Concertos Reportagens

Final da 2ª Edição do EDP Live Bands – Lx Factory

No dia em que a LX Factory abriu as portas à cidade (Open Day), onde tudo se vendia com muita animação e experiências sensoriais, aproveitámos e fomos experienciar a grande Final da 2ª Edição do EDP Live Bands.

Estivemos no backstage a ver o ambiente e o nervosismo das 8 bandas finalistas. Enquanto uns jantavam, outros ensaiavam os instrumentos, e outros simplesmente descontraiam nos momentos que antecediam a subida ao palco.

[Backstage]

Pouco passava das 21h30, quando entrou o júri (Blitz, Rádio Comercial, Everything is News, EDP Comercial e Sony Music) e a apresentadora da Rádio Comercial deu início a uma longa noite de música.

Casuar abriu as hostes da grande final, e utilizando a técnica de David Santos (loop) incentivou o público a ajudar no refrão para compor os dois temas que tocou. Divertido e descontraído, superou o desafio nesta forma peculiar e arriscada de fazer canções!

[Casuar]

Barry With GoneWrong (BWGW) sobem ao palco, com o tema “Dynamite” e “Glamour Road”, colorindo o palco com meia dúzia de músicos, entre as os quais duas meninas bem dispostas no coro.

[Barry White Gone Wrong]

Palco cheio de músicos esteve também com Light Gun Fire, que com um rock-folk nos animou durante a sua actuação. Os instrumentos de sopro deram um ritmo dançante, e um coro a compor o ramalhete.

[Light Gun Fire]

Marble Avenue chegam de Coimbra e sobem ao palco quando já íamos a meio das 8 actuações. Alguns dos músicos ainda estudantes da academia de Coimbra, mas todos eles foram atrás do sonho de editar um CD (em Londres) e de fazerem estrada!

[Marble Avenue]

Daniel Kemish, o músico inglês a viver em Tavira e que toca música americana, surpreende-nos com um cenário country terracota. Maturidade é o adjectivo que caracteriza o Daniel Kemisch, mas apesar disso não deixou de revelar uma certa humildade quando reconhece a enorme importância de ganhar este concurso.

[Daniel Kemish]

Do Norte alentejano chegam os Made In que, para mim, foram a grande surpresa da noite! Nada que ver com o vídeo de apresentação, em que timidamente caminham pelas ruas de Elvas, cidade onde vivem. No palco revelam uma seriedade instrumental, e um rock cheio de presença!

[Made In]

Vindos de Vila Franca de Xira, e com o maior grupo de fãs de todas as bandas finalistas, os 4 Folks são a (única) banda de rock das finalistas que canta em português! Andrea Verdugo (a vocalista) entra em palco já com os 3 músicos dos 4Folks a tocar, e marca a sua presença com uma identidade muito própria!

[4 Folks]

Já tínhamos ouvido 14 músicas (2 por banda) e ainda nos faltava ouvir pelo menos mais 2 da última banda, Cavaliers of Fun. “Atmosferas cósmicas e pop futurista”, a música electrónica por excelência a fechar a noite da finalíssima da 2ª Edição do EDP Live Bands!

[Cavaliers of Fun]

Enquanto o júri reunia para escolher qual a banda que irá actuar no Passeio Marítimo de Algés e em Bilbao, os Caelum’s Edge vencedores da 1ª edição subiram ao palco e, “desabrocharam”! Isso mesmo, de meninos imberbes aparecem-nos agora com uma presença mais madura! Um vocalista mais arrojado com uma fatiota a condizer (blusão à Joe Strummer) e uma pose de artista (que o diga o Luís Sousa)!

Um baixista mais atrevido, solto e divertido! Os estúdios da Sony Music fazem isto aos músicos, dão-lhes confiança e contribuem para o acreditar de que o futuro pode ser mais optimista! Os músicos que tinham estado a tocar andavam por ali entre o público, a tentar descontrair entre beijocas e imperiais, ansiando pelo resultado.

[Caelum’s Edge]

Já a noite ia longa quando o júri sobe ao palco e lê o veredicto final – de comunicar a banda que irá gravar um CD com a chancela da Sony Music e subir aos palcos de dois dos festivais de verão mais fortes da península ibérica. Antes de anunciarem o grande finalista, o júri comunica que decidiu abrir uma excepção e atribuir uma “menção honrosa”, o que se traduz na actuação no palco principal do festival NOS Alive, e chamam Daniel Kemish ao palco! Sem mais momentos de suspense, os Cavaliers of Fun são anunciados como os grandes finalistas desta 2º edição!

[Entrega de Prémios]

A festa continuou com For Pete Sake, outra das bandas convidadas, e a movida na Lx Factory esteve ao rubro até altas horas da noite, entre as alegrias e uns e as tristezas de outros!

[For Pete Sake]

Resta-nos agora esperar por ver o Ricco Vitali, o Nikko, e o Daniel e o seu companheiro, no palco principal do NOS Alive 2015 no 2º fim-de-semana de Julho! Quanto ao EDP Live Bands, para o ano há mais!

[Outras fotografias da noite]

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa