2015 Festivais Outros Reportagens SUMMER JAMMIN

A Jigsaw, de Coimbra para Santa Cruz com amor

Num mundo à parte dos grandes festivais que acontecem em Portugal por esta altura, acontece em simultâneo o Summer Jammin em Santa Cruz, Torres Vedras.

Aqui não há o patrocínio de um grande operador de telecomunicações, também não existem as barraquinhas de venda de merchandise do festival, de venda de refeições “fast food”, e as distracções que pouco têm a ver com música. Na realidade, só há isso mesmo. Música. Nacional. Criada por artistas talentosos que normalmente também não são cabeça de cartaz nos grandes festivais.

Nós gostamos disso, de ver, de ouvir, de registar, e depois, comentar, bons concertos de música. E foi por este motivo que nos juntámos à Transforma, de Torres Vedras, e ao ciclo que designam por Summer Jammin, para “convidar” pessoas a ouvir música. Só música. Podemos não conseguir todas as vezes, mas a teimosia é algo que nos caracteriza. Acreditamos que é possível convencer pessoas apenas pela música.

Na passada 5ªfeira estivemos em Santa Cruz para mais uma sessão Summer Jammin. Os artistas convidados do dia foram os a Jigsaw, um projeto já maduro, que veio de Coimbra, liderado por João Rui e Jorri, e que contaram com a ajuda de Victor Torpedo e Paula Nozzari. Contaram também, pasme-se, com uma casa cheia de público. Pasme-se, porque afinal, ainda há quem goste de sair de casa só por isto, pela música, sem brindes de um qualquer patrocinador, ou diversões ao estilo dos melhores tempos da feira popular de lisboa. Nós também gostamos disso, de público que se interessa pelas coisas mais simples, e tão bem feitas como é o exemplo de a Jigsaw.

Não pretendemos elaborar grandes dissertações sobre o que foi o concerto, apenas dizer-vos o seguinte: quem não foi perdeu uma noite muito especial de, precisamente, música. Na Transforma.Nave, ali bem perto do mar no miradouro de Santa Helena em Santa Cruz (Torres Vedras), num clima quase romântico, intimista e de luz baixa, ritmos acertados e bem alinhados, uma voz muito envolvente, e o som das ondas do mar no intervalo de cada canção. Foi muito bonito ouvir quase na totalidade o último álbum “No True Magic”, alguns temas de “Rooftop Joe” (2013) como por exemplo “One Right Lie” ou “Rooftop Joe”, também do álbum “Drunken Sailors & Happy Pirates” ouvimos “Lovely Vessel” ou “The Strangest Friend”, ou ainda “Red Pony” do álbum “Like the Wolf Uncut”. Diríamos apenas o seguinte, para a noite ser integralmente perfeita faltou apenas a presença da escocesa Tracy Vandal, também ela residente em Coimbra, e intimamente ligada a estes a Jigsaw.

Obrigado a Jigsaw, e obrigado Transforma por (ainda) acreditar que é possível assistir a noites mágicas, de música portuguesa, e em Portugal.

Próxima e última data agendada
27.08 B Fachada

Todos os concertos iniciam-se às 22h no Miradouro Praia Santa Helena em Santa Cruz (Torres Vedras), e têm preço de 5€/dia. Os bilhetes estão disponíveis nos postos de turismo em Santa Cruz e Torres Vedras e na Transforma.CAIXA (Praça do Município).

O Música em DX orgulha-se pelo facto de, em conjunto com a Antena 3, ser media partner em 2015 depois de em 2014 e inicio de 2015 ter estado presente em muitos dos concertos promovidos pela TRANSFORMA.

Apoios:
– Torres ao Centro
– Mais Centro
– QREN
– União Europeia
– Câmara Municipal de Torres Vedras
– SASLBM (advogados)
– IEFP
– Águas do Vimeiro
– Slingshot
– KontraProduções

Media Partners:
– Antena 3
– Música em DX

AF-cartazA3-summerjammin-cc

Mais informações em:
Website oficial – www.transforma.org.pt
Facebook oficial – https://www.facebook.com/Transforma?fref=ts

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa