Notícias

WHY Portugal, Experiência portuguesa no Reeperbahn Festival 2016

Quatro artistas nacionais apresentaram-se em formato de showcase no passado dia 22 de setembro no Pooca Bar num evento promovido pela plataforma WHY Portugal, integrado na programação do próprio Reeperbahn Festival, uma das maiores feiras e festivais profissionais de música na Europa.

Esta comitiva composta pelos artistas First Breath After Coma, Neev, Surma e We Bless This Mess foi levada ao Festival através da plataforma de internacionalização WHY Portugal e representaram em Hamburgo os novos talentos da música portuguesa.

firstbreathaftercoma-1024

A missão no Reeperbahn Festival foi, nas palavras de Hugo Ferreira, representante de Surma e First Breath After Coma, “uma daquelas experiências que ficam e que marcam. Foi muito importante ter o envolvimento de um PR local e os contactos e promoções localizadas que se foram estabelecendo antes do evento acabaram por ser determinantes para que a sala onde os projetos portugueses se apresentaram ao vivo estivesse completamente à pinha e com fila na entrada”.

Em efeitos práticos, Hugo Ferreira admite que graças a esta presença no Reeperbahn promovida pela WHY Portugal “estamos já a desenvolver contactos com várias agências de booking (Alemanha, Holanda, França e Reino Unido) e há bons indicadores para possível licenciamento dos discos noutros territórios”.

Os First Breath After Coma, por exemplo, têm já cinco concertos marcados em diferentes cidades alemãs, como resultado direto da participação no Reeperbahn Festival:
17 Reutlingen (Kultulzentrum Franz k.)
18 Hannover (Café Glocksee)
19 Krefeld (Kulturrampe)
20 Berlin (Monarch)
22 Kassel (Schlachthof)

A banda comenta estes resultados dizendo que

“foi muito gratificante ter recebido contactos de agências e de algumas salas logo no dia seguinte ao concerto. Ter conseguido entrar no mercado alemão com uma tour de várias datas (…) é sinal de que vale a pena acreditar naquilo que fazemos”.

weblessthismess-1024

Falando também dos resultados e estratégia da comitiva portuguesa, Nélson Reis do We Bless This Mess, afirmou que sentiu

“que houve bastante interesse na noite de showcases portugueses. Teve casa cheia no Pocca Bar e todas as bandas tiveram uma performance mesmo boa. No resto do festival o nosso objetivo era fazer com que a indústria da música portuguesa fosse ouvida nas pro-meetings”.

Emerson Ferreira, representante da Red Mojo, garante que a comitiva portuguesa foi bem recebida em Hamburgo e faz um balanço “muito bom (…) acho que ficou provado que as bandas portugueses estão para ficar no panorama internacional”.

“As perspectivas são boas mas não nos podemos deslumbrar e temos que ter noção de que os follow ups e o crescente investimento são decisivos para que a estratégia de internacionalização possa ser sustentada e venha a trazer resultados”

, finaliza Hugo Ferreira sobre a experiência no Reeperbahn Festival,

Esta missão aponta bem o futuro da plataforma WHY Portugal no contexto pré-Eurosonic Country Focus em 2017.

Esta ação de internacionalização WHY Portugal contou com o apoio do Fundo Cultural da Audiogest e Fundação GDA.

+info em https://www.facebook.com/whyportugalorg/