Notícias

A febre psicadélica

Na antecâmara de uma série de festivais dedicados ao rock psicadélico, vale a pena verificar como é que este fenómeno, o de massificação de festivais anda a acontecer em Portugal.

É já no próximo dia 4 de Abril que iremos ter, bem pertinho do Cais do Sodré, no Room5, o Sound Bay Fest. Radio Moscow é a atracção principal, de uma noite que vai contar com a presença de várias bandas, tanto portuguesas (Jibóia, Black Bombaim, entre vários) como estrangeiros. The Picturebooks são outra das bandas de renome que irá passar pelo festival. Quanto a preços, são 25 euros o bilhete até à véspera, 30 à porta.

Quem quiser esperar uma semana, dia 10 e 11 no Teatro do Bairro, ocorrerá o Lisboa Psych Fest, que contará com várias bandas portuguesas e do Reino Unido, como Keep Razors Sharp ou The Vacant Lots. Os bilhetes andam à volta dos 12 e 15 euros, se for comprado com antecedência e os 20 e 25, se for no dias dos festivais.

Para quem quiser poupar uns trocos e partir à descoberta, ou então continuar a festa noutro sítio, recomenda-se vivamente o Sabotage Rock Club, no Cais do Sodré. Para quem não sabe, o Sabotage acaba por ser uma “academia”, no bom sentido da palavra para o Reverence Valada, o santo graal dos festivais de rock psicadélico em Portugal, que vai para a segunda edição este ano, e que teve mais quatro confirmações anunciadas na passada semana, como já foi aliás anunciado no nosso site.

Mas não é só o Reverence. O Milhões de Festa também é uma porta de entrada para estas bandas. Mas estamos a falar do verão, e ainda agora começou a primavera e ainda falta muito tempo. O que vale é que há festivais que nos mantêm entretidos.

O fenómeno continua a crescer, e ainda bem, porque acaba por ser uma lufada de ar fresco para os festivais, ditos de massas, que cada vez mais apostam em bandas comerciais e one hit bands, que se estão num palco principal um ano, no seguinte desaparecem do mapa (sem recuar muito tempo, ao ano passado, The Lumineers, no NOS Alive).

Mais informação em
Festival Sound Bay Fest – https://www.musicaemdx.pt/events/20150404-sound-bay-fest/
Festival Lisbon Psych Fest – https://www.musicaemdx.pt/events/lisbon-psych-fest/
Festival Reverence Valada – https://www.musicaemdx.pt/events/reverence-valada-2015/
Festival Milhões de Festa – http://www.milhoesdefesta.com/

Texto – Carlos Sousa Vieira