As M-Talks 4ALL são conversas digitais focadas em saúde mental que acontecem de segunda a sexta com vários profissionais de áreas bem distintas que vão do jornalismo às artes, cinema e literatura, com maior ênfase nos profissionais de saúde mental.

Promovidas pelo Mental, Festival da Saúde Mental que tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação, as M-Talks 4ALL surgem como resposta direta ao confinamento e isolamento físico.

Acontecem no canal de YouTube do Mental desde 23 de março, reunindo cinco convidados diferentes em cada semana. Este projecto, que teve início apenas cinco dias após a Declaração do Estado de Emergência em Portugal, mantém-se ativo desde então e continuará a ser promovido até ao final de julho 2020.

O maior objetivo das M-Talks 4ALL é mostrar como as pessoas, menos e mais conhecidas, estão a viver este difícil momento, em conversas simples, diretas, sem filtros e com mensagens sentidas e verdadeiras. Mostrar os portugueses no seu recolhimento, no seu espaço e sem máscaras é um dos principais trunfos que nos podem ajudar a encontrar a nossa própria fórmula para superar esta pandemia.

Outro dos papeis mais importantes das M-Talks 4ALL é dar acesso às pessoas a conteúdos que abordem a saúde mental e que não só levantam questões sobre várias áreas, como ajudam a combater o isolamento social, mesmo que seja tudo feito de forma digital.

Programação de 08 a 12 de junho:
08 junho- 2.ª feira – Isilda Sanches (jornalista na Antena 3);
09 junho – 3.ª feira – Fidalgo Freitas (psiquiatra);
10 junho – 4.ª feira – Maria Fragoso Melo (psicomotricista);
11 junho – 5.ª feira – Ana Rodrigues (psicóloga clínica);
12 junho – 6.ª feira – Rui Reininho (músico e compositor);

Sobre o MENTAL – Festival de Saúde Mental:

Mental– Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks).

Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.

Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto.

+info M-Talks 4ALL

Fotografia (capa) – M-Talks 4ALL

Deixa um comentário