Notícias

BALEIA PILOTO + NOVES FORA NADA em concerto no próximo dia 19 em Carcavelos

Dia 19 de Fevereiro vamos ter uma noite de rock português, cantado em português, servido em dose dupla com Baleia Piloto e Noves Fora Nada no CRIARTE em Carcavelos. As duas bandas surgiram na terra da linha, junto ao mar, e pela primeira vez vão tocar no seu território! Ambas com álbuns prestes a serem lançados, estão agora de volta aos palcos, prova viva que o rock está vivo e vibrante.

Baleia Piloto nasceu em 2017 entre conversas e deambulações de três amigos, junto ao paredão marítimo que une Cascais a Lisboa. Nestes encontros surgiu um impulso criativo para fazer canções que misturassem memórias antigas com paisagens sónicas ainda por desbravar. Antero Assane (Switchtense, Praga, Airbuzz) toca bateria e marca o pulso das canções. David Matos (Praga, Airbuzz) improvisa melodias graves no baixo e no sintetizador. Nuno Lopes (Praga) segura na guitarra e sonha com timbre na ponta dos dedos.
Todos cantam. Criam música moderna de memórias antigas. Canções com curvas e contratempos, onde linguagens se misturam para perceber o silêncio, pois é nas pausas que ganham embalo. O 1o single “Contramão” chegou aos tops de audição nacionais, tendo sido um dos temas mais votados em 2019 pelos ouvintes da Antena 3, ficando no TOP 30 anual.
A banda lançou em maio de 2020 o 2o single “Pé de Chumbo”, tema escolhido para integrar a coletânea Novos Talentos FNAC – Música 2020. Esta música ficou também entre as 10 bandas finalistas do concurso Music Unlock da SBSR.FM. Em Novembro do mesmo ano lançaram “Bombito”, uma música que flui entre a delicadeza do folk e a eletricidade do rock e que continua a ser aposta frequente nas rádios nacionais.
O 4o single saiu a 13 de Maio, “Irmão do Meio”, uma canção etérea onde se desenham paisagens oníricas e ambientes que exploram novas paisagens sónicas. A música foi gravada por João Ornelas na Valentim de Carvalho e Estúdio da Aldeia, e o teledisco realizado por Pedro Marques (www.markespedro.com).
Baleia Piloto são Antero Assane, David Matos e Nuno Lopes, artesãos da música que criam canções de forma a torná-las artefactos que sobrevivam à erosão digital dos tempos de hoje.

Noves Fora Nada é uma banda de rock.
Numa época de camisas, posers, selfies e influencers, optaram por despir a t-shirt e ir suar para a garagem. Deram-se a conhecer com o single Queixas-te Pouco acompanhado pelo primeiro videoclipe em Novembro de 2018, e desde então lançaram mais 5 singles! Diz que é coisa datada circa anos 90. Estão agora prestes a lançar o primeiro álbum de originais. Façamos a prova dos noves. Noves Fora Nada são Alexandre Tavares na guitarra (Uaninauei), David Jacinto na voz (Tv Rural, Lobo Mau), David Santos no baixo (Tv Rural) e Dino Récio na bateria.

bilhetes: 8€ | Disponíveis em www.criativa.org

abertura de portas: 20h45

início do espetáculo: 21h30

evento facebook BALEIA PILOTO + NOVES FORA NADA