20190925 - Concerto - Allah-Las @ Lisboa Ao Vivo
Concertos Reportagens

A última brisa do Verão veio com os Allah-Las

Foi na segunda-feira, dia 23 de Setembro, que as portas do Verão se fecharam para dar lugar à meteorologia inconstante do Outono. Por norma, a estação das folhas vermelhas tende a ser acompanhada por frio, vento e chuva, clima perfeito para se ouvir aquela playlist de canções aconchegantes no reconforto do lar. Mas há sempre exceções à norma, feitos de dias de bom tempo e de caloroso sol pendurado no céu.

E foi num dia como este que Portugal acolheu o regresso dos Allah-Las, dois anos após a sua última passagem pelos nossos palcos. Para a ocasião, os californianos trocaram o MusicBox pelo Lisboa ao Vivo, mas a capacidade de esgotar salas manteve-se. LAHS, quarto disco de originais e que viu o seu lançamento este ano, foi o principal mote da noite. Porém, antes de se matarem as saudades, houve tempo para escutar Tim Hill.

Responsável pelos teclados dos Allah-Las em palco, Hill deu a conhecer um pouco do seu registo folk intimista. Porém, o artista não encontrou muitos receptores para as mensagens das suas canções, ou não estivesse um enorme burburinho por quase toda a sala, quase ofuscando a voz do músico. Perante tal cenário, uma cerveja no exterior da sala acabaria mesmo por ser uma fonte de entretenimento pré-concerto bem mais apetecível.

Pouco passava das dez da noite quando a noite deu lugar ao dia e com ele veio o sol da Califórnia dos Allah-Las. Dando o pontapé de saída a uma nova tournée europeia na nossa cidade de Lisboa, o quarteto californiano não poderia pedir melhor arranque, sendo contagiados com a energia do público português desde o primeiro minuto.

20190925 - Concerto - Allah-Las @ Lisboa Ao Vivo

Para além daquelas que causam variadas sensações ou que influenciam o nosso estado de espírito, existem canções capazes de nos remeterem para diferentes datas, locais e, no caso dos Allah-Las, estações do ano; Verão, para se ser mais exacto. O surf rock da banda transporta-nos de imediato para o clima soalheiro da Califórnia, naquilo que poderia ser considerada como a derradeira despedida à estação do ano predilecta para muitos.

Logo ao início ouve-se “Prazer Em Te Conhecer”, novo single da banda que os vê a aventurarem-se pela língua portuguesa, e com ela veio os primeiros trauteios, mãos no ar e corajosas às cavalitas dos seus cônjuges; “peço desculpa pelo meu sotaque, não é lá muito bom”, confessaria Miles Machaud logo depois. Mesmo que (ainda) não domine a língua portuguesa, o frontman dos Allah-Las sabe bem como conquistar a plateia, rompendo-a de elogios capazes de deixar qualquer um com um sorriso de orelha a orelha.

20190925 - Concerto - Allah-Las @ Lisboa Ao Vivo

“Busman’s Holiday”, “Sacred Sands”, “Ferus Gallery” ou “Fish In The Sand” foram alguns dos pontos altos de uma noite repleta de boa disposição e descontracção, tal como a sonoridade dos Allah-Las assim dita, ou não fosse esta uma das poucas bandas que conseguem bombear o coração da música rock dos anos 70 em pleno século XXI. E numa altura onde as guitarras são cada vez mais postas de parte nas salas de gravação, um bem-haja a bandas como os Allah-Las.

Já perto do fim, e depois da confissão de que não haveria melhor cidade para dar arranque à tournée europeia do que Lisboa, “Cataraman” apareceu como ponto final nesta belíssima noite de quarta-feira. Acabaria, também, por ser o ponto final no Verão de 2019, ou não estivesse uma fresca brisa à porta do Lisboa ao Vivo no final do concerto, isto depois dos quase trinta graus que se fizeram sentir ao longo do dia. Há coincidências mesmo agradáveis, não há?