Concertos Reportagens

Bombino, uma festa do mundo!

Tivemos uma vez mais o privilégio de ter Omara “Bombino” Moctar em terras lusas. Depois de três dias de viagem (entre Togo – Paris – Lisboa), finalmente chegou o magnifico e mais afamado guitarrista da áfrica ocidental que acompanhado por músicos à sua altura, levaram a sala do B´leza em Lisboa ao rubro! As passagens por Portugal já se vão contabilizando ao longo dos anos e, entre festivais de verão, espaços mais intimistas e largos lisboetas, (recorde-se a sua memorável atuação no Largo do Intendente no ‘Lisboa Mistura’ em 2014) o nigerino vai sumando o número de fãs, que ontem fizeram prova disso com a enchente da sala com vista para o Tejo.

Foram mais de duas horas em que, embrulhado numa energia contagiante, conseguiu rasgar sorrisos à diversidade de culturas e nacionalidades que compuseram a paleta humana do público. O atraso de sensivelmente 45 minutos, que foi bem aproveitado para o consumo de bebidas frescas no bar, foi também justificado pela longa fila que se formou à entrada para comprar o bilhete. E como entrámos cedo, ainda nos cruzámos com Bombino que entrou pela porta dos ‘artistas’. Com um caminhar calmo e um sorriso suspenso nos lábios, lá desapareceu para o backstage para reaparecer no palco dentro das suas vestes tuaregue envolto no turban tão característico na sua figura esguia.

Não podemos deixar de realçar a simpatia, humildade e entrega dos músicos que o acompanham que, em harmonia constante com o público, fizeram questão (baixista) de relembrar a importância da ‘casa’ (home) e do respeito e amor à terra (desert). Segundo as palavras de Bombino, “My mission for this album was always to get closer to Africa“, palavras que se podem ler no seu site oficial a propósito do seu último álbum editado em 2018 “Deran“. Para além da originalidade do cruzamento perfeito entre sonoridades norte africanas e acordes do mais puro rock e do tradicional blues, as letras são sempre cantadas em tamasheq e são sentidas homenagens ao seu incondicional amor pelo seu povo e a sua resistência pela região. O seu próximo disco “Sahel” que já está em pré-venda nas plataformas de streaming e sairá no próximo dia 15 de setembro.

Em torneé desde maio, Bombino irá ficar pela europa até 19 de agosto onde irá atuar no Lowland Festival 2023 na Holanda. Em Portugal, e a juntar ao concerto de quinta-feira em Lisboa, atuou também ontem Âncora, no SonicBlast Fest 2023.