2018 Concertos Festivais Jameson Urban Routes Reportagens

Jameson Urban Routes’18, S07 – O aquecimento dos Iceage

Numa noite em que se assinalou o fim de mais uma edição do Jameson Urban Routes, o Musicbox encheu para assistir à estreia dos Iceage em solo português. A banda dinamarquesa provocou uma intempérie tanto fora como dentro da sala de espectáculos do Cais do Sodré, com o seu álbum Beyondless.

A primeira parte, que começou pontualmente às 21h30, esteve a cargo dos lusos Palmers. Saídos de uma garagem, ou pelo menos dotados de um rock de garagem como é raro de encontrar nos dias de hoje, o trio tentou energizar toda a sua música e contagiar a conta gotas o público que se mostrou interessado em conhecer um lado muito rebelião. Com um fim abrupto, sem saberem que tinha sido a última música, foram cerca de 40 minutos de um ritmo alucinante.

© Ana Viotti | Musicbox Lisboa

Quem veio alucionado foi o Elias Bender Rønnenfelt, frontman dos Iceage. Há desafios que entram para os recordes do guiness. Quantas pessoas cabem dentro de um mini? Quantas pessoas cabem na ilha mais pequena do mundo? Quantas pessoas conseguem tocar no palco do Musicbox? Para esta última resposta, seis. Já que o conjunto se fez acompanhar com um saxofonista e um violinista, dando um outro toque de classe ao concerto.

© Ana Viotti | Musicbox Lisboa

Com espaço para deambular, Elias, não foi muito de palavras, mas sim de acções. A rebentar com quaisquer saudações ou cordialidades, é com a apresentação do Beyondless que somos brindados, já que a banda toca-o na íntegra. Um registo punk, feroz e velocífero. Num estilo aguerrido, repercute um ou outro mosh tímido do meio do público do Musicbox. A música até dava a ideia que daria direito a um mosh maior, mas não passou de tentativas tímidas.

O alinhamento não foi diferente do que tem sido registado ao longo da tour, com a performance de temas como Ecstasy, White Rune, Catch It ou Plowing into the Field of Love. Temas estes que fizeram a da estreia da banda um momento muito acolhedor e de muito carinho por parte do público. À imagem de outras edições do Jameson Urban Routes, a passagem dos Iceage pelo Musicbox pode ser uma premonição de uma vinda futura, quem sabe a um dos festivais de verão.

© Ana Viotti | Musicbox Lisboa

Para a edição deste ano, a noite ainda viria a ser composta pela atuação do Mike el Nite e DarkSunn, a outra sessão do Jameson Urban Routes. Uma edição que fica marcada por ser realizada em menos dias, mas o conceito continua a dar sessões de música intensas.

Fotografia (capa) – Ana Viotti | Musicbox Lisboa
Promotor – CTL | Musicbox Lisboa