20200125 - Final Festival Termómetro @ Lisboa Ao Vivo
Concertos Reportagens

Soho Soho são os grandes vencedores da 25ª Final Festival Termómetro

Os Soho Soho (Neon Soho) são os grandes vencedores da 25.ª edição do Festival Termómetro que decorreu no passado sábado no LAV – Lisboa ao Vivo. A elevada qualidade das atuações dos finalistas dificultou a escolha do júri, composto pelos músicos Benjamim, Noiserv e Pedro de Tróia, os radialistas Tiago Ribeiro, Tiago Castro, Paulo Lázaro e Nelson Ferreira, João Rufino (Bons Sons) e Fernando Alvim e António Nunes (Festival Termómetro). Após árdua reflexão os jurados atribuíram o grande prémio à banda oriunda de Lisboa. Os vencedores terão concertos agendados nas próximas edições do NOS Alive e BONS SONS, para além de gravarem um videoclipe e terem acesso a 20 horas de gravação em estúdio.

Os Soho Soho (Neon Soho) são Ana Vieira, Vera Condeço e Ricardo Cruz. Soho Soho são a nova banda de pop electrónico alternativo nacional. A combinação das várias influências e estilos de cada um dos três membros da banda Lisboeta, o choque de referências que cada um traz, resultou num som improvável. Uma sonoridade que reúne influências desde o synth-pop à dança e ao soul.

A noite de hoje foi testemunha de uma verdadeira batalha de titãs em palco, com as atuações de Flor (Funchal), Foggy (Palermo, Itália), Rope Walkers (Lisboa), Bia Maria (Ourém) e Soho Soho (Lisboa).

Flor

Foggy

Rope Walkers

Bia Maria

Assistiu-se ainda à vibrante atuação dos convidados especiais First Breath After Coma, banda que no início de carreira passou pelo Festival Termómetro e que ao dia de hoje dispensa apresentações com três álbuns editados e uma carreira internacional solidificada. A organização felicita todos os finalistas e deseja a todos o maior do sucesso.

O Festival Termómetro revela a primeira novidade para 2021 com a chegada do mais antigo concurso português de bandas emergentes a solo norte-americano. O Festival passará assim na sua 26.ª edição por Nova Iorque, em parceria com o Arte Institute.

Fernando Alvim explica que “na edição comemorativa dos 25 anos do festival, o evento foi pela primeira vez a Madrid e visitou cidades como Bragança, Viseu, Aveiro, Funchal, Matosinhos, Cascais e Santa Maria da Feira. Acentuando a estratégia de descentralização e internacionalização do festival na revelação das bandas emergentes nacionais e internacionais. No próximo ano irá visitar pela primeira vez Nova Iorque numa parceria conjunta com o Arte Institute. Madrid voltará a fazer parte da agenda e outras cidades se juntarão a estas”.

Criado em 1994 pelo apresentador e radialista Fernando Alvim, o Festival Termómetro chegou à sua 25.ª edição com um histórico considerável, tendo-se já tornado um dos mais antigos e mais ativos festivais portugueses de bandas emergentes. Vencendo-o ou não, foi aqui que muitas bandas e artistas se viriam a revelar, como são exemplo os Ornatos Violeta, B Fachada, Capicua, Luís Severo, DJ Ride, Mazgani, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Salto, Tatanka e os estrondosos Jaguar Jaguar (BE), vencedores da última edição, entre tantos outros.