2017 Festivais Notícias Reportagens Super Bock Super Rock

23º Super Bock Super Rock’17, faltam 45 dias e o cartaz quase fechado

Os Red Hot Chili Peppers vão abrir com chave de ouro a edição deste ano do Festival. São uma das maiores bandas ao vivo da atualidade e este é definitivamente um dos concertos mais aguardados do Super Bock Super Rock. The New Power Generation feat. Bilal, Future, London Grammar e o super grupo luso-brasileiro Língua Franca são algumas das estreias mais aguardadas, bem como o projeto nacional Alexander Search, que junta Júlio Resende e Salvador Sobral. Foster the People, Kevin Morby, Tuxedo e James Vincent McMorrow vão apresentar novos álbuns. Deftones e Fatboy Slim são dois dos regressos mais esperados. O melhor da música portuguesa tem, como sempre, um destaque de excelência em todos os palcos.

As novas confirmações são para dois palcos já emblemáticos do Festival

Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman já passou pelas mais variadas edições do Super Bock Super Rock, deixando sempre bem vincadas as marcas da originalidade e da novidade que caracterizam as suas atuações em palco, sempre únicas e eletrizantes, levando ao limite da adrenalina o próprio artista e o público, surpreendido a cada atuação. Regressa este ano ao Festival, para um concerto de apresentação do novo álbum, em primeira mão e em estreia mundial, no Palco EDP, dia 13 de julho.

De um universo menos explosivo, mas igualmente carregado de emoções, chega do Canadá para atuar também no Palco EDP, Jessie Reyez, uma voz que flutua sobre uma guitarra acústica, e que já conquistou personalidades como Zane Lowe ou Elton John.

No Palco Carlsberg, como já é hábito, as sonoridades são de festa, para garantir que os três dias de Festival terminam com espírito de celebração. Dia 13 de julho, Xinobi + Moullinex, duas das mentes mais irrequietas, criativas e versáteis da música nacional, reúnem-se em palco para uma atuação conjunta.

Dia 14, mantém-se bem alta a fasquia da qualidade nacional em palco, com os ritmos luso-africanos minuciosamente explorados por Celeste/Mariposa e Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound. Será este também o palco que irá receber a apresentação ao vivo do disco de estreia da dupla Beatbombers. A infinidade de sons samplados, misturados e envolvidos pelos campeões do mundo de scratch e turntablism, DJ Ride e Stereossauro, vão tomar conta do Palco Carlsberg a 14 de julho, com convidados especiais entre os quais, se pode já revelar, encontraremos Maze e Slow J.

A encerrar da melhor maneira a 23ª edição do Super Bock Super Rock, passarão pelo Palco Carlsberg no dia 15 de julho, a DJ Monki, um dos nomes mais requisitados da música eletrónica no Reino Unido, o britânico sediado em Berlim Marquis Hawkes que, sem dar a cara, transforma experiências pessoais em música, sendo um dos nomes que mais tem crescido na cena house, e Magazino, alter ego de Luís Costa, uma das principais referências da música eletrónica feita em Portugal e apontado como os um dos melhores DJs portugueses.

Mas as novidades não se ficam pelo cartaz de Música…

23º Super Bock Super Rock – Amplificador da Arte Urbana

Desde 2015 que o Super Bock Super Rock está de regresso a Lisboa, assumindo um formato urbano de excelência, no Parque das Nações, um dos cenários mais impressionantes, modernos e icónicos da cidade. A música torna-se no contexto privilegiado para a ocupação e vivência deste local urbano de forma única.

Uma área na qual a marca Super Bock se afirma há vários anos, a Arte Urbana tem vindo, assim, espontânea e naturalmente, a ocupar um espaço cada vez mais importante no Festival.

Para 2017 pretende-se potenciar a urbanidade, através da apropriação criativa, interativa e surpreendente do espaço, criando assim um espaço público temporário, para uma experiência urbana única, numa extensão da cidade em Música.

