Notícias

Dream People lançam novo disco “Almost Young”

Os Dream People acabam de lançar “Talking of Love”, último single de Almost Young, o segundo disco da banda a ser editado dia 12 de Março. O lyric video foi feito pelo vocalista Francisco Taveira.

Depois de se estrearem com Soft Violence – considerado um dos melhores discos portugueses de 2020 pelo blog espanhol Mindies – e de se apresentarem em festivais emblemáticos como o Festival Vodafone Paredes de Coura (Sobe à Vila), os Dream People lançam agora o seu segundo disco, Almost Young. “Talking of Love” é o single vem encerrar esta nova etapa da banda lisboeta.

“Talking of Love” é uma canção multidimensional e caleidoscópica, tal como o seu vídeo. A música parte de um ambiente quase industrial, num ritmo semelhante ao de uma linha de montagem, mas vai progressivamente abrindo-se e transformando-se num indie pop dançável e recheado de camadas que se vão complementando entre si. O resultado é uma autêntica jornada, em que o tema principal é a liberdade.

“A Talking of Love é um castelo de metáforas que remete para uma espécie de revolução. Uma revolução pessoal e intima, da liberdade individual e do espírito, pela qual todos deveríamos passar. Por essa razão, ainda que recorrendo a símbolos, fala-se de temas “menos confortáveis”, como o sexo e a religião e descreve-se a necessidade de abandono de todos os espartilhos e limitações que nos impedem de chegar àquilo que verdadeiramente queremos ser, à nossa verdade”. Francisco Taveira

“Talking of Love” transparece, portanto, o conceito chave do novo disco dos Dream People: o conceito de perda da juventude. “Talking of Love” funciona como um lembrete da importância de, nesse caminho de transformação, se manter a essência daquilo que somos e de nunca se perder essa mesma liberdade de espírito.

A ideia de abandono e de perda de juventude é transversal a todo o disco. Ela espelha receios e angústias dos cinco membros da banda: o receio a mudança de pele, da transformação. O receio de sair do ninho e aterrar no mundo real. A enorme angústia de se ser quase jovem mas não se poder voltar a sê-lo, porque esse tempo simplesmente não volta. Almost Young é um disco sobre o fim de uma era. E é também, mais uma vez, um disco feliz e triste, que mesmo nos momentos altos esconde uma camada negra de melancolia e dor, só acessíveis ao ouvido mais atento.

Almost Young é acima de tudo um disco dialético. Um exercício assumido de chiaroscuro musical, em que a leveza e o amor coabitam com a dor, a perda e a solidão, muitas vezes dentro do invólucro de uma só canção. Os Dream People não renunciam a mostrar as várias cores e dimensões das suas canções, mesmo que isso implique músicas de maior duração. É aí que reside a profundidade de seu trabalho.

Apesar das músicas terem vindo a ser reveladas desde Janeiro, o novo disco dos Dream People será oficialmente editado dia 12 de Março. Por causa da pandemia não poderá haver um concerto ao vivo, mas Almost Young não deixará de ter a sua festa de apresentação. No mesmo dia 12 de Março, às 21h30m, haverá uma listening party em livestream no Facebook dos Dream People, com conversa com os vários elementos da banda, convidados surpresa, passatempos e, obviamente, audição do disco. O host será José Raposo da Arte-Factos.

Os Dream People são Francisco Taveira (voz), Bernardo Sampaio (guitarras e synths), Nuno Ribeiro (guitarra e synths), João Garcia (baixo) e Diogo Teixeira de Abreu (bateria). Nasceram em 2019 e desde então têm assumido o seu espaço no panorama musical português. A sua clara evolução foi finalmente reconhecida quando no início de Março foram seleccionados para representar Portugal este ano num dos maiores showcases mundiais de música, o ILMC, juntamente com os artistas Surma, Whales e Lina_ Raül Refree.

O próximo concerto da banda acontece no dia 14 de Maio na Quina das Beatas Fest em Portalegre.

Fotografia capa – Bibiana Reis