Notícias

Places Around the Sun, disco homónimo já se encontra disponível

A banda escolheu o escaravelho, associado no Antigo Egito ao renascimento e usado como uma das formas de personificar o Deus do sol, para servir de guia durante todo o processo de composição e gravação deste que é o seu álbum mais pessoal até à data.

“Places Around The Sun” é um desabafo do vocalista António Santos, que aborda abertamente pela primeira vez as suas experiências com a ansiedade e a depressão, trabalho no qual procurou explorar os diferentes pensamentos e emoções complexas que estas nos induzem.

Do album homónimo foram lançados os singles:

“Lost I Am Found” (Pôr-do-sol), que representa a incerteza e a sensação de que se está a perder controlo dos próprios pensamentos – o momento em que tudo o que se avista é o desconhecido.

“Chasing Tails” (Noite), um frente a frente com o loop de emoções que nos prende – à semelhança daqueles sonhos em que tentamos desesperadamente correr sem conseguir sair do mesmo lugar.

“Rising Sun” (Nascer do sol), o fim do túnel (ou de um ciclo). Não necessariamente uma cura, mas uma aprendizagem de aceitar que não controlamos todos os aspetos das nossas vidas e de que os tempos sombrios são importantes porque dão espaço a uma reflexão interior – e que, para isso, devemos fazer-nos valer de todas as ferramentas que encontramos em nós.

“Places Around The Sun” tem recebido retorno positivo por parte de diversos websites e revistas, portugueses e internacionais, e foi contemplado numa das edições da Decibel Magazine, uma das revistas dedicadas a Hard Rock mais relevantes nos Estados Unidos da América.

Está agora disponível em todas as plataformas digitais – incluindo iTunes, Spotify e Bandcamp.

Places Around The Sun (Lisboa, Portugal) é uma banda de rock alternativo constituída por António Santos (Voz/Guitarra), João Gomes (Guitarra), Alexandre Sousa (Baixo) e Ricardo Martins (Bateria).

A banda estreou-se em 2016 com o lançamento do álbum Still Here. Em 2017, iniciou o processo de preparação de Pluto, álbum conceptual gravado, produzido e misturado por António Santos e João Gomes no seu estúdio caseiro. Em Pluto, lançado em 2018 com um concerto de apresentação no Sabotage Rock Club (Lisboa), a banda procurou explorar um registo mais agressivo e experimental.

O interesse na exploração de novas sonoridades resultou no lançamento das músicas Shots On The House (2019) e Moon Daisy (2020).

Na primeira metade de 2020 – contando agora com a produção de Vitor Carraca Teixeira e aproveitando as referências e percursos distintos dos seus elementos – a banda investiu no seu lado mais versátil e mutável para criar um novo trabalho. O terceiro longa-duração de Places Around The Sun, que tem lançamento marcado para 25 de setembro de 2020, revela-se o seu registo mais pessoal até ao momento e é, também por isso, homónimo. Em Places Around The Sun, a ideia de transformação que tem orientado o percurso da banda estendeu-se a todo o processo, estando presente tanto na sonoridade como no conceito explorados.

Levada pela necessidade de evolução, a banda não vira costas ao seu percurso, mas encara sem medos esta nova fase – e quer, agora, dar-se a conhecer a um público mais vasto.

Mais informação em facebook.com/placesaroundthesun