Para o efeito, foi criada uma nova identidade visual e várias ações criativas e interativas, sob a chancela da Super Bock, que vão apropriar-se do recinto para uma maior aproximação entre esta expressão artística e o público.

Bordalo II cria peça icónica para o Super Bock Super Rock

Nascido em Lisboa em 1987, Bordalo II diz pertencer a ‘uma geração extremamente consumista e materialista’. Numa era em que a produção industrial de ‘coisas’ atinge o seu auge, o mesmo acontece com a produção de ‘desperdício’ e objetos não utilizados. “Desperdício” é utilizado pela sua definição abstrata: ‘one man’s trash is another man’s treasure’. Bordalo II cria, recria, reúne e desenvolve ideias com material em fim de vida e procura relacioná-lo com sustentabilidade, ecologia e consciência social.

É assim que, tendo a Música como mote e a convite da Super Bock, Bordalo II criará uma peça icónica de grandes dimensões que ocupará um espaço central no recinto do Super Bock Super Rock.

Workshop colaborativo em parceria com a Underdogs

Plataforma cultural baseada em Lisboa, o projeto Underdogs nasceu com o intuito de criar um espaço dentro da cena da arte contemporânea para artistas ligados às novas linguagens da cultura gráfica e visual inspiradas na urbanidade, acolhendo o estabelecimento de parcerias e esforços colaborativos entre criadores, agentes culturais, recintos de exposições e a cidade, contribuindo para uma ligação próxima entre estes e o público. Criada em 2010 e consolidada na sua presente forma desde 2013, o projeto Underdogs assenta em três áreas complementares: uma galeria de arte, uma programação de arte para o público e a produção de edições de arte originais e acessíveis.

A parceria com o Super Bock Super Rock nasceu em 2016 e terá continuidade na 23ª edição, oferecendo aos festivaleiros um workshop livre de iniciação ao graffiti na companhia do artista Gonçalo Mar.

Parceria com a FAHR 021.3

A parceria com o projeto criativo colaborativo de arte e arquitectura FAHR 021.3 nasceu na edição de 2015, a convite da Super Bock, com o objetivo de criar um enquadramento que torna os concertos dos artistas no Palco Super Bock únicos. Em 2016 esta parceria foi aprofundada e alargada à organização de todo o recinto, com o objetivo de tornar toda a experiência do público ainda mais confortável e potenciando a ligação com o rio Tejo.

Para 2017, estão previstas ações de arte urbana e de apropriação do espaço do recinto do Super Bock Super Rock, tais como “Nenúfares” sobre os espelhos de água no Rossio dos Olivais, que potenciam a qualidade do espaço de estar do recinto, ou a integração das Torres de Sinalética com necessidades de uso do próprio Festival. Pretende-se, acima de tudo, um maior diálogo com os elementos existentes durante todo o Festival.

A FAHR 021.3 conta ainda com o cenário do Palco Super Bock

A recém premiada estrutura de luz que integra o Palco Super Bock, irá beneficiar de uma ampliação. A ideia está lançada e propõe-se uma ampliação sobre o público numa experiência de imersão, aumentando assim, os limites de atuação do palco e potenciando o espetáculo e a música através da luz.

Sustentabilidade

A sustentabilidade tem tido um lugar especial nas preocupações do Super Bock Super Rock e este ano não é exceção. Uma novidade inovadora introduzida em 2016, os copos ecológicos reutilizáveis Super Bock, fruto da parceria com a multinacional francesa Ecocup, regressam em 2017. Será personalizada para o Super Bock Super Rock, uma edição de colecionador que contribuirá para a diminuição significativa destes resíduos no recinto e para as quantidades enviadas para reciclagem.

No momento de consumo da primeira cerveja será solicitado o valor simbólico de 2€, não se tratando de uma venda, mas sim de uma “caução” que poderá ser recuperada no próprio evento, caso o consumidor queira devolver o copo “amigo do ambiente”. Ao longo das várias horas de música, a cerveja é sempre servida num copo reutilizável novo, devendo o consumidor preservar e entregar o copo utilizado nos bares e quiosques existentes no recinto, sendo que quem quiser os poderá guardar para a posteridade. Vão estar disponíveis nos dois formatos habituais (25 cl e 50 cl).

App Super Bock Super Rock

A renovada app do Super Bock Super Rock traz algumas novidades, como desafios surpresa e jogos. A app contém ainda todas as informações úteis e a possibilidade de os utilizadores criarem a sua própria agenda de concertos do Festival e receberem alertas sobre o início dos mesmos, bem como notificações sempre que as novidades assim o justifiquem.

A app gratuita estará brevemente disponível para o sistema iOS na appStore e PlayStore, bastando pesquisar por “Super Bock Super Rock 2017”.

Rádio SBSR.FM pela primeira vez no Festival

Desde o passado dia 29 de novembro que o Super Bock Super Rock tem extensão radiofónica 24h sobre 24h, 365 dias por ano. Uma nova rádio, onde os temas já ouvidos em palco desfilam em paralelo com muitas novidades e sons emergentes, com uma atenção muito especial para a nova música portuguesa.

Para além da já anunciada curadoria na programação do Palco LG dedicado à música portuguesa, a SBSR.FM vai estar presente com estúdio móvel próprio, para emissão em direto, transmissão de concertos e entrevistas a artistas e público.

Mobilidade

Uber é a nova parceira de mobilidade do Super Bock Super Rock

Acessibilidade e conforto são palavras de ordem no formato assumido pelo Festival desde 2015. Um dos objetivos para 2017 é oferecer uma experiência de viagem ainda melhor aos festivaleiros. É por este motivo que a parceria a Uber e o Super Bock Super Rock quer ir mais longe e se traduz em várias iniciativas:
– Super Bock Super Rock na app da Uber: a tecnologia Uber permite criar perímetros geográficos na sua app de modo a facilitar o encontro de utilizadores e motoristas em pontos designados do recinto, facilitando a logística e evitando embaraços de trânsito. A experiência na app é simples e intuitiva, indicando de forma clara as diferentes opções de locais de partida aos utilizadores que pretendem sair do recinto
– Ponto de entrega e recolha de passageiros: haverá uma área dedicada dentro do Festival, onde os festivaleiros poderão aguardar pelo seu motorista, carregar o telefone ou navegar na internet.
– Oferta Uber aos visitantes do Festival: código promocional dedicado para o Super Bock Super Rock, que oferecerá uma viagem gratuita até 5€ a novos utilizadores.

CP – Comboios de Portugal

Reforços previstos e preços especiais para Longo Curso / Linha do Norte e Urbanos de Lisboa:

Longo Curso / Linha do Norte:
Quem vem do Norte, pode usufruir de duas vantagens:

Nos Urbanos do Porto, bilhetes a 2€, ida e volta, para fazer a ligação à Estação de Campanhã entre os dias 12 e 16 de Julho.

Nos Intercidades e Regionais/InterRegionais, desconto de 30% mediante apresentação do bilhete para o Festival numa bilheteira CP e em trânsito, nas viagens entre os dias 12 e 16 de Julho com destino a Lisboa Oriente.

Estas condições serão válidas no serviço regular e no comboio especial que se realiza na madrugada após cada dia do evento, com partida de Lisboa Oriente às 03:30.

Urbanos de Lisboa:
Bilhete Comboio (ida e volta) / diário: 2€

À venda na Blueticket e locais habituais, bem como nas bilheteiras das estações dos Urbanos de Lisboa – preço válido mediante apresentação do bilhete do festival.

Comboios Especiais nas noites de 13, 14 e 15 de julho:
Lisboa Oriente – Sintra: 02h30 e 04h30: Paragem em todas as estações, exceto Marvila.
Cais do Sodré – Cascais: 03h00 e 05h00: Paragem em todas as estações.

