Concertos Reportagens

Royal Blood, duo em modo explosivo.

Após a desilusão que foi para os fãs o cancelamento do primeiro concerto marcado no final do ano passado, o duo britânico Royal Blood não quis deixar Portugal “a seco”, e remarcou nova data para dia 2 de Abril. Se o primeiro concerto estava marcado para o Armazém F, uma sala tradicionalmente rockeira e simultaneamente acolhedora pela proximidade dos artistas com o público, esta segunda data foi marcada para o mítico Coliseu de Lisboa devido à enorme procura que teve talvez causado inesperadamente pelo “fail” anterior.

A acompanhar os Royal Blood vieram os Bad Breeding, uma banda punk ao melhor estilo norte londrino, que proporcionaram um concerto hiper intenso e em “strobe” durante a maioria da meia hora de espetáculo – “coitados” dos fotógrafos…. Não tivéssemos nós cruzado com a banda numa sessão de selfies “non stop” com fãs à saída, e diríamos que a performance do vocalista estaria altamente afetada por substâncias “nada legais”. Concluímos que ao bom estilo do melhor punk londrino dos anos 80 e 90, também estes meninos são excelentes atores e “performers” em palco. Gostámos, e sinceramente, gostávamos de repetir a dose numa sala mais pequena e sem “fosso” .

Royal Blood. Bom, Royal Blood não seria à partida um nome para encher o Coliseu. O armazém F seria o mais seguro à meses atrás, quando da primeira data marcada. No entanto, estes 2 meninos que se juntaram em 2013 para, com uma bateria e um baixo + voz, “do nada”, passarem a constar do leque de bandas revelação que mais “abanaram” a cena musical europeia. Para uma banda que, mal acabou de abrir os olhos, passar por um dos maiores festivais do mundo – Glastonbury – e fazer a primeira parte dos consagrados Arctic Monkeys, suscitava no mínimo uma enorme curiosidade em os ver pela primeira vez ao vivo em Portugal. A promotora Everything is New antecipou a enorme procura que a banda teve para a segunda marcação do concerto em Lisboa, e “desviou” o concerto do Armazém F para o Coliseu. Em boa hora, dizemos nós. Não só quase esgotou o Coliseu, como proporcionou à banda “tocar numa das salas mais bonitas da tournée europeia” que acabou agora em Portugal. Dos temas esperados, “Come On Over”, “Careless”, ou “Out of the Black” (que dá o nome ao EP lançado à um ano), foram presença obrigatória numa noite onde a banda foi diversas vezes aclamada em bom som pelo público que gritava pelo seu nome entre músicas. Na nossa opinião os Royal Blood têm tudo para se tornarem rapidamente num dos maiores fenómenos emergentes da música britânica.

O duo segue agora para os Estados Unidos e Canada, com mais 39 datas (!!!) agendadas pelo continente norte americano. O álbum “Royal Blood” lançado no verão passado é um êxito, e embora regressem à Europa a meio de Agosto, deverão passar obrigatoriamente pelos últimos festivais de verão na Europa.

Alinhamento completo do concerto no Coliseu de Lisboa:
1. Hole
2. Come On Over
3. You Can Be So Cruel
4. Figure It Out
5. Better Strangers
6. Little Monster
7. Blood Hands
8. On Trick Pony
9. Careless
10. Ten Tonne Skeleton
11. Loose Change
12. Out of the Black

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa
Promotor – Everything is New