Notícias

Bolo completo para O SALGADO FAZ ANOS … FEST! 2020

É daquelas tradições que nunca ninguém percebeu muito bem, mas a verdade é que já lá vão sete edições do festival que afinal é só uma festa de anos. O Salgado faz Anos … FEST! volta, este ano, a fechar o mês de janeiro no Maus Hábitos com mais 9 horas de música espalhadas por quatro palcos-sala, num alinhamento que dá destaque à produção nacional.

ZEN, Scúru Fitchádu, The Dirty Coal Train, Fugly, O Gringo Sou EU, El Señor, Bed Legs, La Baq, Colectivo Pointlist, Don Pie Pie, FAVX assumem as despesas dos concertos nas salas principais. Por territórios mais experimentais, haverá actuações de Nooito (Angélica Salvi + Ece Canlı), Sara Pérsico, Joana Guerra, Lorr No e Conferência Inferno. A dança, essa, vai ser marcada pelo passo dos Venga Venga, DJ Lynce, Jetro Tuga e Twisted Sisters. As intervenções artísticas entregues a ± e O Bergado.

A festa, marcada para dia 25 de janeiro, arranca às 21h30 e dura até ao raiar do dia. Os bilhetes já se encontram à venda pelo preço reduzido de 10 euros (limitado a 200 bilhetes), passando a custar 15 depois de esgotado este lote inicial.

Comecemos por louvar os regressos. Tinham apenas 14 dias de existência quando pisaram o palco do Paredes de Coura. Hoje são uma das bandas poucas bandas nacionais que se posicionam na fileira do culto para ouvintes de todas as idades dentro e fora do Porto.

Os ZEN estão de regresso aos palcos nacionais, com formação original, para nos lembrarem o bom que foi ouvir, pela primeira vez, “The Privilege of Making the Wrong Choice”. Também de regresso à sala portuense, banda-furacão a cruzar os mares que ligam Lisboa à Praia, os Scúru Fitchádu fizeram do funána aquilo que ele não sabia que podia ser: um punk tingido a raios de sol, que tem tanto de abanão na anca como headbanging, de hip hop como de electrónica em distorção.

É nos clubes e nos terraços, nos vãos de escadas, nos bares de motoqueiros ou palcos de grandes festivais, que os The Dirty Coal Train se sentem confortáveis. Inquestionáveis senhores dos “ao vivo”, o power trio de inspiração DIY criado pelo casal Ricardo Ramos e Beatriz Rodrigues, são uma das mais produtivas e trabalhadoras bandas rock nacional. Tocam ao Porto numa noite que conta ainda com uma selecção de peso na nova geração do rock com atitude . É deixar espaço na frente para as investidas de garage dos Fugly, a garra soul do blues/rock dos Bed Legs e a crueza nortenha dos fafenses El Señor.

Pelo Maus Hábitos ouvir-se-ão ainda as palavras de ordem de O Gringo Sou EU, a candura virtuosa de Nooito (Angélica Salvi + Ece Canlı), a experimentação livre de Joana Guerra, a imprevisibilidade do Colectivo Pointlist, o badwave dos recém criados Conferência Inferno, as experiências electrónicas de Lorr No e os gritos de guerra filtrados por rock instrumental dos Don Pie Pie. Nas presenças internacionais, regresso a Portugal da cantora e compositora brasileira LaBaq, dos espanhóis FAVX e da artista multidisciplinar Sara Pérsico.

Última presença confirmada para “o gajo que se baldou o ano passado“, ou pelo menos assim o garante o senhor pelo qual o Porto se junta, no dia 25 de janeiro, no 178 da Rua Passos Manuel.

+info  O Salgado faz Anos … FEST!

Fotografia (capa) –  O Salgado faz Anos … FEST!