Dia 19 de Fevereiro vamos ter uma noite de rock português, cantado em português, servido em dose dupla com Baleia Piloto e Noves Fora Nada no CRIARTE em Carcavelos. As duas bandas surgiram na terra da linha, junto ao mar, e pela primeira vez vão tocar no seu território! Ambas com álbuns prestes a serem lançados, estão agora de volta aos palcos, prova viva que o rock está vivo e vibrante.

Baleia Piloto nasceu em 2017 entre conversas e deambulações de três amigos, junto ao paredão marítimo que une Cascais a Lisboa. Nestes encontros surgiu um impulso criativo para fazer canções que misturassem memórias antigas com paisagens sónicas ainda por desbravar. Antero Assane (Switchtense, Praga, Airbuzz) toca bateria e marca o pulso das canções. David Matos (Praga, Airbuzz) improvisa melodias graves no baixo e no sintetizador. Nuno Lopes (Praga) segura na guitarra e sonha com timbre na ponta dos dedos.
Todos cantam. Criam música moderna de memórias antigas. Canções com curvas e contratempos, onde linguagens se misturam para perceber o silêncio, pois é nas pausas que ganham embalo. O 1o single “Contramão” chegou aos tops de audição nacionais, tendo sido um dos temas mais votados em 2019 pelos ouvintes da Antena 3, ficando no TOP 30 anual.
A banda lançou em maio de 2020 o 2o single “Pé de Chumbo”, tema escolhido para integrar a coletânea Novos Talentos FNAC – Música 2020. Esta música ficou também entre as 10 bandas finalistas do concurso Music Unlock da SBSR.FM. Em Novembro do mesmo ano lançaram “Bombito”, uma música que flui entre a delicadeza do folk e a eletricidade do rock e que continua a ser aposta frequente nas rádios nacionais.
O 4o single saiu a 13 de Maio, “Irmão do Meio”, uma canção etérea onde se desenham paisagens oníricas e ambientes que exploram novas paisagens sónicas. A música foi gravada por João Ornelas na Valentim de Carvalho e Estúdio da Aldeia, e o teledisco realizado por Pedro Marques (www.markespedro.com).
Baleia Piloto são Antero Assane, David Matos e Nuno Lopes, artesãos da música que criam canções de forma a torná-las artefactos que sobrevivam à erosão digital dos tempos de hoje.

Noves Fora Nada é uma banda de rock.
Numa época de camisas, posers, selfies e influencers, optaram por despir a t-shirt e ir suar para a garagem. Deram-se a conhecer com o single Queixas-te Pouco acompanhado pelo primeiro videoclipe em Novembro de 2018, e desde então lançaram mais 5 singles! Diz que é coisa datada circa anos 90. Estão agora prestes a lançar o primeiro álbum de originais. Façamos a prova dos noves. Noves Fora Nada são Alexandre Tavares na guitarra (Uaninauei), David Jacinto na voz (Tv Rural, Lobo Mau), David Santos no baixo (Tv Rural) e Dino Récio na bateria.

bilhetes: 8€ | Disponíveis em www.criativa.org

abertura de portas: 20h45

início do espetáculo: 21h30

evento facebook BALEIA PILOTO + NOVES FORA NADA

Deixa um comentário