Crónicas

Luna Fest, a pureza do Rock’n’Roll em Coimbra

Entre amanhã, 4ª feira (dia 16 de agosto) e domingo (dia 20 de agosto), a Cabra iá soar mais alto as badaladas. O rio Mondego irá agitar as águas de tal maneira, que os surfistas da Figueira da Foz hão de vir de prancha em punho para surfar as ondas! As Lágrimas cairão na Quinta, com o frenesim que se irá viver em Santa Clara por estes dias. Coimbra, cidade secular dos estudantes e, para quem anda mais desatento, do rock ’n’ roll! É isso mesmo. Desde os finais dos anos 1980 que por lá emergem dos mais puros acordes do rock e nascem bandas de música como cogumelos gourmet. Quem não se lembra das noites nas Caves das Químicas com os saudosos Tédio Boys a tocarem como vieram ao mundo, só tapadinhos nas zonas púbicas pelos instrumentos? Quem não esteve no mosh na discoteca States e levou bocados de vidro agarrados às botas? Sim, Coimbra tem feito a história do rock ’n’ roll crescer em Portugal como poucas cidades ainda o fazem. Diria mesmo que é um hub musical, a par de mais uma outra a nível nacional. Então, perguntarão vocês, “porque é que não têm nenhum festival de música?”  Pois essa foi a mesma pergunta que o Victor Torpedo, o Tito Santana e a Luciana Simões fizeram estes anos todos.

Victor Torpedo, tem a guitarra debaixo da almofada e todos os dias a senta ao seu lado ao pequeno-almoço.  Das digressões nos Estados Unidos com os Tédio Boys, que acompanharam os Violent Femmes ainda no século passado, aos palcos alternativos da cena punk britânica com os singulares The Parkinsons, já neste século.

Tito Santana, artista e mentor (ou criador) do Twisted Club e do Pinga Amor, espaços noturnos de muito bom gosto em Coimbra. Luciana Simões, a mulher do trio dos “lunáticos” conimbricenses e que tem lutado por promover espaços de debate cultural na cidade. Estes três “lunáticos” fizeram a mesma pergunta: «Porque não um festival de música em Coimbra?», e decidiram juntar o seu background cultural, os seus contactos e o amor à cidade com a energia e vontade de fazer acontecer a primeira edição do Luna Fest!

São trinta as bandas que compõem este magnifico festival, desde o fundador dos The Velvet Underground, John Cale & Band a abrir as hostilidades, ao encerramento com os míticos Gang of Four, banda punk-rock britânica que tem marcado gerações desde 1977. Seis bandas de peso por dia, equilibradamente distribuídas, que tornarão os dias repletos de sonoridades agitadas e com muito boa vibe.

John Cale & Band dispensa apresentações — o músico britânico, percursor do rock experimental e companheiro de Lou Reed (a “Songs For Drella” foi, talvez, das composições mais marcantes da dupla), regressa com a sua banda onde muito provavelmente revisitará alguns hits dos The Velvet Underground e de Nico, bem como temas dos seus mais recentes álbuns, como” Shifty Adventures In Nookie Wood” ou ”M:Fans”.

A banda pop-punk britânica de Steve Diggle, Chris Remington e Danny Farrantque, regressou ao ativo em 1989 e tem dado concertos com frequência. Com nove álbuns na sua discografia, os Buzzcocks finalizarão o segundo dia de festival com um alinhamento de uma dúzia de grandes músicas do seu reportório.

The Damned são também eles a banda de culto de muita malta da geração de 1970. Dave Letts, originário de New Castle, o gótico vocalista da banda desde a sua constituição em 1976, deixou algumas atuações para a história do rock. Antevimos por isso uma atuação poderosamente darkness e underground.

No sábado, penúltimo dia do festival, encerram o dia os A Certain Ratio. Banda pós-punk (dance-punk) de Manchester que partilhou a editora Factory Records com Happy Mondays, New Order e Joy Division com quem fizeram as primeiras em alguns concertos, em 1979. Ritmos mais dance music que irão desafiar os sons mais underground dos dias anteriores.

E, finalmente, para terminar mesmo em grande, o Luna Fest trará os Gang of Four. A banda pós-punk e funk-rock de Leeds (Inglaterra) do vocalista Andy Gill, irá pôr a malta aos saltos com a mítica” Damaged Goods”, recentemente regravada pelos Idles.

Para abrilhantar ainda mais um certame tão eclético e díspar, o Luna Fest introduziu algumas alterações recentes, acrescentando ao cartaz dois dos mais reconhecidos “filhos da terra”: 5ª Punkada e The Parkinsons.

Com quase trinta anos de estrada, pouco há a acrescentar ao rico trajeto dos 5ª Punkada, um conjunto de punk-rock composto por dois integrantes com deficiência mental e outros dois com paralisia cerebral: mais de 300 concertos, passagem por Espanha, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Grécia e Finlândia e, em maio de 2023, terem sido a banda de abertura dos Coldplay numa das suas datas em Coimbra são apenas um pouco do currículo acumulado pelo quarteto das Beiras. A sua presença indiscutível no Luna Fest é apenas mais uma confirmação do valor acrescentado que oferecem.

Capas de jornais e motivo de conversa no Reino Unido sempre pelos melhores motivos, os conimbricenses The Parkinsons foram a anunciada luz ao fundo do túnel da música rock pela imprensa britânica especializada do princípio dos anos 2000. Dos começos humildes até aos festivais de Reading e Leeds foi um passo e, até ao Japão, mais um. Convidados dos Suicide, Sum 41 e Foo Fighters, entre outros, os The Parkinsons foram a ferida aberta polvilhada com muito sal grosso no início de uma década musicalmente desinspirada e estagnada. O Luna Fest será apenas mais uma vítima de uma banda que teve tudo para falhar e cujo único falhanço foi não ter falhado.

A entrada é gratuita no domingo, mediante levantamento do ingresso nas bilheteiras do espaço.

Line-up

Dia 16 (4ª feira)
19h00 – DSM IV
20h25 – The Speed Ways
21h30 – Robert Gorl & DAF
23h00 – The Undertones
00h30 – John Cale & Band

Dia 17 (5ª feira)
19h00 – Finale
20h25 – Oh! Gunquit
21h30 – Hickoids
22h45 – La Elite
00h00 – Black Lips
01h30 – Buzzcocks

Dia 18 (6ª feira)
19h00 – The Phobics
20h15 – The Star Sparles
21h30 – The Fleshtones
22h45 – The Parkinsons
00h00 – La Femme
01h30 – The Damned

Dia 19 (sábado)
19h00 – 5ª Punkada
20h15 – Eel Men
21h30 – Martin Dupont
22h45 – The Rezzilos
00h00 – Dissidenten
01h30 – A Certain Ratio

Dia 20 (domingo)
19h00 – Bruno & The Outrageous Methods of Presentation
20h15 – Ruts DC
21h30 – Yummy Fur
23h00 – The Only Ones
00h30 – Gang of Four

Promotora: Fortunoscópio Unipessoal Lda
Local: Praça da Canção, Coimbra, Portugal

Bilhetes à venda nas Lojas Fnac e na bol.pt .

Fotografia (capa) – Daniel Jesus (The Damned / Reverence Valada 2016)