Notícias

Rocky Votolato em Portugal

Ao longo dos últimos 15 anos, Rocky Votolato produziu alguma da música mais poderosa a sair de Seattle. Um legado impressionante ancorado pela fervorosa composição lírica, entregue a um estilo único de indie-folk-punk que evoluíu para fora da cena musical do Nordoeste do Pacífico, onde foi criado. Ao longo dos anos e depois de 7 álbums a solo, a maturidade de Rocky está agora cimentada e escreve canções que parecem ter sido riscadas numa parede de um vagão desgastado de um comboio por um fantasma solitário.

“Hospital Handshakes”, o novo trabalho, foi produzido por Chris Walla (Death Cab For Cutie), e é o 8ºalbum a solo de Rocky e é também o primeiro lançamento pela Glitterhouse na Europa. É o marco de viragem na carreira de Rocky, resultado de uma transição tumultuosa que pôs o cantautor a duvidar do seu talento e ponderando retirar-se da música.

As dúvidas começaram a aparecer pouco depois do lançamento do 7º álbum, “Television of Saints”, em 2012. A facilidade em escrever músicas desde os tempos da sua banda postpunk “Waxwing” até aos 6 aclamados álbums a solo tinham parado. “Tornou-se doloroso para mim fazer música”, relembra Votolato. “Parecia um artista funcional, mas ‘behind the scenes’ eu estava completamente bloqueado criativamente, combatendo uma batalha severa contra a depressão e a tentar manter a minha sanidade mental”.

Mais de um ano sem compor, Rocky deixou a estrada e começou uma terapia para manter a sua saúde mental. Foi então, no verão de 2014, que a criatividade finalmente voltou a correr nas veias do norte-americano, fazendo o artista voltar com uma paixão renovada .

Nos 3 meses seguintes, Rocky escreveu mais de 25 músicas. Em Outubro levou-as até ao estúdio “Hall of Justice”, em Seattle, onde trabalhou na mesma sala onde criou o álbum “Suicide Medicine” (2003). Lá, trabalhou com o mesmo produtor, Chris Walla, um velho amigo que está também numa fase de transição ao deixar o seu papel, de longa data, como guitarrista e produtor de Death Cab For Cutie. Em relação ao novo trabalho de Rocky, Walla diz: “Esta colecção de música mexem forte comigo e numa altura bastante boa.”

Este novo álbum conta com a participação do seu irmão na guitarra, Cody Votolato (The Blood Brothers), com Eric Corson no baixo (The Long Winters), Andy Lum na bateria (Craft Spells / My Goodness) e com „backup‟ vocal de Emily Kokal (Warpaint).

“At the core of Rocky’s new music is the same earnest, impassioned, seeking voice, but now with a little more perspective, the product of self-realization hard-earned from a period of darkness and doubt”

Rocky Votolato estará em Portugal para lançar “Hospital Handshakes”, no dia 20 de Junho no Bar Bafo de Baco em Loulé, e no dia 21 de Junho no Sabotage Rock Club em Lisboa.

Mais informação em:
Website oficial – http://www.rockyvotolato.com/
Facebook oficial – https://www.facebook.com/rockyvotolato