Nasce a rádio SBSR.fm, música autêntica 365 dias por ano. Um dos mais importantes festivais portugueses e europeus é agora, também, uma rádio. A partir de hoje, a nova rádio SBSR emite em 90.4 FM em Lisboa, em 91.0 FM no Porto, e em www.sbsr.fm .

A grelha semanal será constituída por

A Hora da Loira
Todas as semanas, Lara Marques Pereira convida uma figura pública para a happy hour da rádio, com um cocktail de conversa e música. Os convidados vêm falar do que fazem, do que gostam, podem partilhar confidências, escolhem canções para a ocasião e podem deixar propostas de Cultura, lazer e lifestyle para desafiar quem ouve.

Ciência Rítmica Avançada
Numa escolha diária, o Ciência Rítmica Avançada, propõe ao ouvinte as novidades e as peças fundamentais da cultura fonográfica do hip-hop, nacional e internacional, assim como a exposição das novas sonoridades emergentes deste género. Tudo isto, numa seleção pessoal e comentada, do rapper e produtor do Porto, Keso.

Vidro Azul
Duas horas de viagem, neste e noutro tempo, por paisagens de sombra e nevoeiro. Com Ricardo Mariano.

A Floresta Encantada
Viagem semanal pelo universo do rock psicadélico, prog, kraut e muito mais, com especial incidência nos anos 60 e 70. Recordam-se as bandas emblemáticas deste período, assim como as mais obscuras, mas que também contribuíram para o desenvolvimento musical dos anos seguintes, sem esquecer ainda os artistas portugueses (ou de expressão portuguesa) que tiveram grande impacto na era do psicadelismo e do rock progressivo. Com Ana Farinha & Tiago Castro.

Em Transe
Sessão de áudio hipnose, despida de palavras cantadas, onde a música instrumental é fundida para inventar uma banda sonora onírica e imaginada. Com Ricardo Mariano.

Ponto de Fuga
Na linha do horizonte, uma música. E, a partir dela, um convidado, músico ou melómano, é desafiado a escolher uma seleção de temas musicais, de vários géneros, e a falar sobre eles e sobre a sua atividade recente. Com Manuela Paraíso.

SBSR Clubbing (Playlist)
Na noite de 6ª Feira, os temas mais dançáveis das bandas que passam na SBSR.fm. De LCD Soundsystem a Chromeo, é a forma ideal para entrar no fim de semana. A dançar.

Câmara Lenta (Playlist)
Música suave para ajudar o acordar de fim de semana. Em escuta, temas do universo indie em formato mais acústico ou tranquilo, para acordar devagar…

The Selector
A melhor nova música britânica neste programa trazido pelo British Council.

Ponto Pê Tê
A nova música portuguesa está viva e é cada vez mais empolgante. A produção independente desafia a cada edição e merece por isso um espaço no éter dedicado à descoberta dos novos valores nacionais. Com Tiago Castro.

Blitz Rádio
Magazine semanal que resume a atualidade musical dos últimos sete dias. Tops, lançamentos, entrevistas e muita música nova com o selo da melhor revista da especialidade em Portugal. Com Nelson Ferreira.

A Ronda da Noite
Lara Marques Pereira é a DJ Lara Soft, com a proposta para uma noite de copos, numa ronda por Lisboa e Porto, com paragem nas melhores festas e pistas de dança. Em cada semana, um DJ, um programador ou proprietário, partilha uma lista de músicas incontornáveis para uma noite de festa. Um vez por mês, o programa é dedicado por inteiro ao local onde acontecem as festas da Rádio.

Espuma
As memórias do Indie Pop/rock de cariz mais alternativo que vão ficando na espuma dos dias, sem esquecer os temas que já todos ouvimos, mas que a própria memória foi deixando desvanecer. É o regresso ao contacto com quem gosta e se interessa por redescobrir o valor que as canções e as bandas vão deixando na história da música. Duas horas de rádio ao fim de semana, domingos entre as 14h as 16h, pelo prazer da música na SBSR, com Paulo Lázaro.

Rubricas diárias:
Memória – Recordações do rock independente (70s/ 80s/ 90s). Com Paulo Lázaro.
Palco SBSR – Música ao vivo, concertos emblemáticos à volta do globo.
Ponto Pê Tê – Extensão do programa de autor, destaque diário a uma música ou banda nacional. Com Tiago Castro.
Planeta Futuro – As novidades da música independente diariamente na SBSR.fm. Com Ricardo Mariano.
Relíquia – Obscuridades do tempo do vinil para redescobrir na SBSR.fm. Com Manuela Paraíso.
Agenda – Todos os dias, o mundo das artes em Lisboa e Porto, com destaques de exposições, cinema, teatro e concertos. Com Paulo Lázaro.

Como não podia deixar de ser, o dia de arranque deu-se ontem com a presença de artistas portugueses para performances especiais, em estúdio e não só:

9h-10h / em estúdio – Alek Rein
10h-11h / em estúdio – Flipe Sambado
11h-12h / em estúdio – Madrepaz
13h / na entrada do nº 25 da Rua Viriato – Tomás Wallenstein (Capitão Fausto)
14h-15h / em estúdio – Lur Lur
15h-16h / em estúdio – Golden Slumbers
16h-17h / em estúdio – Samuel Úria
17h-18h / em estúdio – Maze
18h-19h / em estúdio – Jibóia
19h-20h / em estúdio – Minta & The Brook Trout
20h-21h / em estúdio – Jasmim
21h-22h / em estúdio – Diamond Gloss

+info em sbsr.fm | facebook.com/sbsr