Notícias

Tracy Vandal & John Mercy lançam Midnight Presents

O álbum Midnight Presents é o fruto da longa parceria da vocalista escocesa Tracy Vandal (Tiguana Bibles) e do multi-instrumentista João Rui (John Mercy, a Jigsaw). É um álbum feito de memórias e raízes, através de canções que influenciaram músicos que transformaram o panorama musical alternativo. São canções que influenciaram artistas como Tom Waits, Johnny Cash, Nick Cave entre tantos outros. Este álbum assegura que estas músicas são devolvidas à vida através dos olhos e da arte de Tracy Vandal e John Mercy, para que possam seguir o seu caminho e continuar a inspirar outras gerações de escritores e cantores, com um toque vincadamente seu.

Tracy Vandal escolheu intencionalmente temas que são originalmente interpretados por homens de forma a encontrar uma outra perspetiva, mas nunca sem deixar que o tema se desenquadre do espectro das canções mais negras do Folk Americano. São histórias de perda, injustiça, redenção e que lidam também, inevitavelmente, com a perda do amor.
Um disco para degustar lentamente, se possível à lareira acompanhados do breu do céu!

Ao vivo, são acompanhados por um naipe de músicos invejável: no baixo Pedro Antunes (Bunny Ranch, Wipeout Beat, Subway Riders, Psicotronics, John Mercy & The Dead Beats), nas teclas Sérgio Costa (Belle Chase Hotel, Animais, Mancines, Millions) e na bateria por Luis Formiga (Animais, Mancines, John Mercy & The Dead Beats)

O álbum foi gravado por John Mercy e Tracy Vandal no Blue House Studio em Coimbra, teve como tema de antecipação “Still As The Night” (final de 2021) foi lançado no dia 11 com o selo da Lux Records e teve apresentação no dia 12 no Salão Brazil, em Coimbra.

Em Portugal, a Escocesa Tracy Vandal é conhecida principalmente como a voz dos Tiguana Bibles. Contudo, há para trás desse projecto uma longa carreira de criação artística ligada à indústria musical. Tracy Vandal Inicia a sua carreira musical em 1993 com o projecto The Blisters que a leva a performances em todo o Reino Unido. Já a carreira discográfica, esta iniciar-se-á apenas em 1996 com o primeiro álbum das Dick Johnson, um trio de garage rock composto por duas guitarras e uma bateria. Em 2000 integra os Lincoln, uma banda que a tornou bastante conhecida no circuito country alternativo. Editam cinco álbuns ao longo da sua carreira e realizam diversas tournées com bandas como os Calexico, Lambchop e Tindersticks.

É então que conhece Victor Torpedo (Tédio Boys, The Parkinsons, Blood Safari) em Londres com quem desenvolve uma relação artística que a traz por fim até Portugal em 2007 onde criaram a banda Tiguana Bibles. Os Tiguana Bibles eram constituídos por elementos com reputação no panorama musical nacional e internacional: Augusto Cardoso (a Jigsaw, BunnyRanch, Subway Riders), Tracy Vandal (Dick Johnson, Lincoln, The Blisters), Victor Torpedo, Kaló (The Parkinsons, BunnyRanch, Tédio Boys, Wray Gun, The Twist Connection), Pedro Serra (Ruby Ann & The Boppin’boozers).

Ao longo da sua carreira, Tracy Vandal integrou diversas bandas, tais como os a Jigsaw com os quais tem mantido uma estreita relação tanto na participação em álbuns, como ao vivo nas suas diversas tours.

Acompanhada do director Musical de Morrisey (Boz Boorer), Tracy Vandal estreou-se por fim a solo com o álbum ‘The End of Everything’, editado pela Lux Records em 2014. É a partir deste ano que inicia a promoção do seu álbum de estreia e da sua carreira em nome próprio.

Em Outubro de 2022 participou no espetáculo de homenagem a Jack Kerouac “West Of The American Night” como vocalista e narradora com a banda John Mercy & The Dead Beats e ainda participou no mais recente álbum “Love, Fate, Now & Forever” da banda From Atomic a sair este ano.

Conhecido como vocalista e multi instrumentista da Banda portuguesa a Jigsaw, John Mercy, já conta com uma extensa carreira tanto a nível nacional como internacional, tendo sido alvo por diversas vezes das atenções da revista francesa Les Inrokuptibles. A sua voz costuma ser comparada a artistas como Tom Waits, Nick Cave ou Leonard Cohen. Será porventura da voz grave que ecoa nas canções imbuídas de sentido. Mas será essencialmente devido às fortes raízes literárias e dos ambientes cénicos com que são construídos os seus álbuns.

Para além do trabalho dentro dos a Jigsaw foi também convidado pelos herdeiros do legado de António Variações para adaptar algumas das suas obras musicais mais emblemáticas para a língua inglesa. Tem sido também convidado a participar em diversos projectos tanto na composição como enquanto vocalista e instrumentista, tais como: Belle Chase Hotel, Animais, Uniform, Pedro & Os Lobos, Arthur de Faria & Seu Conjunto, Twist Connection, Drunks On The Moon, Victor Torpedo, Tracy Vandal, Raquel Ralha & Pedro Renato, Rita Redshoes, The Parkinsons, The Millions entre outros. Ao longo dos últimos dois anos tem editado diversos singles em nome de John Mercy através da Lux Records em formato Vinil 7”, com versões desde Rolling Stones e The Cramps a Suicide.

Em 2022 Criou o espetáculo de homenagem a Jack Kerouac “West Of The American Night” cujo álbum verá a luz do dia em 2023.

Ao nível da Produção, Gravação, Mistura e Masterização tem sido responsável por diversos álbuns que têm recebido a aclamação da crítica nacional e também internacional como The Parkinsons, Raquel Ralha e Pedro Renato, Ghost Hunt, The Twist Connection, Mancines, Animais, Belle Chase Hotel, entre outros.

Fotografia – Bruno Pires