Notícias

Glockenwise lançam vídeo da Margem em vésperas dos concertos de Lisboa e Braga

Em vésperas dos concertos de apresentação de Gótico Português na Culturgest em Lisboa (12 de maio) e gnration em Braga (20 de maio), os Glockenwise lançam um vídeo para a Margem, a primeira canção do aclamado novo disco da banda de Barcelos, lançado em fevereiro deste ano.
Há um Portugal a fervilhar na margem, abundante em manifestações culturais interessantes e bizarras, rico e diverso em tradições visuais e orais. Onírico, criativo e surpreendente. Há um Portugal esquecido na margem, sedento de representação, mas obstinado, que se arregaça para ocupar de forma inventiva o vazio deixado pelas carências materiais, culturais e metafísicas.” [citação da banda retirada do comunicado enviado à imprensa aquando do lançamento de Gótico Português].
Realizado por Ana Mariz, e tendo a artista Barcelense Juliana Julieta como principal protagonista, o vídeo foi parcialmente rodado no Museu de Lamas, espaço que serviu como umas das inspirações para a estética visual e emocional do Gótico Português.

Sobre o vídeo a realizadora esclarece: “Pareceu-me que esta junção, entre as imagens documentais e as filmadas neste espaço místico – que nos trouxe o Museu de Lamas -, poderia ser uma forma interessante de falar sobre este processo de tentar encontrar uma memória coletiva específica. Se por um lado tentei retratá-la a partir de ações (e não bibelots), por outro tentei retirar aos objetos utilitários a sua função e assim transformá-los em ícones, são objetos emocionais.“.
Depois de passagens recentes por Barcelos, Guimarães, Viseu, Aveiro e Vila das Aves, a banda regressa aos palcos já em maio para apresentações especiais de Gótico Português no Auditório Emílio Rui Vilar da Culturgest, em Lisboa, no dia 12 de maio (bilhetes e informações aqui) e na blackbox do gnration, em Braga, no dia 20 de maio (bilhetes e informações aqui).
A digressão continuará nos meses seguintes, com passagens por Ílhavo (16 de junho, local a anunciar), Porto (1 de julhoPlano B), Sesimbra (14 de julhoSuper Bock Super Rock) e Cabeceiras de Basto (Poço de Noção29 de julho), entre outras datas a anunciar brevemente.