20190413 - Concerto - Suicide Generation @ Sabotage Club
Concertos Reportagens

Suicide Generation na nova geração do punk

Suicide Generation uma banda punk rock originária de Londres (Reino Unido), que esteve por Portugal para três concertos, Porto, Lisboa e Castelo Branco. O mais fascinante no registo punk rock é que nos consegue surpreender, sempre! Sabemos que existe uma mão cheia de características que nos leva a rotular uma banda neste registo musical, mas há uma que apesar de poder ser (ou dever) transversal a todas elas, é a que faz mesmo a diferença – a diversão! Os conteúdos das letras podem ser mais arrojados, e dissertarem manifestos sócio-políticos da contínua luta de classes Marxista, ou do lado negro da sobrevivência humana que, se quisermos, domina totalmente o nosso quotidiano mundano. Mas a verdadeira subtileza e a pureza artística (no sentido literal do termo) do Punk é transformar todo o darkness em diversão. É como ter “o sorriso da morte” como uma evidência, mas conseguíssemos com ela conviver diariamente, desafiá-la sem medos e olhá-la de frente.

20190413 - Concerto - Suicide Generation @ Sabotage Club

Quando pesquisamos “Suicide Generation” aparece-nos artigos extensos sobre a geração suicida no Reino Unido (não foi por acaso que esta banda escolheu este nome). E este flagelo não ficou pelos anos 1990 com vários cabeças de cartaz a tornarem este “acto” numa leveza intensa. Os Suicide Generation apareceram no Reino Unido há um ano e meio (2017/2019) e refrescaram a cena Punk londrina com a sua performance em palco. Destemidos, divertidos e intensos, Sebastian Melmoth (voz), Nester (baixo), Vince Suicide (guitarra) e Manu (bateria) tocam para homenagear o Punk e, acima de tudo, para se divertirem e para nos divertirem. Chegam e arrasam! A sua actuação não se circunscreve ao espaço “palco”, com estes moços não existe “a banda” e “o público”, somos todos o “Punk” e mais nada!

Temas curtos e intensos, como o Punk quer e nós gostamos, ritmados pela bateria e surpreendidos pelos riffs da guitarra baixo (o bigode e as patilhas, inevitavelmente a fazerem lembrar Mark Bowen dos seus conterrâneos, Idles). O guitarrista e também segunda voz, esteve a maioria do tempo com o fio do micro enrolado ao pescoço e, tal energia emanava naqueles movimentos braçais, que o tripé já fora do perímetro do palco jazia no chão. A jovialidade de Sebastian extravasada por um xamanismo hipnótico, quase que não coube na sala do Sabotage! Numa constante provocação com o público, arrastava o micro e saltava para onde conseguia.  Ou deitava-se no chão, onde intensificava a voz num rugido entre os temas “ You Gonna Burn”, “Death Smile” ou “Wanna see you die”.

20190413 - Concerto - Suicide Generation @ Sabotage Club

Com ano e meio de existência, a banda londrina já editou três trabalhos discográficos com a Dirty Water Records (também editora dos The Cavemen), sendo o mais recente álbum “Last Suicide” em Outubro de 2018. Em 2017 lançaram em Julho “First Suicide” e em Outubro do mesmo ano “Suicide Generation/Black Manbas Split 7”. Ontem superaram a noite com quase uma dúzia de temas dos três álbuns, com dois encores que nos encheram a barriguinha de dança e muito suor. God bless you guys!