINE INCRíVEL
20:50 – SIENA ROOT – INCRÍVEL ALMADENSE
21:50 – MEN EATER – INCRÍVEL ALMADENSE
22:50 – ALCEST – INCRÍVEL ALMADENSE
00:20 – JESSICA 93 – CINE INCRÍVEL

Dia 30 de Abril (sábado)
17:30 – CRUDE – INCRÍVEL ALMADENSE
18:05 – SOLAR CORONA – CINE INCRÍVEL
18:40 – DESERT MAMMOOTH – INCRÍVEL ALMADENSE
19:10 – DOMO – CINE INCRÍVEL
19:40 – EQUATIONS – INCRÍVEL ALMADENSE
20:10 – OHHMS – CINE INCRÍVEL
20:50 – MONDO DRAG – INCRÍVEL ALMADENSE
21:50 – BANG – INCRÍVEL ALMADENSE
22:50 – ELDER – INCRIVÉL ALMADENSE
00:20 – ASIMOV – CINE INCRÍVEL
1:10 – HER NAME WAS FIRE – CINE INCRÍVEL

+info em https://www.facebook.com/soundbayfest/

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa