Concertos Reportagens

!!! Dançar, Dançar, Dançar !!!

Os !!! ( Chk Chk Chk ) voltaram novamente a Lisboa, na passada quarta-feira para mais uma noite memorável com o objectivo de promover Let It Blue, e como sempre vieram determinados a fazer dançar até o maior pé de chumbo do universo.

A inesperada chuvada ao final da tarde não demoveu as várias centenas de pessoas que ali se deslocaram em busca da festa prometida e mais que certa que são os concertos dos !!!.

A primeira parte esteve a cargo da competentíssima Da Chick que logo á primeira música deu o mote para a noite logo a entrar com Positivity e Lowretta cuja letra resume bastante bem a disposição de todos os que ali estão quando diz “I wanna have a real good time tonight”, e não se poupou a esforços para dar o devido aquecimento para os norte americanos !!!.

Da Chick com aquela cara de menina marota e atrevida é na verdade uma mulher cheia de groove e estas lides não são novidade para ela. Já abriu para Maceo Parker, para os Earth Wind & Fire, já foi chamada ao palco para cantar com Peaches em mais que uma ocasião, portanto não estamos aqui a falar de uma menina deslumbrada a brincar aos artistas, antes pelo contrário, falamos de alguém que sabe muito bem o que quer e que parece ter um plano a cumprir à risca para inundar o mundo de groove. Pode não ser exactamente a minha praia, mas é uma praia com muita qualidade.

Pressure aqui um pouco mais preenchida que na versão presente no último registo, “Good Company” (2022), a manter o tom certo da festa. Da Chick veste um pouco a pele de anfitriã, fala com o público, agradece à Crowd Music e aos !!!, fala no desaparecimento de Tina Turner e traz à baila “Cocktail” que continua tão fresca como quando foi editado no seu primeiro registo em 2012. Tempo para “I Got Music” com a certeira letra ” Music saves the day, makes my troubles go away, dance until the night is day!” . 

O mote da noite é exclamativo, mas temos de aqui acrescentar um verbo, e a triplicar de preferência: Dançar. Dançar, dançar, e sobretudo dançar como se ninguém mais ali estivesse!!!

Dançar como se estivéssemos numa pista de dança só que ali em vez de um dj temos os !!! ( ChkChkChk ) em todo o seu esplendor. Dançar como se ninguém estivesse a ver foi o que quase todo o LAV fez na noite de quarta feira.

Nic Offer fez questão de dançar com todo o público nas várias e demoradas incursões que fez no coração da multidão porque é assim que eles são; provocadores e criadores das melhores sensações que a noite e a música dos clubes pode ter, com uma aura sexy e provocadora em quase tudo o que criam ou recriam.

Os !!! ( ChkChkChk ) são uma verdadeira força da natureza e a festa que deram era digna de ter milhões de confetis, balões e dezenas de bolas de espelhos a rodar e a reflectir luz e cor. Mas vamos fechar os olhos e dançar. No fim deste relato está a possível set list (não é a correcta, é a possível e mais à frente já explico porquê), mas façam scroll, carreguem no play porque já é sábado e se há algo que devia de ser obrigatório ao sábado é dançar.

Aconteceu-me algo a meio da primeira música que provavelmente tornou a noite a melhor possível mas também tornou este relato muito mais impreciso. Cometi um erro, de principiante e amadora que continuo a ser. Mexer no telemóvel meeeeeesmo na cara de Nic Offer enquanto ele está ali a dar tudo. Fiz algo que a mim sempre me pareceu extremamente indelicado de se fazer a uma banda e na quarta à noite fui apanhada. Nic Offer tirou-me o telemóvel das mãos a meio primeira música com um olhar intimidante. Lá está: provocadores até à medula. E ainda bem. Por acaso eu estava só a tentar copiar a set list que conseguia ver a contra luz pendurada do teclado de Dan Gorman para me livrar dessa situação o mais rápido possível e dar corda aos pezinhos para dançar e absorver toda aquela energia. Acabei por guardar o telemóvel para só lhe voltar a mexer no fim do concerto, até porque inicialmente me pareceu que Nic Offer tinha ficado mesmo aborrecido com a minha atitude (mais tarde descobri que não e fiquei a saber pelo próprio que também ele achou que eu tinha ficado chateada, mas esclarecidas as coisas, horas mais tarde, à porta do Lounge ainda deu para rir um bocado e confirmar que Nic Offer é mesmo simpático, que todo aquela energia e vontade de tocar os outros e vê-los felizes não é show off, é mesmo uma coisa genuína). 

This is Pop 2, faixa do último registo, Let It Blue, editado há cerca de um ano, abriu as hostilidades, e fazendo juz ao seu título, como qualquer boa música pop, meteu de imediato toda a gente a dançar. “Comes in waves, it’s got nothing to say, and if you ask me, it’ better that way, this is pop, so fucking good, this is pop and it’s understood, there’s nothing to understand…Turn it up, turn it up, turn it up louder, give me, give me, give me, give me all the power ” resume bastante bem a ideia do que é a música pop, a ideia da música de dança com letra a condizer. A Little Bit (More), como que a testar até onde poderiam ir com esta multidão, e rapidamente percebem que, quem ali foi naquela noite quer exactamente tudo o que eles habitualmente têm para dar e mais, “Get free just a little bit, just be, just a little bit…cheat fate just a little bit more..”

O baixo de Rafael Cohen, a bateria de Chris Egan ou a guitarra de Mario Andreoni não deixam ninguém indiferente, igual para a voz de Meah Pace, quente a sussurrar em Panama Canal, “Cut, cut, cut, cut through like the Pana-Pana-Panama Canal Canal Canal..” Nic Offer é mesmo o rei desta festa, mas só o pode ser por estar tão soberbamente acompanhado, porque se fecharmos os olhos, não estivermos a ver o que se está a passar e tudo se resumir apenas à música, o equilíbrio da banda é mesmo notável. Mas sem Nic a provocar a multidão também não atingiriam níveis tão elevados de êxtase como os que se atingem assim, e esse foi sempre um dos maiores factores de atração dos concertos dos !!!.

Our Love (U Can Get)  provavelmente seguido de “Must Be the Moon”, que a vertigem da dança, e do calor que a esta altura já se fazia sentir na frente de palco, a felicidade de toda a gente a saltar e eu sem tirar notas nenhumas… quase que juro que a tocaram mas não consigo ter a certeza, até porque na set list a música que consta a seguir é Strange e a seguinte é Bang e eu não as encontro em lado algum. A incursão em Let It Blue continua com uma fortíssima Un Puente, música que ao vivo adquire uma força quase indescritível com Dan Gorman a assumir aqui o comando da situação para em menos de dez segundos ter a plateia na mão e ao rubro,  enquanto Nic Offer corre pelo palco para o meio do público. Alguém filmou? Acusem-se por favor.

Não conheço muitas versões de Man on the Moon dos R.E.M., assim de repente nem me lembro de nenhuma digna de nota, mas devo confessar que esta me surpreendeu bastante ao vivo parecendo feita à medida para Meah Pace brilhar. Meah, dona de uma voz imensa e poderosa, brilhou ainda mais com Freedom!’15. Embora muitas vezes durante o concerto pareça quase discreta ao pé do furacão em palco que é Nic Offer, a voz de Meah está sempre lá a equilibrar e a aquecer todo o ritmo vertiginoso da banda, a oferecer-lhe toda a sensualidade que a música que fazem há quase três décadas contém.

Algures nisto tudo perdi o fio à meada, porque as músicas se sucederam a um ritmo vertiginoso e toda a gente foi contagiada e tocada pela energia da banda que não abrandou nunca.

Duas vezes saíram de e duas vezes regressaram porque ninguém arredava. Estávamos cansados e ainda nem eram 23h, mas queríamos mais. “NRGQ” e “Dance is the Best Revenge” jamais poderiam faltar depois de quase termos ficado desconjuntados de tanto saltar.

Tudo isto os !!! condensam em cerca de 90 minutos. Toda a energia que poderíamos ter gasto numa daquelas noites de sexta feira que começa às 22h a beber café num sítio qualquer e a dizer para nós próprios, “Ah e tal vamos só ver como está o ambiente! mas que afinal acaba às sete da manhã, perto da porta de um clube qualquer, com os pés doridos e o corpo suado, sentados na soleira de uma porta ou encostados a uma parede, a revolver a mala à procura dos óculos de sol enquanto se fuma o último cigarro da noite.

Playlist do concerto de !!! (ChkChkChk) – https://open.spotify.com/playlist/3i6b5h3MxDJ9XUxggauFhO?si=bea74593985b4e04