Notícias

“Earth” é o nome do everyday 33 de Rui Gaio

As imagens do trigésimo terceiro everyday mostram a terra. Um operário de construção cava um buraco no chão e os torrões vão-se desfazendo e juntando num monte. Em concordância rítmica com o movimento da pá ouvimos os arcos da viola e do violoncelo a fazerem vibrar as cordas em uníssono, como se fossem aqueles instrumentos musicais a escavar o chão, num quarteto com o operário. A melodia trespassa o pad oscilante do oberheim e depois cala-se, fica um espaço, um buraco para a voz poder cantar sobre o som do fogo que também é mar e floresta.

Trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio
Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto musical audiovisual de Rui Gaio. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o objetivo utópico de alcançar o número 365.

Até agora, Rui Gaio lançou 33 peças, algumas delas com colaborações como é o caso de Bia Maria na voz, André Matos Cardoso e Jéssica Baptista na realização cinematográfica.

O processo criativo é dinâmico e a qualquer momento pode ser lançado mais um everyday no canal de youtube: http://www.youtube.com/ruimgaio

Rui Gaio continuará a surpreender publicando periodicamente novas peças sem aviso prévio.