Notícias

Pop Dell’Arte regressam com concerto único no Porto

Os Pop Dellʼ Arte são um projecto musical criado por João Peste no início do ano de 1985, que nesse mesmo ano concorreu à 2a edição do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-vous, tendo ganho não só o prémio de originalidade do referido concurso, mas a atenção da crítica e uma legião de seguidores que os seguia por todo o
lado onde tocavam. “É preciso amar as contradições”, assim se dizia numa das suas canções mais emblemáticas, Illogik Plastik, e era exactamente este o espírito deste projecto transgressivo, que misturava as influências musicais mais díspares e contraditórias com poemas fonéticos de inspiração dada e futurista, evocações de Warhol, Duchamp e Picabia, referências cinematográficas a Fassbinder, Antonioni e Fellini.

Em cerca de 30 anos de carreira, os Pop Dellʼ Arte deram vários concertos históricos em Lisboa (Rock Rendez-vous, Aula Magna, Music Box, Ritz Club, Cinema Alvalade, Fórum Roma) e também no Porto (Teatro Rivoli, Mercado Ferreira Borges, Aniki Bó-Bó, Cinema Passos Manuel) e noutros pontos do país (Aveiro, Coimbra, Évora, Braga, Leiria) e do estrangeiro (Barcelona, Londres, Vigo). Em 2020, estão de volta com um disco de originais, o novo “Transgressio Global”, gravado e misturado entre 2017 e 2019, conta com 21 faixas, onde se visitam várias épocas históricas – “como se o tempo se comprimisse num presente feito de vários tempos”, explicou João Peste – e se exploram várias sonoridades, mantendo sempre a identidade musical transgressiva dos Pop DellʼArte. Assim, ao ouvi-lo, tanto é possível encontrar a poesia de Camões ou de Catulo, uma versão do clássico “El Derecho de Vivir en Paz” de Vitor Jara, bem como referências dispersas à mitologia greco-romana, ao panoptismo das sociedades de controlo contemporâneas, a Michel Foucalt, a Arvo Pärt, a Picasso, aos Sex Pistols ou aos Doors.

Os Pop DellʼArte regressam com um espectáculo novo, “Transgressio Days”, e com o mesmo idealismo de sempre e as tão amadas contradições destes e outros tempos.

Formação actual:
João Peste (Voz)
Zé Pedro Moura (Baixo)
Paulo Monteiro (Guitarras & Samplers)
Ricardo Martins (Bateria & Percussões)

HARD CLUB (Porto) Dia 29 de Março

Mais informação em https://www.facebook.com/events/2134315843607743

© Artwork de Paulo Scavullo