Faltam menos de dois meses para o tão aguardado regresso do Super Bock em Stock e a expectativa cresce a cada dia que passa. Nos dias 19 e 20 de novembro, a Avenida da Liberdade em Lisboa, e as suas artérias adjacentes, voltam a receber um cartaz de luxo, com alguma da melhor música do momento. E as três confirmações que se seguem, cada uma à sua maneira, são belos exemplos disso mesmo. O Super Bock em Stock recebe a irreverência dos nomeados para o Mercury Prize em 2020 Sports Team, a melhor música de dança no encontro especial entre Moullinex e Anna Prior, baterista dos conhecidos Metronomy, e ainda a desconcertante dupla portuguesa David & Miguel.

Os Sports Team são responsáveis por algumas das performances mais eletrizantes e caóticas que se podem encontrar no Reino Unido nos dias de hoje. E foi graças a essa energia ao vivo que a fama da banda não parou de aumentar, a partir do momento em que pisaram o palco pela primeira vez. O grupo conseguiu juntar muita gente em míticos lugares como o Five Bells e o Moth Club, mesmo antes de lançarem qualquer música. E o tão aguardado disco de estreia chegaria mesmo em junho de 2020. “Deep Down Happy” foi um dos lançamentos desse ano no Reino Unido e foi nomeado para um Mercury Prize. Depois do público, apaixonado por estas guitarras que se fazem protagonistas na música da banda, também a crítica se rendeu ao som produzido pelos Sports Team, chamando a atenção para um casamento feliz entre a britpop e o rock alternativo americano. As canções refletem os dramas da vida moderna com todas as suas complexidades e também os dilemas de uma juventude cheia de forças e fragilidades. Canções como “Happy (God’s Own Country)” e “Here’s The Thing” são registos despretensiosos para serem levados muito a sério – também pelo público português, no regresso do Super Bock em Stock.

É difícil falar de música eletrónica em Portugal sem referir o nome de Moullinex, o alter-ego do viseense Luis Clara Gomes. Assume-se, cada vez mais, como umas das mentes mais irrequietas e criativas do panorama musical português, convidando vários géneros musicais para a sua música: soul, funk, garage rock e até MPB, tudo serve para enriquecer a eletrónica de Moullinex. Em nome próprio, e depois de dois discos aclamados pela crítica, “Flora” (2012) e “Elsewhere” (2015), Moullinex regressou aos discos com “Hypersex”, um registo que presta homenagem à cultura de dança. “Open House”, “Love Love Love” e “Work It Out” são alguns dos temas que marcam a carreira recente de Moullinex.

Anna Prior é mais do que apenas a baterista da banda Metronomy. Ela é uma DJ conhecida e ouvida pelos seus próprios méritos. O programa de rádio mensal de Anna, “Beat Palace”, na Soho Radio de Londres, tem vários ouvintes fiéis às suas explorações sonoras. Anna começou a sua carreira na música há 20 anos, aperfeiçoando a sua arte e ganhando uma experiência inestimável como artista na cena da música ao vivo. O desejo de abrir seu próprio selo cresceu com o passar dos anos, o que acabaria mesmo por acontecer quando fundou a Beat Palace Records. Com a pandemia, Anna Prior viu-se com mais tempo para explorar novos sons e ideias que viriam a resultar no registo “Thank You For Nothing” editado neste ano de 2021.

Neste momento Anna vive em Portugal e vive também apaixonada pelo nosso país. Hoje integra a Match Attack, grupo ao qual Moullinex também pertence. O Super Bock em Stock desafiou-os para um momento único no festival, em formato b2b, um DJ set em conjunto. Esta é uma ótima oportunidade de descobrir música nova e explorar sons diferentes, desafiando o público e também a si próprios. E, como se sabe, desafiar e ir além faz parte da identidade do Super Bock em Stock, que regressa no próximo mês de novembro a Lisboa

O encontro entre dois dos principais talentos da nova música portuguesa só poderia resultar num projeto tão entusiasmante como este. Segundo os próprios, a dupla David & Miguel (David Bruno e Mike El Nite) está para a música como o queijo e a marmelada estão para a culinária: uma delícia pouco ortodoxa. Após o sucesso do tema “Interveniente Acidental”, os dois artistas voltaram a juntar esforços em “Palavras Cruzadas”, um disco de temas românticos, com muitas histórias de desencontros, amores, desamores, sofrimento e paixão à portuguesa… Este registo, totalmente produzido por David Bruno, conta com as vozes de Mike El Nite e do próprio David Bruno, com as guitarras do habitual Marco Duarte. “Palavras Cruzadas” é um dos melhores discos nacionais deste ano de 2021, graças a canções como “Inatel”. E esta dupla de talento teria de passar pelo próximo Super Bock em Stock, onde só entra a música mais autêntica do momento, como aquela que é feita por David & Miguel.

Mais informação em facebook.com/superbockemstock

Deixa um comentário