Concertos Reportagens

Pluto no 17º Aniversário do Musicbox Lisboa. Finalmente o regresso, 17 anos foi demasiado tempo.

Agora que os Ornatos Violeta terminaram, temos de novo Pluto. Os Pluto são Manel Cruz e Peixe, provenientes de uma separação dos Ornatos, mas são também Eduardo Silva (baixo) e Ruka Lacerda (bateria). 17 anos depois, decidem voltar a editar um novo tema pela Omnichord Records, “Túnel”, que tem também video da autoria de Joana Brandão.

Apesar de em 2022 já terem voltado aos palcos, incluindo a presença no festival Super Bock Em Stock’22, parece ter ser agora a hora do regresso em definitivo depois de terem parado em 2006 devido a compromissos dos elementos da banda com outros projetos em paralelo, foi por oportunidade no 17º aniversário do Musicbox Lisboa que os Pluto voltaram com toda a força que lhes reconhecemos, centrada principalmente na virtuosidade da guitarra de Peixe, e em Manel Cruz seja com ou sem guitarra, ele só um “animal” de palco. Duas sessões esgotadas, a comprovar as saudades de 17 anos de ausência – demasiado tempo – de uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional.

Foram dezasseis os temas tocados, sempre a rasgar, e acompanhados a rigor pelas vozes fãs da banda – alguns mais jovens do que imaginaríamos. Bem vindos sejam de volta, é legítimos exigirmos agora um novo álbum, vinte anos depois de “Bom dia”.

ALINHAMENTO

  1. Só mais um começo
  2. Bem vindo a ti
  3. A vida dos outros
  4. Entre nós
  5. Sexo mono
  6. Convite
  7. Flores
  8. O dois vem sempre depois
  9. Túnel
  10. Segue-me à luz
  11. A minha vez de construir
  12. Quadrado
  13. Lição adição
  14. Líderes e filhos
  15. Algo teu
  16. Prisão