Notícias

O Gajo apresenta “Ensaio no Convento” para marcar o lançamento do novo disco “Subterrâneos”

Dia 15 de março O Gajo lança oficialmente o seu novo disco “Subterrâneos”.
O seu 3.º disco de originais que representa uma nova abordagem ao seu trabalho orientado pela primeira vez para o formato trio. Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, surgem composições mais arrojadas que transportam a Viola Campaniça para novos e mais ambiciosos territórios.

Numa parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, berço deste projecto, surge um evento especialmente pensado para formato digital que marca a chegada do novo disco e proporciona um momento de partilha único.
A esta parceria junta-se a Real Irmandade Nossa Senhora da Quietação (sediada também em Alcântara) que abre, assim, as portas do Convento das Flamengas para receber um ensaio live do Gajo em formato trio com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na percussão e que pode ser acompanhado através das redes sociais do Gajo e da Junta de Freguesia de Alcântara.

No dia 15 de março, às 19H00, as portas do Convento das Flamengas abrem-se digitalmente a todos aqueles que quiserem comemorar este momento especial com O Gajo e músicos que o acompanham.
O acesso a este evento digital é gratuito.

Se em março de 2020 a pandemia travou os concertos e quase toda a atividade cultural nos seus vários formatos, não travou a capacidade criativa d’O GAJO que, apoiado pelo Fundo Cultural do Ministério da Cultura, mergulhou na composição de um novo disco.

Depois de “Longe do Chão” (2017) e do quádruplo EP “As 4 Estações do Gajo (2019), “Subterrâneos” é o 3.º disco de originais a lançar por João Morais // O Gajo e representa uma nova abordagem ao seu trabalho orientado pela primeira vez para o formato trio.
Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, surgem composições mais arrojadas que transportam a Viola Campaniça para novos e mais ambiciosos territórios. O resultado é sempre surpreendente e inovador conferindo novas potencialidades musicais a este cordofone tradicional.

O disco “Subterrâneos” já se encontra em pré-venda no site oficial da Rastilho Records (www.rastilhorecords.com).

Fotografia – Jorge Buco