Notícias

BALEIA BALEIA BALEIA lançam Suicídio Comercial

Os BALEIA BALEIA BALEIA, dupla formada por Manuel Molarinho e Ricardo Cabral, lançam ‘SUICÍDIO COMERCIAL’ O 2º longa duração da banda saiu a 2 de fevereiro de 2022, com selo da editora portuense Saliva Diva.

A acompanhar o anúncio veio ‘EGOSSISTEMA’, o segundo single de avanço do disco, lançado de surpresa na madrugada da noite de ano novo. “Decidimos lançar a música logo à uma da manhã do dia de ano novo porque estamos fartos de adiar. Já demos tanto amor a este álbum que não vemos hora de o partilhar e 2022 vem com uma esperança atrelada de podermos fazê-lo com o público bem próximo de nós”, explica Manuel Molarinho.

‘SUICÍDIO COMERCIAL’ com data de lançamento marcada simbolicamente para 2-2-22 e, antes dos concertos públicos, os fãs que comprarem o vinil em pré-venda poderão assistir a um dos concertos que a banda vai fazer na sala de ensaios. A razão desta decisão, indica Ricardo Cabral foi porque “a proximidade é tudo para nós e quisemos recompensar quem decidiu ajudar-nos, bem como à editora, comprando antecipadamente. A primeira leva de 50 esgotou numa semana e abrimos uma nova pré-venda que dá direito a um dos 3 concertos que iremos dar no sítio mais próximo de nós possível”. Estes concertos, na sala de ensaios da banda no Porto, acontecerão entre 2 e 5 de fevereiro, mas poderão ser substituídos por entrada num concerto mais próximo de quem vive mais longe. As primeiras apresentações públicas estão marcadas para dia 10 de fevereiro no Porto, 18 em Barcelos, 19 em Aveiro, 20 em Guimarães, 24 em Lisboa, 25 em Évora e 27 no Barreiro.

‘EGOSSISTEMA’ veio acompanhada por um duplo videclipe vertical, como refere Manuel Molarinho “são dois vídeos filmados a partir do nosso telemóvel, totalmente focados em nós e posteriormente colocados em reverse. O tema da música, uma espécie de paródia à sociedade dos 15 segundos diários de fama, indicou-nos logo este caminho, o selfie mode. E foi muito divertido fazê-lo, quer por termos tido de aprender a cantar a letra do avesso, quer pela procura de movimentos cuja fluidez fosse estranha quando colocados ao contrário.”

Pode considerar-se ‘SUICÍDIO COMERCIAL’ um álbum de continuidade em relação ao anterior (homónimo de 2018), mas com uma toada mais existencialista e uma energia mais aproximada da que a banda demonstra em palco. Os concertos são o habitart natural do duo sendo que neste disco ‘tentou-se respeitar mais a energia própria das músicas e menos o contraste de forças entre o disco e o concerto, sem descurar a liberdade imensa que existe no estúdio’, afirma Ricardo Cabral.

Se falar de assuntos sérios com leveza, inspirados na inesgotável fonte de ideias absurdas que é a realidade contemporânea, é o mote do duo, o espírito DIY é o modus operandi. O vídeo, tal como o anterior ‘BABES DO ZODÍACO’ foi totalmente idealizado, realizado e produzido pela banda.
O single e o álbum são também produzidos pelos BALEIA BALEIA BALEIA, no estúdio Quarto Escuro, em colaboração com Tiago Ralha que co-misturou e masterizou. Os videoclipes estão disponíveis em separado no instagram da banda (@baleia_baleia_baleia) e em conjunto no canal de youtube. A música poderá ser ouvida e adquirida no bandcamp da Saliva Diva.

 

Dupla formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria e voz), formada em finais de 2015 no Porto a partir de jams informais. Depois de um primeiro EP pirata, lançaram em 2018 o homónimo disco de estreia que lhes valeu presenças constantes nos palcos de todo o país, incluindo festivais como o Bons Sons, Circuito Supernova ou o Zigurfest, bem como nas listas de melhores discos e concertos do ano.

Fotografia – Vera Marmelo