Concertos Reportagens

O cantinho dos Boogarins

Não há duas sem três, e de certeza que não haverá quatro sem três. O fenómeno Boogarins todos os meses aumenta de dimensão cá nestes lados do burgo, e prova disso foi a enchente que se viu no passado sábado no Musicbox. O festim foi muito supimpa, como se diz na terra do nosso país irmão, e a promessa de vir cá já no próximo ano para apresentar o terceiro álbum, está feita.

Primeiramente, Fora Temer. Quer dizer, nem foi das primeiras coisas que se ouviu, mas claro que não faltou referência à crise política que se está a sentir no Brasil. Contudo, a noite era de festa, não fosse também o facto do baterista, Ynaiã, celebrar o seu aniversário.

20160903 - Concerto - Boogarins @ Musicbox Lisboa

Com um atrasosinho, como dita a praxe, o quarteto de Goiânia foi bem recebido e como retribuição, o público foi brindado com Manual e As Plantas que Curam, os dois álbuns da banda. A acrescentar alguns temas do novo álbum, a sair algures no início de 2017.

Com Dinho, o vocalista, sempre sorridente de início ao fim, aquela banda que se tornou uma certeza naquela noite, ofereceu-nos momentos brilhantes de psicadelismo, como o Infinu, em que, por momentos, temos umas dúvidas existenciais sobre o que estaremos ali a fazer. Dúvidas dissipadas com o San Lorenzo ou o Doce.

20160903 - Concerto - Boogarins @ Musicbox Lisboa

Com direito a apagar as velas de um bolo de aniversário, Ynaiã também teve um momento de pedido de presente. Isto porque, da primeira vez que actuaram no Musicbox, “o cheiro da partilha chegava ao palco”, mas tal ainda não tinha acontecido. Foi uma questão de momentos, já que houve alguém que se fez chegar à frente e partilhar a sua prenda com a banda.

20160903 - Concerto - Boogarins @ Musicbox Lisboa

Do novo álbum, as faixas que nos foram presenteadas prometem um trabalho de continuidade muito positivo, com registos semelhantes ao Manual. No ouvido ficou o nome d’O Corredor Polonês [polaco em pt-pt], capaz de abanar a ginga de qualquer um.

Contas feitas, o balanço de mais uma passagem dos Boogarins por Portugal é francamente positivo, sendo que já há aquele sentimento partilhado pelos dois países que têm a mesma língua, neste caso, a saudade.

Texto – Carlos Sousa Vieira
Fotografia – Luis Sousa