20170527 - Swamps - 13 Anos Groovie Records @ Sabotage Rock Club
Notícias

Sabotage Club, O ano não vai acabar sem mais um mês de grandes concertos

O ano de 2017 confirmou que estamos a atravessar uma época de grandes concertos, e o Sabotage Club é um exemplo disso. Para acabar este ano, Dezembro promete fechar da melhor forma. The Flying Eyes, The Mistery Lights, D30 e The Parkinsons são apenas alguns destes exemplos.

Os norte-americanos The Flying Eyes apresentam dia 2 de Dezembro o mais recente trabalho “Burning of the Season”, gravado nos Super Fuzz Studios no Rio de Janeiro com Gabriel Zander (Mars Red Sky).

The Flying Eyes são oriundos de Baltimore e já tocaram ao lado de The Ravoenettes, The Black Angels, Ghost ou Dan Auerbach. São os fundadores do Farm Fest, um festival de música DIY em Maryland por onde já passaram grandes bandas como Black Moth Suer Rainbow, Celebration e White Hills.

Com os 2 primeiros discos editados em 2010 e 2011 conseguiram a atenção da Europa por onde fizeram várias tours por clubs nocturnos e onde estiveram presentes em diversos festivais dos quais se destaca Burg Herzberg Festival 2010, Orange Blossom Special Festival (DE), Stoned From The Underground (DE) e Trutnov Open Air (CZ).

Os norte americanos The Mistery Lights estreiam-se em Portugal no Sabotage. Dia 10 de Dezembro recebemos a tour de apresentação do LP homónimo editado em 2016 pela Wick Records.

“There’s a stoned, analog atmosphere hanging over everything, but there’s a fire and toughness, too. [Mike] Brandon, like Charles Bradley and Sharon Jones before him, performs with a power and vigor that keeps him undeniable.”

Pitchfork

“Captivating, (…) firmly rooted in the tradition of Sixties garage and gritty NYC punk.”

Rolling Stone

“The Mystery Lights are as good as it gets, one of New York’s finest garage rock bands at the moment.”

NME

“Follow Me Home” comes straight out of that garage tradition, all Hammond organs and straightforward, declining riffs.”

NOISEY

“The Mystery Lights have been making a name for themselves as one of NYC’s best garage rock bands, and certainly as one of the best live shows.”

Brooklyn Vegan

Os D3O (the trio) nasceram em 2002, em Coimbra, das cinzas dos Tédio Boys. Estrearam-se ao vivo na 1ª parte dos Parkinsons (banda doutro ex-Tédio Boys, Vitor Torpedo) num concerto no Le Son em Coimbra.

Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) e Miguel Benedito (bateria, ex-Garbage Catz) depois de editarem “SixPackTrack” (2003), “8 Tracks On Red” (2004) concluíram em 2005 com “7 Heartbeat Tracks” (produzido por Paulo Miranda – Unplayable Sofa Guitar, Old Jerusalem, Legendary Tigerman), o projecto inicial: um trio / três EPs.

Em 2008, “The Box”, compilou numa luxuosa caixa de madeira (limitada a 100 exemplares individualmente numerados e apenas disponível nos concertos e sites da banda) esses 3 trabalhos, e acrescentou um CDsingle promocional com os novos temas “Take This Love From Me” (com a participação de Raquel Ralha dos Wraygunn/Belle Chase Hotel/Azemblas Quartet) e “Junior Daddy”.

Simultaneamente, a editora inglesa Dirty Water Records colocou no mercado mundial, um single em vinil 7”, com os temas “Wanna Hold You” e” Go”.

Depois de um ano cheio de concertos, que incluíram passagens pelo Coliseu dos Recreios (na 1ª parte de Bloc Party), o Festival Alive, a alucinante noite com Mudhoney, novas incursões por Espanha e Inglaterra (Manchester, Sheffield e Londres), Tony Fortuna e companhia começaram o ano de 2008 com a “Box Tour”. Depois de gravarem uma sessão “3 Pistas” para o programa ‘Portugália’ da Antena 3, que incluiu uma versão acústica de “Rehab” de Amy Winehouse, os D3O gravaram o álbum estreia, “Exposed”, produzido pelo holandês Wout Straatman (o mesmo de ‘Farewell’ – Sean Riley & The Slowriders) e editado em 2009.

No início de 2012, os D3O concluíram as gravações de novo álbum de originais, “Love Binder”, ainda com Miguel Benedito na bateria, entretanto emigrado para o Canadá.

Nito, ex-companheiro de Tony Fortuna nos míticos M’as Foice, foi o escolhido para substituir Miguel Benedito na bateria.

“Love Binder” foi editado no dia 2 de Setembro de 2013 e os D3O regressam ao seu habitat natural, o palco, com uma digressão extensa de 3 anos.

Em 2016 gravaram uma versão do clássico “I Put A Spell On You” de Screamin’ Jay Hawkins para a compilação “Sons Of Chaputa!” e uma sessão para o programa “Cover de Bruxelas” da Rádio Universidade de Coimbra com versões de “Human Fly” (Cramps) “He’s Waiting” (Sonics) e “Sea Of Love” (Phil Philips With The Twilights).

Em Junho de 2017, iniciaram as gravações de novo longa duração ainda com Nito na bateria, mas desta vez, foi Nito que emigrou para a Bulgária e o regressado Miguel Benedito assumiu novamente o lugar original.

Dia 09 de Novembro de 2017, no Festival Lux Interior, foi lançada a edição em vinil de “Exposed” que será apresentada no Sabotage.

Os The Parkinsons estão de regresso à vida, oito anos depois da última gravação. O novo disco, Back To Life, foi gravado no Loudstudio, em Coimbra, e editado em Setembro de 2012.

Aos três elementos originais, Afonso “Al Zheimer”, Victor Torpedo e Pedro Chau, junta-se agora o baterista Kaló (Bunnyranch, Tiguana Bibles, 77,Tédio Boys).

Se em termos sonoros há uma nítida mudança em relação ao passado da banda, em termos líricos a identidade continua intocável mantendo-se a mesmalinha de sempre, quase niilista, numa aversão constante a uma sociedade sem rumo.

Os The Parkinsons têm uma carreira dividida maioritariamente entre Portugal e o Reino Unido, são uma banda de culto e considerados por muitos como uma das melhores bandas Punk-Rock a surgir no circuito musical britânico no principio deste século, são inquietos, reivindicativos e altamente ruidosos.

“A Parkinsons gig is probably the closest most of us will come to experiencing what an early Sex Pistols appearance was actually like.

In The Guardian

 

+info em facebook.com/SabotageRockClub/