Concertos Reportagens

Mars County, vencedores do XXVII Festival de Música Moderna de Corroios

A 27ª edição do Festival de Música Moderna de Corroios aconteceu no passado dia 1 de Abril e não podia ter sido mais intensa, emocionante e mais carregada de rock’n’roll. As bandas finalistas foram os Melodraw, Wildchains e Mars County.

A abrir as hostes e já com uma casa muito bem composta (talvez a noite com mais gente de todas as sessões e finais que assisti) o rock bem rendilhado e inspirado dos Melodraw.
Já com mais de 10 anos de carreira provaram que é possível misturar rock’n’roll com pop e algum experimentalismo. Tudo com os pés bem assentes na terra mas com a responsabilidade de nos levantar os nossos! 

De seguida, vindos de Braga, os Wildchains. Talvez a banda mais fraca da noite. Não por serem maus músicos, pois não são! Apenas não saberem executar melhor o talento que têm. O rock que tocam soa a Pearl Jam versão hard e, apesar da brilhante entrega e presença em palco, a música que os acompanha fica aquém daquilo que poderiam fazer. 

A encerrar as bandas a concurso, os Mars County. Com um rasto de bom gosto pelo que nos chega da América e uma excelente composição, não foram precisos muitos segundos para provarem que o rock lhe está na alma, no corpo e nos dedos. Duas guitarras, bateria, voz e um amp de baixo foi o que precisaram para prender o público e fazê-lo render-se diante de si. O rock, o folk e todas as composições que nos fazem lembrar o calor sentido num Whisky a Go Go ou até no deserto de Mojave. Sem o saber, já tinham ganho e a vitória foi depois confirmada pelo júri!

Em segundo lugar Wildchains e em terceiro Melodraw. 

Como se o coração não tivesse acelerado o suficiente foi-nos ainda injectada a adrenalina de nome Victor Torpedo e os seus Pop Kids.
Num rasgo de loucura, daquela que nos faz falta, encheu-nos de uma hora de puro rock’n’roll alucinante, cru e coberto de resquícios de caves londrinas. Synth rock, punk, rock’n’roll, saltos, devaneios, pessoas no palco e a liberdade genuína que nos dá esta família gigante que se apelida de rock’n’roll.

Parabéns às bandas e à organização daquele que é um dos concursos mais genuínos e sinceros do nosso país.