Notícias

4.ª Edição Guitarras ao Alto pela primeira vez no feminino

DesFrancisca Cortesão e Mariana Ricardo elevam as guitarras, pelo Alentejo, entre os dias 30 de maio e 3 de Junho. O Alentejo será palco de mais uma edição do Guitarras ao Alto, um festival português que reúne, todos os anos, duplas de alguns dos melhores guitarristas nacionais, que se unem para proporcionar concertos inéditos em locais originais e emblemáticos da região.

O vinho, a gastronomia, a paisagem e o património alentejano são o pano de fundo para este festival de primavera que tem por objectivo levar a música e o entretenimento ao interior do país.

Francisca Cortesão e Mariana Ricardo são as artistas convidadas desta 4.ª edição que conta com uma série de cinco espectáculos itinerantes: Estremoz – Convento das Maltezas/Centro Ciência Viva (30 de Maio); Avis – Claustro do Convento de S. Bento de Avis (31 de Maio); Beirã/Marvão – Antiga estação de comboios da Beirã-Marvão, em parceria com a guest house Train Spot (1 de Junho); Redondo – Herdade de São Miguel, em casa do patrocinador oficial do evento, vinhos Herdade de São Miguel (2 de Junho); Crato – Pousada Flor da Rosa (3 de Junho).

A novidade desta edição é o patrocínio oficial dos vinhos Herdade de São Miguel, da Casa Relvas, um dos principais produtores de vinhos do Alentejo, empenhado, activamente, na promoção e divulgação da cultura e tradição alentejanas. A própria Herdade de São Miguel será “anfitriã” de um dos espectáculos Guitarras ao Alto, no sábado, dia 2 de Junho, onde será preparado um evento único, do meio da tarde ao pôr do sol, integrado na vinha e na natureza.

A 4.ª edição do festival Guitarras ao Alto conta ainda com o apoio do Turismo do Alentejo, através do Programa 365 Alentejo-Ribatejo, e da Antena 3, media partner oficial desde a génese deste projecto.

A ideia de criar o Festival Guitarras ao Alto surge quando, em 2013, o alfacinha Vasco Durão se muda para o Alentejo, Estremoz, com a sua família. Melómano incurável, Vasco rapidamente viu no Alentejo um potencial incrível de dinamização, tão vital para a região. Dedicou os últimos quatro anos a tornar isso possível e a provar que o Alentejo também pode ser palco de eventos originais e com muita qualidade. O Guitarras ao Alto está já na sua 4.ª edição e por lá passaram nomes como Peixe, Frankie Chavez, Tó Trips, Filho da Mãe, Norberto Lobo e Luís Martins.

+info Guitarras ao Alto

Fotografia (capa)  – Vera Marmelo