Notícias

Apresentação da plataforma Why Portugal em Lisboa

Na passada 5ª feira dia 25 de Fevereiro, teve lugar na sala multiusos do Centro de Inovação da Mouraria a apresentação da plataforma digital Why Portugal. Jorge Bizarro, presidente da Associação de Músicos Artistas e Editoras independentes (AMAEI), e Jorge Alexandre Lopes da Antena 3 explicaram-nos como a indústria da música em Portugal pode começar a estar organizada e profissionalizada.

Com o propósito de preparar os managers, agentes e labels cujos artistas serão selecionados para estarem presentes no próximo Eurosonic 2017 (entre 20 a 25 artistas neste ano de country focus em Portugal), o site Why Portugal pretende ser a plataforma digital onde irá agregar todos os actores desta indústria. Sob o design e gestão de Hugo Ferreira, parte de um consórcio de associações profissionais que inclui a AMAEI, a APORFEST e o MMF Portugal, Why Portugal será uma montra de artistas profissionais “virada mais para a indústria do que para o público em geral”.

Jorge Alexandre Lopes fez uma retrospectiva histórica do Eurosonic desde que a Antena 3 esteve presente como media partner, partilhando os artistas que por lá passaram e algumas dicas importantes para a preparação daqueles que irão em 2017. O festival é uma porta para a internacionalização da música. Uma oportunidade única para criar contactos e network, pois para além dos showcases nocturnos, há dezenas de conferências diárias, speed-meetings, workshops e showcases diurnos. Nuno Saraiva (vice-presidente da AMAEI) fez referência a esta dinâmica profissional, que para além de ser intensa é extremamente exigente obrigando os profissionais a uma calendarização e agendamento prévio de reuniões profissionais nestes eventos. De forma a capacitar o sector, o WHY Portugal irá ainda organizar workshops de capacitação que terão início em Outubro/Novembro e decorrerão até Dezembro/Janeiro, sendo o festival entre 11 e 14 de Janeiro de 2017.

A partir de 13 de Abril, poderão preencher um formulário on-line na plataforma Why Portugal e enviar. A equipa do Why Portugal não se compromete a dar feedback aos candidatos nem é da sua competência a selecção dos mesmos em cada evento externo. A escolha editorial e programática será sempre da organização do Eurosonic, e em princípio será anunciada em Setembro. Os incluídos na plataforma WHY Portugal poderão ser artistas, managers, editoras, media, etc. desde que já tenham uma estrutura de export e os conteúdos bilingue (PT e EN). Um dos objetivos é tudo estar ligado entre si, em hiperligações. Por exemplo, uma banda em ligação com a sua editora, com o manager, com os media, com o seu agente.

Portugal como focus country no Eurosonic 2017 foi o mote para a criação do Why Portugal, porém a intenção desta parceria é continuar a crescer tornando-se um espaço fundamental de sinergias para os profissionais da indústria da música. “Mais do que para as bandas, é unir a indústria de forma mostrar lá fora que temos estúdios bons, temos dos melhores festivais da europa (…) existe ainda algum preconceito em relação a Portugal, esta é uma boa oportunidade para mudar isto”, reforça Jorge Bizarro.

Calendarização
14 de Abril plataforma on-line, inicio da recepção de candidaturas.
Setembro – selecção dos artistas pelo Eurosonic
Outubro/Dezembro – Workshops de capacitação
Novembro – no decorrer do Web Summit os artistas selecionados actuarão no Music Box, que terá transmissão em directo pela Antena 3 e, possivelmente em programas semanais pela RTP
Setembro a Dezembro – cobertura mediática dos artistas selecionados.

Sobre a plataforma WHY Portugal:

WHY Portugal | http://www.whyportugal.org

AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org

Antena 3 | http://antena3.rtp.pt

Sobre o Eurosonic:

Eurosonic Noorderslag acontece na cidade holandesa de Groningen e celebrou a sua 30ª edição este ano. Conta com mais de 3.900 profissionais da indústria da música, mais de 340 showcases de artistas holandeses e internacionais e 175 painéis e conferências. É o ponto de partida para o debate e principal rede de contactos para a indústria da música internacional focado na música europeia, digressões, festivais, música ao vivo e media.

Mais informações:
WHY Portugal | http://www.whyportugal.org
AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org
Antena 3 | http://antena3.rtp.pt

Texto – Carla Sancho