Concertos Reportagens

EM CASA COM NBC

A história de NBC confunde-se com a história de Timóteo Deus Santos, natural de São Tomé, que cresceu em Torres Vedras e aí criou as suas maiores raízes.

Quando em 1993 se lançou para a música, e poucos anos mais tarde todos o conheciam como um dos intervenientes maiores do hip pop português a par de Valete, General D ou ainda Sam The Kid, as raízes que o fizeram crescer mantiveram-se fortes e duradouras até hoje. Foi exactamente a força dessas raízes que testemunhámos em Torres Vedras em mais um grande concerto da Transforma.

Os concertos da Transforma têm-se revelado de forma surpreendentemente agradável concertos íntimos. O espaço CAIXA é acolhedor, confortável, o som alinhado e com qualidade, e os artistas sentem-se em casa. E mais em casa que NBC, em Torres Vedras, é impossível. Ao lado dos seus amigos de sempre, levou-nos a todos a sentirmos-mos como fazendo parte da sua história, dos tempos em que parodiava com os amigos na escola, ou nos tempos em que cruzava as ruas do centro histórico. Nós sentimos-mos como fazendo parte desta história. E foi bom.

NBC, ou Timóteo para os amigos, é um comunicador nato, mas também é um “animal” em palco. Os 40 anos já lhe conferem a experiência suficiente para escolher quem o acompanha neste novo caminho que para si decidiu desde Março deste ano. A banda composta de jovens talentos têm muito a aprender, mas também muito para dar a NBC neste seu novo EP “Epidemia” que percorre o país com a Tour 40/20. O nome da Tour não é inocente. 40 do lado da experiência, com muitos 20’s do lado do talento que acompanha NBC.

No passado dia 8 de Novembro, na Transforma, pudemos ouvir temas como “Neve”, “Bem-vindo ao Passado” (tema com letra de “I Used to Love You” de John Legend), “É de mim que eu falo”, ou “Acreditei” em versão reggae.

“Gratia” foi também um dos temas que pudemos ouvir, e é o título do novo single de NBC que fará parte do álbum do próximo ano, sendo já considerado uma das suas melhores músicas de sempre. É uma quase melodia de embalar, que sossega e desassossega. Fala da gratidão no tempo certo, de um gesto simples para com alguém que mudou a sua vida: “Tudo o que és para mim, eu estou grato”. A letra e música são da autoria de NBC e a produção ficou a cargo de Guilherme Salgueiro, Liberdade e de Dj X-Acto, que também assinou a mistura.

O Hip Hop não tem sido frequente no Música em DX, reconheçamos. Mas sempre que com ele nos cruzamos – com NBC é a segunda vez depois da homenagem a General D no Largo Intendente – é muito bom, e só temos a agradecer. Obrigado NBC pela noite quente em tua casa.

Quem quiser ver ou rever NBC pode aproveitar a excelente oportunidade de o fazer já na próxima semana, NBC vai estar presente no Vodafone Mexefest, dia 28 de Novembro, das 20h às 20h50 na Casa Alentejo em Lisboa.

Texto e Fotografia – Luis Sousa
Promotor – Transforma