A 28 de Dezembro de 2019, Marta Ren concretizou um sonho antigo: “inundar” a Avenida dos Aliados no Porto com uma onda de groove ao lado de uma das suas orquestras favoritas – “a incrível Orquestra Jazz de Matosinhos”. Foi uma noite mágica onde, juntos, recriaram o seu primeiro disco a solo, “Stop, Look, Listen” revisitando, também, alguns dos seus clássicos preferidos do cancioneiro americano.

É comum o pico da carreira de um artista em Portugal ser assinalado por um concerto ou disco com Orquestra mas a carreira de Marta Ren não atingiu (ainda) o seu pico e este encontro nada teve de fortuito: Marta cresceu em Matosinhos, viveu no Porto onde se formou em artes e na prática musical, em que se inclui o canto Jazz.

Mas este encontro não se fica como mais um episódio no seu rico percurso. Foi motivo de ensaios, novas escolhas, novos arranjos e assume-se como mais uma contribuição para a música de inspiração negra feita em Portugal.

O seu registo em disco intitula-se “Marta Ren convida Orquestra Jazz de Matosinhos ao Vivo nos Aliados” e será lançado a 18 de Junho em Portugal pela Rastilho Records.

“Dezassete músicos amplificam a rainha do soul-funk. Agarrem-se!”, assim o descreveu, com entusiasmo, o maestro da Orquestra, Pedro Guedes, na preparação deste espectáculo especial, que voltará a subir ao palco assim que as condições o permitam.
Neste disco, a cumplicidade entre a cantora e compositora e o maestro pode ser sentida em “Smiling Faces”, uma composição sua que se mantém um êxito de rádio escondido, ou em “Nature Boy”, uma escolha muito pessoal do Songbook de Jazz, que Marta Ren transforma numa versão mágica e de assinatura sua.

Podem ouvir e comprar o disco aqui.

Deixa um comentário