Notícias

Batom, Festival Feminino – 1ª Edição com Conversas, Cinema, Teatro, Música, Stand Up, Street Art

BATOM
“Para ver, ouvir e falar de tudo… menos de batom”

Festival Feminino estreia em Coimbra
24, 25 e 26 de Março

Casa das Artes Bissaya Barreto, Casa do Cinema e Salão Brazil

Há um Batom para as mulheres que usam calças lá em casa e para as fãs da minissaia.
As que fazem croché e as que não dão ponto sem nó. As que não sabem estrelar um ovo e as que fazem todos os dias omeletas sem ovos.

Há um Batom que vai bem com as que só usam sapatilhas e as que nunca descem dos saltos. As que são mais de nudes e as que são mais de tons pastel. As que têm jogo de cintura e as que põem a mão na anca.


Há um Batom perfeito para as que nasceram para ser mãe, as filhas-da-mãe e as que ficam para tia. As donas-de-casa, as donas-disto-tudo e as donas do seu nariz.

Há um Batom para todos.
Há um Batom para ti também.

Este é o manifesto do Batom, o Festival Feminino que se estreia em Coimbra nos dias 24, 25 e 26 de março.

Batom reúne mulheres inspiradoras, de diferentes áreas, para pensar, partilhar, agitar, intervir e mudar o lugar da mulher na sociedade. Um festival sobre o universo feminino, de e com mulheres, destinado a todas as pessoas, com uma programação que inclui conversas, workshops, teatro, arte urbana e concertos.

A programação divide-se entre três espaços de referência da cidade: Casa das Artes Bissaya BarretoCasa do Cinema e Salão Brazil.

No dia 24 de Março, a Casa das Artes Bissaya Barreto acolhe o arranque do Batom com a inauguração da peça da artista Aheneah que vai criar uma peça única, totalmente inspirada no conceito do evento (18H00), seguindo-se um momento de debate e reflexão sobre o tema “Conversas entre Mulheres” com moderação de Rita Marrafa de Carvalho (19H00). Um espaço de conversa entre mulheres para pensar, partilhar e discutir assuntos que dizem respeito a todas as mulheres e onde todas as pessoas são convidadas a escutar e refletir.

No dia 25 de Março, no mesmo espaço, será apresentada a peça “Memórias de uma Falsificadora” da atriz e encenadora Catarina Requeijo (21H30). Nesta peça, Catarina Requeijo é Margarida Tengarrinha, talentosa artista plástica e falsificadora que viveu na clandestinidade entre 1954 e 1974, e dá voz à perspetivadas mulheres sobre a vida na clandestinidade. Antes disso, o ambiente será de dança e partilha com a DJ Cláudia Duarte no comando (18H00-21H00).

Finalmente, no dia 26 de Março, a programação Batom na Casa das Artes Bissaya Barreto, arranca com um Workshop de Escrita Criativa com a cantora e compositora Joana Espadinha (11H00) e termina com um episódio especial do programa “Fala com Ela” de Inês Meneses (18H00).

Nos dias 25 e 26 de Março, a Casa do Cinema de Coimbra conta com uma programação com curadoria do Women’s Film Festival “Olhares do Mediterrâneo” que inclui alguns dos filmes que têm sido destacados nas últimas edições do Festival, nomeadamente, vencedores de algumas das categorias que o compõem.

No Salão Brazil será possível assistir ao espetáculo de stand up “Quem Acredita Vai” de Beatriz Gosta, no dia 24 de Março e ao concerto de Rita Vian, no dia 25 de Março.