2023 EVIL LIVƎ Festivais Reportagens

O caos instalado com Soulfly e Pantera. A reportagem fotográfica do primeiro dia de EVIL LIVƎ Festival’23.

Numa semana recheada de grandes concertos na cena mais dura – recorde-se o inicio de semana com Rammstein no Estádio da Luz, ou Madball ontem no RCA Club em Lisboa, o Voa.Rocks deu lugar a um novo festival de Metal em Lisboa pela mão da Prime Artists. Da mesma forma que na edição de 2019 do Voa.Rocks, o agora EVIL LIVƎ Festival realizou-se no Altice Arena durante dois dias, durante os eventualmente improváveis passados 4ªfeira e 5ªfeira, dias 28 e 29 de Junho. Seguindo a linha que já nos habituara, e que também é a linha dos concertos promovidos pela Prime Artists em Portugal, o Metal nas suas mais diversas vertentes e o Hardcore foram denominadores comuns nestes dois dias.

O primeiro dia, 4ªfeira 28 de Junho, dedicado a uma faixa etária diferente da do segundo dia, provou que se em alguns casos (bandas) a questão dos fãs metaleiros é de facto geracional, noutros casos nem tanto (neste dia tivemos a oportunidade de rever aqueles amigos que nunca mudaram desde o Liceu nos anos’80). O cartaz, com abertura de portas às 16h30, prometia, e propôs-nos Mammoth WVH (de Wolfgang Van Halen), Vended, Elegant Weapons, Soulfly, Alter Bridge, e por último, Pantera.

Por motivos profissionais (relacionado com aquele trabalho que nos permite pagar o “chocapic” mensal), apenas conseguimos estar presentes a partir do concerto de Soulfly – que brutalidade de concerto, liderado por Max Cavalera, a incitar contantemente a “porrada!!!”. Honestamente, apesar da virtuosidade de Mark Tremonti ou mesmo Miles Kennedy na guitarra em Alter Bridge, o que aguardávamos ansiosamente era o concerto de Pantera para revermos aqueles tais amigos do liceu. No geral foi um primeiro dia duríssimo, em especial para os vários seguranças da frente de palco, os quais parabenizamos pela paciência e cuidado com que recebem os fãs mais acérrimos do verdadeiro crowsurf – aqui sim, há motivos para isso.

A nossa equipa de reportagem foi representada apenas pelo nosso fotógrafo Luis Sousa, que nos mostra como estes três concertos aconteceram.

PANTERA

ALTER BRIDGE

SOULFLY

AMBIENTE