Concertos Reportagens

“Villa Soledade”, a aurora boreal

O segundo álbum de originais de Sensible Soccers foi apresentado no dia 11 de Março na Galeria Zé dos Bois em Lisboa. De São João da Madeira, o quarteto de sonoridades celestiais desceram a terras mouras para apresentar “Villa Soledade”. Depois do estrondoso “8”, os Sensible Soccers apresentaram composições sensoriais que irão certamente fazer os escaparates dos circuitos musicais mais atentos.

Já passava da hora marcada, quando o quarteto (agora trio, Filipe, Hugo e Manuel) do norte (Vila do Conde, S. João de Madeira… Coimbra) entrou no pequeno palco da ZDB. Teclados luzidios transformados em sonoridades instrumentais, com a dose certa do que efetivamente é eletrónico. Dois instrumentos de cordas, que se juntam num paralelo harmonioso onde todas as batidas são protagonistas.

A singularidade de Villa Soledade está para além da composição gráfica das notas do solfejo. Cada música é uma curta-metragem, em que as personagens se vão cruzando em ritmos singulares compondo um todo perfeito. “Clausura” nove minutos de música (quase) que abre a hora e meia da primeira noite da tour. “Villa Soledade”, “Bolissol”, “Nunca mais me esquece”, “Ulrike”, com curtas paragens para estalar os dedos e soltar os músculos das pernas comprimidas, numa exigência da perfeição. Não, não falhou nada, nem um acorde, uma nota ou um sorriso que fosse. “ Sofrendo por você”, tema circunspecto (mais um) que cresce lentamente na tentativa de uma alegria de gingar de ombros.

Mais dois temas de uma intensidade celestial e “Shampoo” fecha a “Villa Soledade”, deixando o público cúmplice daquela casa “na estrada nacional entre Vila do Conde e Santo Tirso”. Rapidamente regressam ao palco e tocam mais dois temas do primeiro álbum (“8”), “Zaire 1974” e o tema que ajudou a fazê-los sair do anonimato, “AFG”.

Ouviam-se comentários no público como “não esperava que acabasse assim!”. “Villa Soledade” é a liberdade de instrumentos, onde cada um segue o seu rumo, a sua intensidade. Psicadélico quanto baste, doseado, sem mágoas, sem atropelos de protagonismos, culminando numa perfeição celestial. Os Sensible Soccers desenharam a aurora boreal e ali a deixaram ficar suspensa em nós.

A “Villa Soledade” Tour continua agora para mais 9 datas até ao NOS Primavera Sound no Parque da Cidade no Porto.

ss-villasoledadetour-cartaz-1024

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa