Notícias

Sensible Soccers lançam EP “Fornelo Tapes Vol. II”

Depois de em 2021 terem editado o álbum “Manoel”, os Sensible Soccers lançam agora um novo EP, “Fornelo Tapes Vol. II“, numa edição inserida no projecto Esfera.

Formado por duas músicas, uma das quais composta em colaboração com Carlos Maria Trindade, “Fornelo Tapes Vol. II” já está disponível no Bandcamp e YouTube da banda, chegando às restantes plataformas no dia 29 de Abril. Está também prevista a edição em Vinil, mas ainda sem data de lançamento confirmada.

Sobre Esfera:

Esfera é um projeto com direção e curadoria de André Tentugal e Henrique Amaro que foi desenvolvido no sentido de criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, promovendo também a proximidade entre músicos que, em muitos casos, nunca antes tinham trabalhado juntos.

Para cumprir este objetivo, foi desenhado um plano que contempla várias etapas entre gravação, mistura e masterização de temas desenvolvidas num processo de residência artística no Estúdio Arda Recorders (Campanhã, Porto) durante 3 dias.

Com a premissa de juntar nomes da música portuguesa que ainda não se tinham encontrado em estúdio, participam deste projeto artistas de vários quadrantes e géneros do universo musical nacional, representando a qualidade e diversidade que pretendem marcar o Esfera: Miramar com JP Simões, Sensible Soccers com Carlos Maria Trindade, os Mão Morta com Pedro Sousa, Joana Gama com Angelica Salvi, Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol, Manel Cruz com Miguel Ramos e André Tentugal.

O resultado destes encontros em estúdio foi a gravação de 2 ou mais temas inéditos de cada um dos grupos de artistas. Terminado o processo criativo em estúdio e de tratamento de som, é agora editada uma coleção com todas as gravações.

As edições físicas são individuais e dedicadas a cada um dos participantes em vinil. A comercialização será feita individualmente pelos artistas e bandas.

O design gráfico do projeto e a sua identidade visual é da autoria do Studio Dobra.

Todos os temas gravados têm também videoclipes, a divulgar em breve, realizados por André Tentugal que acompanhou todas as sessões em estúdio com os vários músicos e realizou o curto vídeo aqui apresentado, retratando um pouco do ambiente vivido nestas sessões assim como o processo criativo de cada grupo.

O Esfera conta com o apoio do programa Garantir Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em 2021.

Fotografia – Vera Marmelo