Toda a informação AQUI

Carris e Metro

Vá de Metro. Volte com a Carris.

Será efetuado reforço na rede de Metro até à 01h00, durante os dias do Festival. A partir deste horário o transporte será assegurado pela Carris.
Em parceria com a Carris e Metro, o Super Bock Super Rock transportará todos os festivaleiros. Após a 01h00 da manhã, o transporte será assegurado pela Carris que, para além das suas habituais carreiras e em parceria com o Festival, terá autocarros gratuitos que percorrerão a cidade desde a Gare do Oriente até ao Cais do Sodré.

Autocarro gratuito Carris: 01h00-05h00

Percurso com paragens: Est. Oriente – Av. Marechal Gomes da Costa – Rotunda do Aeroporto – Av. Brasil – Campo Grande – Av. República – Saldanha – Av. Fontes Pereira de Melo – Marquês de Pombal – Av. Liberdade – Restauradores – Rossio – Rua do Ouro – Praça do Comércio – Cais do Sodré

A Carris irá também disponibilizar uma ligação especial entre o Lisboa Camping & Bungalows e a Estação do Oriente.

Já confirmados:

13 de julho

Palco Super Bock – Red Hot Chili Peppers, The New Power Generation feat. Bilal,
Capitão Fausto
Palco EDP – The Legendary Tigerman, Kevin Morby, The Orwells, Boogarins,
Alexander Search
Palco Carlsberg – Tuxedo, Xinobi + Moullinex
Palco LG by SBSR.FM – Throes + The Shine, Manuel Fúria e os Náufragos,
Minta & The Brook Trout

14 de julho

Palco Super Bock – Future, London Grammar
Palco EDP – Língua Franca, Slow J, Jessie Reyez
Palco Carlsberg – Celeste/Mariposa, Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound, Beatbombers
Palco LG by SBSR.FM – NBC, Octa Push, Keso

15 de julho

Palco Super Bock – Deftones, Fatboy Slim, Foster the People
Palco EDP – Seu Jorge “The Life Aquatic”: Tributo a David Bowie, Silva, TaxiWars
James Vincent McMorrow, Bruno Pernadas
Palco Carlsberg – Monki, Marquis Hawkes, Magazino
Palco LG by SBSR.FM – Sensible Soccers, Black Bombaim, Stone Dead

Mais novidades a anunciar brevemente.

Mais novidades a anunciar brevemente.

Preço dos Bilhetes

Passe 3 dias – 109€
Bilhete Diário – 55€
Bilhete Diário VIP – 150€

(Bilhetes VIP garantem acesso ao frontstage do Palco Super Bock e do Palco EDP + acesso à zona reservada para convidados Super Bock)

Bilhete diário 13 de julho – ESGOTADO
Bilhete diário VIP 13 de julho – ESGOTADO
Fã Pack FNAC – ESGOTADO
Passe 3 dias VIP – ESGOTADO

Locais de Venda

Blueticket, Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), no Facebook, FNAC e em fnac.pt, lojas Worten, El Corte Inglês, ABEP, Portimão Arena; Turismo de Lisboa; lojas Media Markt; Bilheteiras MEO Arena; rede PAGAQUI; Agências Top Atlântico. Place & Tickets

Packs bilhete, alojamento e viagem

Place & Tickets
Espanha: Ticketea, lojas FNAC, Carrefour Viajes e Halcón Viajes, Masqueticket
Reino Unido: Festicket
Alemanha: Ticketmaster
França: FNAC, Carrefour, Géant, Magasins U, Intermarché, France Billet

O Música em DX esteve presente na edição de 2016, reportagem que pode recordar aqui.

+info em http://www.superbocksuperrock.pt/pt/pt/

Fotografia – Marta Louro
Promotor – Música no Coração